As Plantas no Natal: Decoração Verde Para o Fim do Ano

Quando o Natal chega, todos entramos em um sentimento único de celebração e maior solidariedade. E é esse clima festivo que nos faz querer decorar a casa para receber os familiares, os amigos e os vizinhos. As plantas são um item determinante na decoração dessa data comemorativa, a começar pela árvore de Natal e pelas guirlandas, tendo cada uma delas seus respectivos significados. Outro exemplo significativo da flora natalina é o pinheiro, o qual há muito tempo é o tipo de árvore escolhida pelos povos do pólo norte por ser um tipo de árvore muito resistente às intempéries do inverno. Por diversos fatores socioeconômicos essa planta se popularizou por todos os povos do ocidente e logo virou, juntamente com o Papai Noel, o símbolo do Natal. A árvore do Natal simboliza a vida e o renascimento através de seus respectivos frutos, fazendo assim uma alusão ao cristianismo. Esses frutos, representados por bolas da cor vermelha, também fazem uma referência ao cristianismo. Como conseqüência dessa característica, outros elementos de cor vermelha, como por exemplo flores, são parte da decoração natalina. Visto que a natureza do Brasil é muito diversificada, há uma significativa quantidade de plantas que se encaixam nessas características natalinas. A começar pelo pinheiro, temos à nossa disposição mais de um tipo dessa árvore.  Caso você deseja plantar o pinheiro em seu jardim, saiba que é preciso conhecer bem a espécie de pinheiro a qual você escolheu antes de plantá-lo em seu jardim. As espécies mais conhecidas estão logo abaixo:

As Plantas no Natal: Decoração Verde Para o Fim do Ano

As Plantas no Natal: Decoração Verde Para o Fim do Ano

• Tuia-Macarrão (Chamaecyparis Pisifera ‘Filifera-Aurea’)

• Cipreste-Dourado (Chamaecyparis Obtusa ‘Cripssii’)

• Tuia-Europa (Chamaecyparis Psifera ‘Stewart’)

• Cipreste-de-Hinochi (Chamaecypares Obtusa ‘Nana Gracillis‘)

• Tuia-Holandesa (Cupressus Macrocarpa)

• Pinheiro-do-Paraná (Araucaria Angustifolia)

• Tuia-Áurea (Chamaecyparis Plumosa ‘Aurea’)

A dica para plantar um pinheiro em casa é escolher uma muda que esteja livre de pragas, seja vistosa, e tenha o torrão em tamanho proporcional à altura do restante do corpo da planta. Verifique se a sua muda é realmente uma muda ou apenas um galho fincado numa embalagem com terra. Os pinheiros, em geral, precisam ficar, seja em ambiente externo ou interno, em um local bem arejado e com iluminação e regas regulares. Contudo, os ambientes internos são os menos indicados, pois os pinheiros sofrem muito. A sugestão é deixar a planta durante os dias de Natal em ambiente interno e, assim que puder, removê-la para um ambiente externo a fim de recuperar a saúde do seu pinheiro. Caso a sua intenção seja decorar a casa inteira, tome atenção para o gramado e, se necessário, para a poda das plantas. Para que estiver com o gramado muito prejudicado a dica é procurar em lojas de jardinagem por coloração para grama. As correntes de mini-lâmpadas brancas ou coloridas marcam a decoração natalina. Entretanto, para que não haja problemas deve se tomar cuidado com o isolamento devido da fiação elétrica e, quando o sol nascer ou quando perceber que vai chover desligue da tomada a corrente de mini-lâmpadas. As guirlandas e os arranjos com plantas do Natal dão um charme especial na casa e aumentam o clima natalino entre todos. As plantas podem ser arrematadas com laços dourados ou prateados e bem largos. Há também uma variedade de flores muito usadas na decoração do Natal. Confira logo abaixo as flores mais populares do Natal Brasileiro:

Mussaenda-Vermelha – Mussaenda Erythrophylla

Essa variedade é um arbusto com a folhagem e a floração bem ornamentais. A mussaenda-vermelha possui folhas ovaladas e de sulcos muito aparentes. Essa planta não chega a formar flores e sim inflorescências, as quais formam um aglomerado de flores pequeninas, de cor variando entre o branco e o amarelado, tendo ainda uma sépala maior e de cor vermelha, na forma semelhante às folhas. A floração dessa planta acontece nos períodos mais quentes do ano. A sugestão é  plantá-la tanto como trepadeira, como em vasos. Deve ser plantada em local com incidência direta do sol e receber regas de curta freqüência. Indica se preparar o solo antes de plantar essa espécie em algum local definitivo. Desde que não sejam constantes e exageradas, as podas podem ser feitas. Essa planta não sobrevive ao frio intenso. Ela gera mudas através da técnica de alporquia ou de estaquia.

Mussaenda-Vermelha – Mussaenda Erythrophylla

Mussaenda-Vermelha – Mussaenda Erythrophylla

Mussaenda-Vermelha

Essa planta é um classico do Natal. Também necessita de regas e iluminação freqüentes. A popularidade dessa planta se deve ao fato dela desenvolver flores no formato que lembram estrelas. Outro símbolo do cristianismo, que anuncia o local do nascimento de Cristo. Na decoração do Natal ela pode ser moldada tanto como um arbusto ou, também, como uma trepadeira. Ou seja, é uma ótima planta pois se adapta bem às suas necessidades. Vale, ainda, decorá-la com mini-lâmpadas vermelhas, verdes ou, também, brancas.

Lágrima-de-Cristo – Clerodendrum Thomsonae

Outra planta muito bonita é a Lágrima-de-cristo, conhecida pelo nome científico de Clerodendron thomsonae. Durante o verão ela floresce bastante, desenvolvendo uma folhagem de cor verde e textura brilhante, as flores de cor vermelhas são envolvidas por uma espécie de cálice na cor branca. Todas essas belas formas nos dá a impressão de que temos uma árvore nevada durante a noite principalmente, porque as mini-lâmpadas natalinas iluminam as cores da planta. A Lágrima-de-cristo é uma trepadeira semi-lenhosa e de desenvolvimento demorado, que quanto atinge a maturidade torna se vistosa. As folhas são arredondadas e de cor verde escura, as quais formam nervuras intensas e bem marcadas, as quais somem durante os dias de frio forte. Como dito logo acima, essa espécie produz inflorescências, que em determinado momento do desenvolvimento da planta formam grãos na cor dos grãos de café. O mais comum é plantá-la em caramanchões e pergolados, porque forma uma boa sombra nos dias de calor mas, também, nos dias de frio permite a passagem de luz. Outra sugestão é plantá-la próximo à janelas ou outras paredes da casa. Mas cuidado caso você tenha alergia à insetos como abelhas e mamangavas, porque essa planta costuma atrair esses insetos. É uma espécie sensível à geadas e podas. As podas podem não são indicadas em excesso pois atraem pragas e normalmente matam essa planta. É uma planta que se multiplica atreves de alporquia e estaquia depois do período de floração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *