Cuidados com o Gramado no Verão

No verão os gramados crescem com uma velocidade bastante extraordinária e para que se possa manter bastante saudável e bonita, é preciso que se tomem alguns cuidados específicos. O primeiro passo para isso é fazer um diagnóstico para analisar como está o gramado. Procure verificar o seu aspecto, toda a sua homogeneidade e ainda a cor. Veja se existem manchas amarelas, plantas ainda daninhas, irregularidades e ainda áreas com terra mais aparente.

A Utilização de Aparadores

Procure aproveitar para dar uma olhada nos aparadores e se for necessário, procure mandar afiar as lâminas e ainda lubrificar as engrenagens. Aparadores com lâminas cegas costumam mastigar as folhas da grama, as enfraquecendo e deixando com um mau aspecto.

Como Cuidar

Como Cuidar

Veja Algumas Indicações de Cortes de Grama:

Espécie                Altura

Batatais

(Paspalumnotatum)      5 cm

São-Carlos

(Axonopuscompressus)              3 cm

Esmeralda

(Zoysiajaponica)              3 cm

Santo-agostinho

(Stenotaphrumsecundatum)    3 cm

Grama-azul

(Poapratensis)  3 cm

Grama-coreana

(Zoysiatenuifolia)            2 cm

Bermudas

(Cynodondactylon)        2 cm

Nesta estação muito mais do que nas outras, a frequência dos cortes são muito importantes. Tudo isto por que a grama deverá crescer muito mais depressa, estimulada pelo calor, pela luz e ainda pela umidade, os efeitos da falta de corte se tornam muito profundos e também evidentes.

Não existe um intervalo de tempo ideal entre os cortes para serem realizados. A melhor alternativa é sempre cortar a grama quando ela ultrapassar o limite de sua espécie. De acordo com as alturas individuais que foram divulgadas acima. Procure não esquecer de remover ainda as aparas e aproveitar para realizar uma compostagem.

A Utilização do Calcário

Se por acaso você implantou um gramado a pouco tempo e corrigiu o solo antes do plantio, procure pular esta parte. Apesar disto se faz mais de dois anos que seu gramado não passa por uma adubagem é uma boa hora para se utilizar de calcário, faça uma análise correta de solo completa e ainda corrija o pH com o calcário calcítico ou ainda o dolomítico. Com a análise do solo em mãso, procure aproveitar para corrigir os macro e micronutrientes.

As Ervas Daninhas

As plantas daninhas certamente acabam com toda a beleza uniforme de qualquer tipo de gramado. E para as evitar, a prevenção ainda é o melhor remédio. Manter o gramado saudável e na altura correta irá estimular o seu adensamento, evitando a germinação de sementes de plantas daninhas que dependem da luz. Da mesma forma é possível ainda se evitar que as ervas que já estiverem enraizadas possam produzir sementes e ainda se multipliquem.

Algumas invasoras dicotiledôneas por exemplo, conhecidas como plantas de folha larga poderão ser combatidas com a utilização de herbicidas seletivos, o mesmo que não deverá se aplicar as espécies de monocotiledôneas e ainda folhas estreitas, já que as gramas pertencem a este grupo.

Algumas das várias espécies de gramas são mais tolerantes a certos produtos do que outras. E apesar disto em qualquer caso, se for se utilizar de herbicidas ou outros agrotóxicos, é muito importante se consultar um engenheiro agrônomo para ter dicas, aproveite ainda e converse com ele sobre a análise do solo, além das pragas e doenças que poderão estar afetando as suas plantas.

A Adubação e Ainda a Reposição de Matérias Orgânicas

Procure evitar se aplicar esterco de curral não curtido ou terra preta de origem desconhecida como cobertura, estes materiais costumam ter milhares de sementes de plantas invasoras e deverão contaminar muito rapidamente seus gramados.

Prefira os estercos bem curtidos, húmus de minhoca, areia, terra vegetal, tortas de mamona, farinha de ossos e ainda uma série de outros adubos ou mesmo substratos que são livres de sementes. Procure também utilizar adubos químicos, principalmente os de liberação lenta e em fórmulas próprias para gramados com nitrogênio, fósforo e ainda potássio balanceado, como o fertilizante Nutrigramas, ou NPK 20-10-10.

Saiba Mais

Saiba Mais

Como Utilizar a Irrigação

Procure não ser negligente nas regas de verão, porém é interessante também não exagerar. Como regra geral procure irrigar sempre antes eu o solo possa ficar completamente seco, sempre pela manhã ou mesmo pela tarde, procure evitar as horas mais quentes do dia. E se suas folhas começarem a se enrolar ou ficarem marcadas ou amassadas das suas pegadas no gramado, é sinal de que ele está com sede e está na hora de realizar uma rega de emergência.

É muito melhor se regar copiosamente em intervalos maiores do que regar toda a hora. Este tipo de manejo deverá estimular o aprofundamento das raízes destas gramíneas e as tornarão mais resistentes a futuros períodos de estiagem. Existem excelentes aspersores para gramados no mercado, com várias funcionalidades ainda existentes para todos os bolsos.

A Utilização da Sombra

Para todas aquelas áreas em que você já tenha tentado de tudo e a grama teimou ainda em não vingar por causa do sombreamento provocado por árvores, arbustos, muros ou mesmo construções, procure desistir logo, e opte por plantar forrações de meia sombra e sombra também nestes locais. Você irá se surpreender com a beleza e também a textura diferenciada que elas lhe oferecem.

O verão é uma época bastante interessante para se intensificar os seus cuidados com o gramado, porém é tempo de se aproveitar a relva verde e macia para o lazer, descanso ou mesmo esporte, procure sempre cuidar de seu gramado e disfrute dele intensamente.

A Adubação Pós Plantio, Outra Dica Interessante

É preciso se garantir os nutrientes para o gramado, além de materiais orgânicos, o solo necessita de fertilizantes que sejam ricos em nitrogênio, fósforo e também potássio. Isto é realizado através da adubação orgânica ou a química. Todo o cuidado é pouco pois o adubo poderá queimar as folhas e por isso quando a adubação é feita, o gramado deverá ser muito bem regado. Para cada metro quadrado de área gramada é recomendável que se utilize mais ou menos 20 gramas. Sob as árvores, a dosagem deverá ser dobrada e o recomendável é se contar com serviços de profissionais no ramo, que saberão executar o serviço sem causar problemas para a sua grama.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *