Um pequeno detalhe pode fazer a grande diferença quando se trata de decoração. E, quando o assunto é decoração de interiores (apartamento, casa, escritório, etc.), um jardim mesmo pequeno, naquele cantinho que você estava em dúvida sobre o que fazer para incluí-lo no restante da decoração, pode transformar completamente o pequeno espaço em algo belo e aconchegante.
Cuidados que se Deve ter com Plantas em Apartamentos
A planta colocada em apartamentos requer um cuidado especial sobre a estrutura do prédio. O certo para evitar problemas futuros é procurar a construtora e buscar informações sobre o peso que a estrutura pode receber a mais sem que isso venha a causar nenhum dano no prédio. Porém, mesmo de posse das informações é fundamental saber que existem cuidados quando se trata de fazer jardins em interiores e entre eles, um que não pode ser esquecido é que sobre a laje, diretamente, não se pode plantar nada, para evitar infiltrações e danos maiores.
Escolha de Plantas Para Jardins de Interiores
Para jardins de interiores a escolha certa são as plantas que têm mais resistências como: violetas, antúrios, filodendros, prímula, begônias entre outras. Essas plantas se adaptam sem nenhum problema em interior, porque elas não necessitam de estar diretamente expostas ao sol. Agora, se você quer saber um pouco mais sobre a planta filodendro antes de fazer a sua escolha então, vamos lá.
Como a Planta Filodendro Ficou Conhecida
A planta conhecida como Filodendro cara-de-cavalo faz parte da flora da Mata Atlântica e foi descoberta por viajantes, que eram comerciantes geralmente estrangeiros e também por naturalistas. À partir do século XVIII viajantes estrangeiros começaram a pesquisar a Mata Atlântica, com interesses voltados para a arte e para a Ciência. E foi em uma dessas viagens que eles descobriram entre outras plantas, o Filodendro. E logo perceberam que tinham descoberto uma planta que seria de grande valor se fosse comercializada para a ornamentação e decoração de jardins. E, realmente a planta Filodendro foi levada para o exterior e alcançou o sucesso que foi previsto pelos estrangeiros. Contudo, aqui no Brasil, ela só ganhou prestígio muito recentemente, após ter sido utilizada pelo paisagista Burle Marx. Ele criou tipo um verdadeiro santuário todo em espécies nativas, no Rio de Janeiro em sua casa. E a planta Filodendro foi ali nesse santuário, consagrada pelo paisagista.
O que é a Planta Filodendro Cara-de-Cavalo?
Seu nome popular é Filodendro cara-de-cavalo. Científicamente recebeu o nome de Philodendron Panduriforme.
A sua divisão é Angiospermae e pertence à família das Araceae.
Além do Filodendro cara-de-cavalo, há outras plantas filodrendros. Nos outros tipos as folhas são diferentes.
Esta espécie de Filodendro é chamada popularmente de cara-de-cavalo porque a sua maior característica é o formato das folhas. Elas são recortadas com formato parecido com a cara de um cavalo. Sua folhagem atrai os paisagistas por ser abundante e de aparência muito ornamental. A planta tem um excelente crescimento e pode alcançar até um metro de dimensão. O Filodendro cara-de-cavalo é uma planta de hábito de trepadeira.
Como Cultivar uma Planta da Espécie Filodendro Cara-de-Cavalo?
– Para plantar o Filodendro cara-de-cavalo comece pela escolha do vaso que não pode ser pequeno. Porque, como ele é uma planta trepadeira, você deve colocar dentro do vaso um xaxim para ser usado como suporte para a planta, que deverá crescer apoiada nele.
– Depois da escolha do vaso e do xaxim, adquira também: terra preta, argila expandida ( cacos de cerâmica ou brita), pedrisco e terra comum.
– Na hora do plantio, comece a preparar o vaso da seguinte maneira:
Uma camada de argila expandida, de cacos de cerâmica ou de brita deverá ser colocada no fundo do vaso fazendo a primeira camada. Essa camada de argila é para não haver a retenção de água na planta. A drenagem é necessária para não acontecer o apodrecimento das raízes.
Após a primeira camada, você deve colocar uma camada de terra preta (substrato).
Depois dessa camada de terra preta, introduza o suporte de xaxim e após coloque a sua muda de Filodendro cara-de-cavalo com bastante cuidado para que não aconteça das raízes serem danificadas.
Verifique se a muda da planta está bem colocada e comece a fazer com a mão, suavemente, o preenchimento do vaso com terra comum, assentando com a palma da mão cada punhado de terra que você colocar.
Pare de colocar terra antes de encher o vaso, porque será preciso colocar o pedrisco. O pedrisco acrescentado na finalização do vasode planta embeleza ainda mais o vaso e previne contra a infestação do mosquito que transmite a Dengue.
Cuidados Necessários Para a Manutenção do Filodendro Cara-de-Cavalo
Para que a sua planta Filodendro cara-de-cavalo continue saudável após o plantio, alguns cuidados são necessários:
- A planta Filodendro cara-de-cavalo não se adapta bem se for cultivada no mesmo vaso com mais plantas. Ela precisa estar isolada.
- Ela não suporta a luz do sol. Por isso, deve ser cultivada no interior de ambientes e, se for plantada em algum lugar no exterior, como em jardins, precisa estar em lugar sombreado.
- A planta não precisa de muita água. Por isso, durante o inverno ela deve ser regada de uma a duas vezes por semana e com meio litro de água em cada uma das regas. Durante o verão, a quantidade de vezes por semana deve ser aumentada para duas a três vezes. Porém, este número de vezes pode ser aumentado dependendo do local onde a planta estiver colocada.
- A planta Filodendro cara-de-cavalo se for plantada respeitando todas as suas características, é uma planta de crescimento muito rápido.
- Ela não tolera correntes de ar. Por isso não deve ser colocada Em locais onde possa receber correntes de vento. O melhor local para a planta ser colocada é em jardim de inverno ou no interior de ambiente em um lugar que não fique próxima à porta. Aliás quando colocada dentro de casa ou de apartamento é muito bom pelo fato dessa planta ser excelente como purificador de ambientes.
A planta Filodendro cara-de-cavalo é muito comercializada para ornamentação. Principalmente por paisagistas que a usa como plantadecorativa de interior de ambientes. Inclusive como planta pendente, no que ela apresenta um belo visual para complementar a decoração.