Ervas Naturais: Medicina, Aromaterapia e Gastronomia

As plantas consideradas como ervas naturais têm diversas funções no cotidiano humano. Medicinais, aromáticas e gastronômicas são algumas destas utilidades, sendo que várias ervas têm diversas funções.

Com as suas propriedades destacadas desde guias especializados sobre ervas medicinais, até sabidas pelo conhecimento popular, as ervas têm propriedades terapêuticas que ganham espaço como uma via alternativa ao tratamento de doenças, bem como para proporcionar bem-estar.

Algumas ervas estão presentes em nosso dia a dia, sem nem sequer sabermos as propriedades a elas pertinentes. Um exemplo disto é o alecrim, muito utilizado como tempero, principalmente em peixes, aves e, eventualmente, em carnes vermelhas, mas que possui propriedades muitas vezes desconhecidas.

O alecrim, dentro da medicina alternativa, destaca-se por sua ação antisséptica e antimicrobiana. Devido ao seu aroma e pelo uso de seu óleo, ainda é moluscicida contra o caramujo hospedeiro da esquistossomose e larvicida contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

Para compreender profundamente as propriedades das demais ervas, tais como agrião e hortelã, por exemplo, basta consultar de um bom livro sobre ervas medicinais ou então seguir a sabedoria popular, como o xarope de guaco para a tosse, por exemplo, preenchendo a rotina com alimentos e cheiros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *