Planta Yuca Elefante: Tudo Sobre a Espécie

A yuca elefante, cujo nome científico é  Yucca elephantipes, também pode ser chamada de yuca pé de elefante, yuca gigante ou iuca com a letra “i” no lugar do “y”. Essa planta é originário de muitos países vizinhos do Brasil, aqueles da América Central, Guatemala, Costa Rica, El Salvador, Honduras e México. A planta faz parte de um grupo cujo o nome do gênero é o mesmo do seu primeiro nome Yucca, com a diferença da repetição de uma das consoantes na hora de escrever.

Se trata de uma espécie de planta que pode atingir uma boa altura, ela pode chegar a media 8 metros, porém, somente quando plantada ao ar livre e diretamente no solo. As outras plantas do mesmo gênero não conseguem atingir a mesma altura, a média é bem menor do que os o8 metros que podem ser alcançados pela yuca elefante.

Apesar dessa altura toda, a yuca elefante, pode sim, ser cultivada dentro de um vaso e usada como planta ornamental de decoração de interiores.

As Características da Planta Yuca Elefante

Os troncos da yuca elefante são pouco ramificados e são erectos. Falando das folhas, elas aparecem em grande quantidade, são pontiagudas e mais, apresentam forma de espada. As folhas da yuca elefante são perenes e não apresentam espinhos na ponta. Para completar, se observa nas laterais da planta serrilhas, porém, vale ressaltar, que existe uma diversidade de folhas. Algumas delas são matizadas e a planta, neste caso, é chamada de yucca elephantipes variegata.

Agora falando das flores da Yuca Elefante, elas aparecem somente durante o verão e as suas principais características são: são sempre na cor branca, possuem forma de campânula e são cerosas. A curiosidade é que as flores dessa espécie são consideradas as flores nacionais de El Salvador. Não é a toa que as flores da yuca elefante aparecem no verão, na verdade, elas gostam mesmo é de sol pleno e no máximo, de meia sombra, elas precisam sempre se encontrar em uma situação soalheira (estar com sol sobre elas).

Já o solo perfeito para o cultivo da yuca elefante é aquele que possui um substrato com uma excelente drenagem. Quando a drenagem não é de boa qualidade, as raízes acabam apodrecendo e a planta morre. Outra observação importante é em relação a rega, que não pode ser em excesso de jeito nenhum. A planta só pode ser molhada novamente depois que o substrato estiver seco. O que faz com que a yuca elefante seja uma planta que tolera muito bem a falta de água. 

Mais Detalhes Sobre a Yuca Elefante

Vamos começar com uma curiosidade sobre o nome da yuca elefante, mas precisamente, pelo nome yuca pata de elefante, tem uma explicação e tem a ver com uma das suas principais características. Esse nome foi dado porque a planta tem o tronco mais largo que a base o que faz parecer muito com a pata de um elefante, o animal, obviamente.

Por ter uma presença marcante, a yuca passou a ser muito usada para ornamentação da parte interior da casa, mas atenção as medidas. Para se ter a espécie enfeitando a sala é necessário ter espaço. As folhas da yuca elefante, por exemplo, podem chegar a ter 75 centímetros de comprimento, sem falar que as suas extremidades são pontiagudas, fazendo parecer ainda mais longa. Além disso, elas se apresentam com um tufo na parte superior porque são agrupadas. Também ficam em grupos nos troncos.

Além da beleza, uma outra vantagem da yuca elefante é que ela é ótima para combater a poluição, porque é eficaz contra o benzeno, o amoníaco e o monóxido de carbono. Se as características dessa planta animaram você a ter uma na sua casa, veja a seguir os cuidados necessários. 

Como Cuidar da Planta Yuca Elefante em Casa

As plantas precisam de cuidados especiais, cada uma seguindo as suas próprias características e não seria diferente com a yuca elefante. A seguir dicas para mantê-la bonita no interior.

  • Para começar, quando tiver uma planta dessa dentro de casa, certifique-se de que o ficus dela esteja em um lugar com ótima luminosidade.
  • A planta precisa de luminosidade, mas não deve ser colocada atrás de um vidro que esteja exposto ao sol. Os raios que passam entre ele e chegam até a planta podem acabar queimando as folhas.
  • Quando tiver uma temperatura moderada fora de casa, coloque o vaso com a planta na varanda ou no terraço.
  • A yuca elefante deve ser regada com moderação, nem muita água e nem esquecer de molhar. A atenção deve ser redobrada no inverno, para não exagerar. Normalmente, é necessário esperar que a terra da parte de cima esteja seca para regar novamente.
  • Em dias de muito calor é aconselhável a nebulizar as folhas da yuca elefante.

O Que Pode Acontecer Com as Folhas da Yuca Elefante e o Motivo

De um dia para o outro as folhas da sua yuca elefante podem ficar na cor branca. Fique atento! Esse é um sinal de que a rega está sendo feita em excesso. Quando isso acontece as raízes são sufocadas e por isso, a cor branca nas folhas. Tem como reverter, diminuindo a quantidade de água e o intervalo entre uma rega e outra.

As folhas da yuca elefante também podem aparecer na cor amarela e também tem um motivo. Quando as folhas da sua planta apresentam essa coloração é porque ela está fazendo a renovação da folhagem. O que significa que está passando por um processo natural. A única coisa que deve ser feita, neste caso, é esperar que as folhas que ficaram amarela sequem, arrancar e pronto.

Não é simples de cultivar a planta yuca elefante. Se você pretende ter uma em casa é melhor comprá-la já em um determinado tamanho. Essa espécie é facilmente encontrada em lojas especializadas em venda de plantas e material de jardinagem. Antes de adquirir uma, tire as medidas do espaço que você tem em casa para colocá-la e considere as folhas longas, não coloque a sua planta em lugar de circulação para evitar que ela sofra danos. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Obrigado pelas dicas, agora a plantinha aqui do escritório ficará mais bem cuidadinha.

    Gislaine Katia Maria 14 de abril de 2014 18:53 Responder
  • Aqui aonde moro, cortaram do jardim, peguei alguns galho, e queria saber como replantá-las. Pegam direto na terra ou não ?

    cassia de azevedo 18 de setembro de 2014 13:41 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *