Dicas Para Manter As Flores Bonitas e Cheirosas

Qual o principal motivo que leva alguém a cultivar flores? Além das lindas cores e admiração pela espécie, com certeza o fator “aroma” conta bastante.  Quem afinal quer aquela flor bonita, viva, mas sem cheiro? Ninguém não é mesmo. A falta de aroma de uma flor pode ser pelos mais variados motivos e se você conhecer bem a espécie vai poder identificar rapidamente o problema e resolvê-lo fazendo com que sua planta volte a exalar o melhor odor de todas as suas plantas do jardim.

Dicas Para Manter As Flores Bonitas e Cheirosas

Dicas Para Manter As Flores Bonitas e Cheirosas

Então você deve agora estar se questionando sobre como poderá identificar esses problemas, não é mesmo? Isso é bem simples e basta conhecer algumas dicas infalíveis para que você resolva tudo rapidamente e tenha sempre um jardim cheiroso e cheio de vida. Para isso, selecionamos as melhores dicas para você e a partir de agora não precisa mais se preocupar com problemas de flores sem cheiro.

Conheça Bem a Espécie Da Sua Flor

A falta de aroma das flores pode ser causada por diversos fatores e um desses fatores é a falta de cuidado direto para a espécie. Sabemos que todas as plantas exigem cuidados como rega, adubo, luz do sol, entre outros fatores em comum. O que diferencia uma planta de outra, é exatamente a quantidade que cada um desses fatores vai exigir.

Conheça Bem a Espécie Da Sua Flor

Conheça Bem a Espécie Da Sua Flor

Você vai encontrar na natureza aquela planta que prefere ambientes internos, outras flores que não se adaptam em vasos tendo que serem plantadas apenas no solo. Vai encontrar aquela que você deve regar todos os dias, outras que se fizer isso a sua planta morrerá etc. Características é o que não falta para definir uma planta e você sabendo cada uma dessas características, com certeza terá um jardim bem mais bonito.

Material sobre flores você encontra com toda facilidade em diversos sites na internet que são verdadeiros portais sobre plantas. Então antes de começar a cultivar a sua flor, conheça bem a espécie e saiba todos os pontos positivos e negativos que ela oferece para assim ter sempre flores bonitas, saudáveis e cheirosas em seu jardim.

Cuide Bem Do Terreno

Procure sempre manter a terra exatamente do jeito que a sua flor mais gosta. Se a espécie da flor que você cultiva exige mais umidade na terra, coloque mais umidade na terra. Se a sua flor exige mais adubo, coloque mais adubo. Isso também vale para a redução desses componentes.

Parta sempre do princípio que a sua planta vai crescer no solo e você deve cuidar bem dele. Um solo mal hidratado ou mal adubado não vai gerar uma planta bonita com certeza. Como indicamos mais acima, você deve conhecer bem a espécie que você está cultivando, então nesse caso, saberá exatamente a quantidade ideal de adubo e água que o seu terreno vai exigir.

Existem ainda alguns aditivo que colocados à terra, podem melhorar a qualidade do solo. Então busque informações com um paisagista de sua confiança, qual o melhor aditivo que você pode utilizar. Jamais coloque aditivos sem orientação pois eles podem matar a sua planta.

Observe As Estações

As plantas florescem de acordo com as estações do ano. Mesmo que em sua região as estações não sejam perfeitamente definidas, cada mês do nosso ano corresponde à determinadas estações. No caso são quatro e ficam, portanto três meses para cada uma delas. Se você observar, algumas ainda começam a germinar em uma estação e florescerão em outras. Tudo é questão de conhecimento.

Sabemos então que sua flor exige um período certo para florescer, com certeza em outras épocas do ano ela vai apresentar-se mais murcha, mais sem vida, mais sem cor e mais sem cheiro. Cuidado que a falta de atenção e cuidados nesse período pode fazer com que na época de florescência a sua flor não reviva e você acaba perdendo a sua muda.

Se você usa as flores para decorar ambientes. Observar as estações é importante porque você terá que trocar as flores de acordo com estas. Dessa forma, você terá um ambiente sempre perfumado e gostoso de estar durante todo o ano e sem grandes sacrifícios.

Tempo é o Segredo

Esqueça a ideia de que você irá plantar uma flor hoje e logo terá uma linda planta em seu jardim. Flores levam tempo para crescerem e tornarem-se belas. Como isso acontece e nem todos atentam para o fato, muitas pessoas acabam não tendo a paciência necessária para fazer florescer um determinado tipo de flor.

Acostume-se com a ideia de fazer regas mesmo que não tenha uma flor brotando em seu jardim ou em seu vaso. Faça o mesmo com o adubo e dessa forma você logo terá uma linda flor perfumando o seu ambiente.

Conheça o Aroma De Cada Flor

Não é porque você quer perfumar um ambiente que você irá colocar qualquer flor em sua casa. Imagina o jasmim, por exemplo. Essa flor apresenta um perfume forte e bem ativo e dependendo do cômodo onde ela é colocada, você pode sentir-se sufocado com o cheiro, além de correr o risco de desenvolver algum processo alérgico. Então estude bem o ambiente e a flor para evitar aroma demais ou de melhor no lugar.

Se o ambiente for muito fechado e sem circulação de vento, opte por flores que tenham o aroma mais fraco e leve, assim como as flores de aroma refrescante. Já se você tem um ambiente aberto e principalmente com grande circulação de vento, pode abusar no aroma.

Evite também a mistura excessiva de aroma, isso pode fazer com que um cheiro acabe sendo anulado por outro.

O Jardim Nunca Será Substituído

As flores podem ser cultivadas livremente em ambientes fechados, pois a maioria dessas espécies de planta se adapta muito bem. Mesmo isso sendo possível, um belo jardim com a sua planta sendo cultivada diretamente na terra, jamais será substituído por vasos, por mais bem planejados que eles sejam.

Se tiver então, aquele espaço fora da sua casa que caiba um lindo, mesmo que pequeno jardim, não perca a oportunidade e cultive algumas flores. Com certeza o seu ambiente ficará muito mais cheiroso e agradável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *