Já faz algum tempo que os belos jardins voltaram a moda e cada vez mais pessoas tem procurado transformar um cantinho da casa. Para quem deseja criar um jardim bonito e que se desenvolva bem a dica é contar com um bom material para jardinagem. Saber escolher as plantas certas para cada ambiente é importante, mas se você não contar com boas ferramentas terá mais dificuldades no trabalho do dia a dia.
A seguir vamos te explicar um pouco mais sobre os materiais que podem te ajudar a trabalhar melhor no seu jardim. Faça uma boa pesquisa nas lojas do ramo, encontre os melhores preços e comece agora mesmo a colocar as mãos na terra para cultivar lindas plantas. Um belo jardim pode florescer diante da sua janela.
Materiais Básicos Para Jardinagem
Os materiais que iremos citar abaixo são os mais básicos para cuidar do jardim, faça uma boa pesquisa para encontrar os melhores preços.
Garfo e Pá de Mão – Essas duas ferramentas são usadas para te ajudar no plantio e também no transporte de mudas pequenas. Além disso, com esses dois você poderá cavar e revolver a terra para poder cultivar as suas plantas.
Ancinho – Uma das ferramentas que serão mais úteis no dia a dia do seu jardim, o ancinho é usado para remover aquele “matinho” que aparece no meio dos canteiros de verduras e outras plantas. Além disso, o ancinho pode ser usado para revolver a terra antes de semeá-la. Retire ainda o lixo que pode ficar acumulado.
Transportador Articulado – Ferramenta que é usada para fazer o plantio de mudas e bulbos. Quando precisar fazer a mudança de uma planta de lugar pode usar essa uma pá do tipo estreita para soltar a mesma e depois uma pá mais larga para fazer o transporte.
Tesoura de Poda – Quem desejar um trabalho mais efetivo no jardim pode optar por ter outras ferramentas como o serrote de poda e o podão de cabo longo. Essas ferramentas servem para fazer a poda das plantas, cada uma delas é indicada para um tipo de planta ou galho. As tesouras tem mais utilidade para as cercas-vivas.
Faca de jardim – Ferramenta para fazer uma poda leve no seu jardim.
Regador – O regador é a ferramenta que você vai usar com uma boa frequência, ele serve basicamente para regar as suas plantas. No momento de escolher o seu regador observe se o tamanho dele é adequado para você carrega-lo quando ele estiver cheio. Prestar atenção à praticidade te ajudará a evitar várias viagens com o regador.
Como Escolher Vasos
Quem precisa conter o crescimento das plantas por não dispor de muito espaço para o jardim pode optar por fazer o cultivo em vasos. Contudo, não pense que você pode colocar qualquer planta em qualquer vaso. A escolha precisa ser feita observando alguns fatores, confira dicas.
Matéria-Prima
A escolha de um vaso para plantas deve começar com a avaliação da sua matéria-prima. É importante que a peça seja resistente para evitar que haja desgaste com o passar do tempo, lembre-se que você vai regar as plantas regularmente e deixar o vaso exposto ao sol. Em relação a preço os vasos de cerâmica são os que mais se destacam.
Se as plantas que você deseja cultivar tem raízes mais vigorosas pode ser interessante optar pelos vasos de cimento. Se você mora num lugar muito quente vale a pena reconsiderar os vasos de cimento uma vez que esse material esquenta demasiadamente quando exposto ao sol e assim pode acabar danificando as raízes.
Tem ainda os vasos de polietileno que estão conquistando cada vez mais espaço nos projetos por terem mais durabilidade, serem mais leves e apresentarem mais opções de cores. Uma boa opção para quem deseja dispor os vasos em ambientes internos, combina com a decoração e dá um charme extra.
Planta e Local
No momento de escolher qual o tipo de vaso que você deseja é importante considerar qual a planta a ser cultivada e em que local você irá deixa-la. Entenda que precisa existir um equilíbrio entre o tamanho do vaso e o potencial de desenvolvimento da espécie. Para locais em que existe uma grande circulação de pessoas ou em que venta muito é mais interessante usar vasos feitos de materiais mais resistentes e que sejam mais pesados.
Dicas Para Escolher as Melhores Ferramentas
Quando o assunto é plantar não importa se você está pensando em ter um belo e amplo jardim ou um pequeno canteiro, sabe que precisa preparar corretamente o solo de maneira que ele se torne nutritivo para receber as plantas. A partir do momento que se usa as ferramentas corretas o trabalho se torna muito mais fácil e os resultados são bem mais visíveis.
Ferramentas Para Preparar o Solo
Para preparar o solo é necessário remover as ervas daninhas que podem prejudicar o cultivo. A remoção dessas incômodas plantinhas invasoras pode ser feita com um extrator de ervas daninhas ou um escardilho. No caso de áreas impermeáveis como o revestimento e o concreto você pode optar por um limpador de fugas.
O passo seguinte é espalhar calcário ou adubo pelo seu canteiro, isso deverá ser feito com a ajuda de uma pá. O trabalho continua com a realização da mistura de nutrientes, agora é o sacho que pode te ajudar. No caso dos jardins mais amplos pode ser mais interessante contar com o rastelo ou mesmo o cultivador rotativo.
Cabo Prolongador
Vale a pena ficar atento que algumas ferramentas oferecem um cabo prolongador que torna mais fácil trabalhar nas áreas mais extensas. Para áreas menores pode ser mais interessante usar cabo pequeno.
Carpindo
O sacho de duas pontas pode ajudar e muito a carpir o seu canteiro, para isso comece usando primeiro o lado que corta e em seguida os dentes da ferramenta para remover o mato. Quando for plantar é necessário usar a pazinha mais estreita para poder tirar a planta do vaso sem que o bulbo seja machucado. Por fim para deixar a terra fofa você pode usar o garfo.
Trabalhar num jardim não é uma tarefa fácil como a maioria das pessoas pensa e por isso mesmo existe um material correto para tornar os procedimentos mais simples. Antes de começar a colocar a mão na terra é interessante ter esse material e claro se ter um pouco de conhecimento de como utilizá-lo.
O mais importante antes de ir a loja para comprar o seu material é planejar o que você vai plantar no seu jardim. Cada tipo de planta precisa de um tipo de ferramenta em especial entre as pás e tesouras de poda. Por isso é interessante ter uma lista do que você pretende fazer no seu jardim para pedir os materiais corretos.
O básico mesmo são as luvas, uma pá grande e algumas pequenas, tesoura para poda e também um regador que te ajude a fazer uma rega mais eficiente. Além disso, é necessário ter muita dedicação e empenho.