Plantio Em Bandejas: Como Fazer

Podemos dizer que o plantio de bandejas, atualmente, é considerada a técnica mais moderna quando o assunto é a produção de mudas. Cada uma das bandejas é feita com células e se usa a forma da pirâmide invertida e embaixo se localiza um furto.

As bandejas para esse tipo de plantio podem ser nos seguintes materiais: plástico, isopor ou papelão. Além do nome bandejas elas também recebem o  nome de canteiros móveis suspensos. Essa segunda nomenclatura se dá porque elas ficam suspensas, na verdade, elas devem ficar nessa posição para que facilite a circulação do ar na parte de baixo da mesma. Dessa forma, as raízes que passam pelo furo que fica na parte de baixo vão podendo ser podadas de forma natural, pelo vento ou pelo ar. Esse processo é importante no processo de cultivo das plantas porque estimula o crescimento de outras raízes, secundárias, sendo assim, o número de mudas será muito maior.

Como São As Bandejas Para o Plantio: Conheça

Existe um tamanho padrão recomendado para fazer um plantio em bandeja, ela deverá mediar: 35 centímetros de largura e 68 centímetros de comprimento. Já a altura é variável, dependerá da quantidade de células. Normalmente, a mais usada é aquela que possui 128 células e não é por acaso, e sim, porque pode ser usada na grande maioria das cultura.

Cada uma das células, normalmente, mede 3,5 centímetros de largura e 6,2 centímetros de altura. Quando se usa esse tipo de bandeja se observa um crescimento uniforme.

Na bandeja com 128 células você pode transplantar almeirão, rúcula, alface, entre outras, no prazo que varia entre 15 a 20 dias. Todas as mudas retiradas saem com a raiz e não demoram quase nada para recomeçar o crescimento. Elas não sentem o impacto de estarem sendo replantadas.

Quando se usa o plantio em bandejas é possível fazer a colheita pelo menos uma vez por mês e é um modo indicado para quem quer fazer uma horta no quintal, pois facilita na colheita.

Como Fazer Um Bom Substrato Para Encher As Bandejas

É importante que o plantio em bandejas tenha um bom substrato e o mais usado para o preenchimento pode ser feito com a mistura de composto orgânico ou esterco curtido com húmus de minhoca. Você também pode experimentar terra arenosa com o húmus de minhoca ou o esterco curtido.  Tenha como base uma das misturas citadas anteriormente e acrescente a ela, para enriquecê-la ainda mais, 200 gramas de farinha de ossos e mais um copo de cinzas que não deve conter sal, por isso, não use aquelas retiradas da churrasqueira. E para deixá-lo ainda mais forte, adicione a essa mistura, a mesma quantidade obtida de casca de arroz. Depois é só fazer uma pilha e deixá-la repousar por uma semana antes de usá-la.

Você ainda tem mais uma alternativa para fazer o substrato para a sua bandeja de plantio, faça a mesma medida de esterco curtido com composto orgânico e a cada 20 litros dessa mistura acrescente 1 copo de cinzas, menos o da churrasqueira ou 200 gramas de farinha de ossos.

Mudas Para o Replantio: Como Retirá-las

Quando você já tem a planta cultivada e vai retirá-la para fazer o replantio em bandeja é necessário puxá-las segurando pelo colo, dessa forma, elas sairão com o torrão. Quando ficar difícil de fazer esse processo, o substrato deverá ser umedecido e com a ajuda de um pequeno pedaço de madeira, use o furo de baixo para empurrar a muda. Faça isso devagar e quando perceber que finalmente a muda ficou solta, puxe-a de novo. Com certeza, dessa segunda vez, ela sairá sem problemas.

Quando você for retirar uma muda do plantio em bandeja para replantá-la, de jeito nenhum tente puxá-la pelas folhas. Esse é um modo errado e pode acabar danificando a muda a ponto de não poder usá-la no replantio.

Com a ajuda de uma faca pequena, caso você ache os outros modos difíceis de fazer a retira das mudas, dá para retirá-la. A faca deverá ser introduzida entre o torrão e a parede da célula da bandeja. Em seguida, faça uma leve pressão fazendo o movimento de puxá-la para cima. Pode ter certeza que com a ajuda do utensílio,  muda sairá com grande facilidade.

Se você não estiver usando bandejas de isopor e sim de plástico, uma dica simples para retirar as mudas é dar uma leve amassada nas paredes das células. Faça isso passando os dedos por baixo no furo. Será bem mais fácil retirar as plantas usando esse processo.

Quando você optar por uma bandeja de papelão, esqueça o torrão, comece direto destacando as células, isto é, rasgando o papelão, que pode ser feito com as mãos ou com a ajuda de uma tesoura. Depois é só plantar as suas mudas direto no canteiro preparado para elas.

Lembre-se que usando plantio de bandejas você terá o que colher o ano inteiro. Apesar de dizerem que as verduras orgânicas não são tão gostosas e bonitas com aquelas naturais, vale a pena a produção. Tudo o que é feito através do processo orgânico correto, nasce de forma saudável e são bonitas de se ver. Sem falar que as verduras orgânicas, por exemplo, tem um alto valor biológico, muito superior aquelas naturais.

Não deixe de tomar outros cuidados com as suas plantas. Para se ter um bom plantio de bandeja é necessário que o que foi plantado esteja com boa saúde. Então, escolha bem as mudas antes de colocá-las na bandeja para fazer o processo de reprodução. Quando não se tem uma boa muda, o plantio de bandeja não sairá com o resultado desejado. Não esqueça que para qualquer planta é necessário que ela receba a quantidade de água certa, seja regada da forma correta, o solo onde ela está seja tratado, que ela recebe os nutrientes necessários e que a poda seja feita dentro do período previsto. Se você tem uma boa muda o seu plantio em bandeja tem tudo para dar certo, ao contrário, as mudas não renderão outras mudas saudáveis e o replantio acabará fracassado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *