Plantas Para Dentro de Casa

Plantas deixam local mais agradável, menos frio, mais acolhedor e, além disso, qualquer decoração de interior ganha mais vida e beleza se forem utilizadas plantas em sua composição. Isso sem contar que muitas plantas além de embelezarem o interior de uma residência, ainda são benéficas à saúde, purificando o ar enquanto que dele retiram substâncias altamente nocivas ao organismo do ser humano. Há diversos tipos de plantas que podem ser cultivadas dentro de casa. Algumas são basicamente folhagens e outras possuem flores. Veja algumas plantas e um pouco de suas características.

Dracena

A Dracena é uma planta muito usada em decoração, principalmente por não exigir muitos cuidados e crescer lentamente. Não é recomendável para estar em casa onde tem cachorro. Pois, pode ser tóxica para o animal. Essa planta retira do ar toxinas prejudiciais à saúde.

Lírio-da-Paz

Além de ficar muito bem dentro de casa, o Lírio-da-paz é uma planta conhecida por ser uma das mais eficazes quando o assunto é purificar o ar. O Lírio-da-paz reduz as toxinas do interior da casa. Algumas que podem inclusive causar câncer. Essa planta também retira do ar o benzeno e o formaldeído.

Azaléia

Para quem quer ter dentro de casa uma planta que ajuda a purificar o ar, combater o formaldeído e embelezar o ambiente com belíssimas flores. O problema de cultivar azaléia dentro de casa é que ela precisa de pelo menos umas quatro horas de sol por dia. Portanto, no caso de escolher essa planta para cultivar dentro de casa, saiba que precisará plantá-la em um jardim de inverno ou colocar o vaso onde ela estiver plantada sob a luz do sol pelas horas que ela necessita.

Samambaia

A samambaia dispensa apresentações. Quase todas as pessoas que gostam de plantas em casa têm um vaso com samambaia. Além de decorar o ambiente ela retira do ar substâncias como o xileno, o formaldeído e o benzeno e devolve para o ambiente ar limpo. A samambaia age como umidificador. Para plantá-la escolha um local para deixá-la em condições que a terra fique úmida e sob luz solar indireta.

Violeta

A violeta enfeita qualquer ambiente onde for colocada. Como ela é encontrada em muitas cores diferentes, pode-se criar vários arranjos, compostos com alguns vasinhos com violetas em cores diferentes. Ela fica bem em parapeito de janelas, em mesas, na verdade em qualquer lugar na casa. A violeta é uma planta que precisa de alguns cuidados em seu cultivo. Ela não pode receber luz direta do sol e só pode ser molhada uma a duas vezes por semana. E, é muito importante que suas flores e folhas não sejam molhadas.

Aloe Vera ou Babosa

Além de retirar o benzeno e o formaldeído do ambiente. Tendo essa planta em casa você ainda terá um medicamento natural para ajudar na cura de cortes e queimaduras. Ela cresce facilmente. Como a Babosa precisa de sol, o ideal é que ela seja plantada em um vaso que possa ficar em algum lugar na cozinha ou varanda, onde bata sol.

Ficus

Essa planta fica linda na decoração da sala, onde ela inclusive cresce bem. Para isso, ela só precisa ter luminosidade e de receber água diariamente. O Ficus é uma planta perene (de longa duração). No interior da residência ela retira do ar substâncias que poluem o ambiente e causam danos à nossa saúde como: tricloroetileno, formaldeído e benzeno.

Clorofito

Essa planta fica muito bem dentro de casa, com ou sem flores (ela possui flores brancas). A planta Clorofito auxilia na remoção de monóxido de carbono (cozinha), xileno e formaldeído. Como auxiliar na limpeza do ar do ambiente, se ela for colocada perto de uma lareira ou na cozinha terá um melhor efeito. O único problema com o Clorofito é o seu crescimento muito rápido.

Espada de São Jorge

Essa planta é ideal para ser colocada no banheiro. Porque, segundo descobertas de cientistas da Nasa, ela tem uma incrível capacidade de absorção de várias toxinas que se encontram no ar, dentre elas o óxido de nitrogênio e o formaldeído. Uma das suas características é não precisar de muita luz do sol e nem de ser regada diariamente.

Crisântemo

O crisântemo também pode ser cultivado dentro de casa. Se você colocar o vaso onde o plantou próximo a uma janela aberta onde ela receba a luz do sol, seus gomos se abrirão mostrando toda a sua beleza.

Gerbera

Com essa planta em casa além de estar melhorando o ar que você respira em seu ambiente domiciliar, estará enfeitando o seu quarto (é um lugar com bastante luz, como ela precisa) com a linda flor que ela tem.

Zamioculca

Essa planta é ótima para quem fica o dia todo fora, sem ter tempo de estar em casa mudando vasos de planta de lugar. Ela não deve receber luz do sol diretamente sobre ela, pode ficar em local com pouca luz solar e não precisa receber água mais do que uma vez por semana. E mesmo assim, com tão poucos cuidados ela fica sempre linda.

Palmeira Areca

A Palmeira areca é muito cultivada em jardins e também em interiores. Isso porque assim como ela pode crescer recebendo a luz diretamente do sol, ela também pode ser cultivada em vasos à meia sombra. A Palmeira areca deve ser regada frequentemente. Essa planta não suporta ambientes com ar condicionado.

Begônias

As Begônias parecem ter nascido para enfeitar a casa e a vida de quem as cultivam. Elas não têm a mesma forma. Normalmente são coloridas e de várias formas. Porém, são todas lindas. A Begônia pode ser cultivada em vasos. São ideais para decorar o interior de uma residência. Na hora de plantá-la, adube bem a terra. Coloque o vaso com a planta em local onde ela fique afastada da luz do sol, do vento e do frio. Cuidado ao regá-la, para não molhar as suas folhas.

Algumas Observações:

  • Existem plantas que não precisam estar expostas ao sol. Como por exemplo: flor de maio, caladium, palmeira leque, lírio-da-paz, jibóia, palmeira ráfia ou lápis, etc.
  • Quem tem cão em casa, deve observar cuidadosamente o tipo de planta que vai cultivar para não colocar em risco a saúde e a vida do animal.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *