Cada estação do ano tem a sua peculiaridade e a sua beleza. O inverno é muito bonito em diversos locais do mundo, sendo considerado a época em que as pessoas se vestem melhor. O outono deixa as paisagens mais belas com folhas de todas as cores cobrindo os asfaltos das grandes cidades. Já o verão é a melhor época do ano para visitar praias e tomar um belo banho de sol. Porém, é na primavera que os jardins costumam ficar mais atraentes, exibindo diversos tipos de flores. Para que o seu plantio possa estar saudável nesta estação, saiba como fazer as manutenções corretas!
As Características da Primavera
A primavera é considerada uma época onde todas as flores do jardim começam a desabrochar e tudo fica mais bonito de se ver. É impressionante como a primavera é sempre a época mais colorida do ano! Sendo assim, para que os elementos do seu jardim possam contribuir para a beleza desta estação, é preciso levar em consideração alguns cuidados.
Dessa maneira, o seu plantio estará pronto para oferecer tudo aquilo que você queria na primeira vez que viu as suas lindas mudinhas. Antes da estação chegar, já é preciso sempre ter em mente quais são os principais cuidados e no que você terá que ter mais atenção. Abaixo, seguem algumas dicas que podem te ajudar nesta empreitada. Vamos conferir ?
Manutenções de Primavera
Para saber o que fazer antes da primavera chegar e florir o sue jardim por inteiro, dê uma olhada nos principais truques logo abaixo! Não se esqueça que algumas providências deverão ser tomadas ainda dentro da primavera, como acontece com algumas espécies tipo roseiras, por exemplo, e outras espécies de flores. árvore e arbustos também devem ser observados mesmo que não produzam belas florações durante esta estação do ano tão aguardada!
1. Preparação do Solo
Para muitas estações do ano, a preparação do solo é ideal. Para começar, na primavera as plantas geralmente recebem mais água, então o solo deverá estar pronto para isso, além de ter que ser bem drenável. Neste caso, no que diz respeito aos canteiros de plantio, sempre afofe a terra, para que ocorra a aeração das raízes. Assim, elas estarão prontas para receber a água necessária ao seu desenvolvimento durante as irrigações na primavera.
Com o decorrer do tempo, a terra dentro de vasos e especialmente em canteiros costumam se compactar. Por isso pe muito importante que de tempos em tempos você sempre procure afofar o solo do seu vaso ou canteiro.
2. Poda de Limpeza
Antes da primavera chegar, é preciso correr contra o tempo para tomar todas as providencias necessárias. Para começar, um dos fatores mais importantes é a chamada poda de limpeza. Se você ainda não fez, corra atrás! Se você tem árvores ou arbustos com excesso de galhos ou com eles mal formados, pegue uma tesoura própria para as podas e comece a retira-los.
Para galhos secos mais grossos, é mais aconselhável utilizar um instrumento mais resistente como uma serra. Para fazer o corte com a serra, comece de baixo para cima, seguindo os movimentos alternados de cima para baixo também. Assim, você evita que a madeira da sua planta lasque e seja prejudicada durante todo o seu desenvolvimento durante a primavera.
3. Replantio
O conhecido replantio de plantas pode ser benéfico para todo o jardim. Neste caso, não existe época melhor do que a primavera para começar a realizar este procedimento tão prático. Porém, é muito importante prestar atenção no que se faz durante o replantio. Por exemplo, nunca pegue uma espécie de um vaso maior e coloque em um vaso menor. O ideal mesmo é pegar a planta de um vaso pequeno e passa-la para um vaso somente um pouco maior, sem tantos exageros. Dessa maneira, a planta poderá se adaptar as suas novas condições no ambiente, além de se desenvolver com mais facilidade naquele local inédito.
4. Adubação de Plantas Ornamentais
A adubação de plantas ornamentais pode ser essencial para o desenvolvimento das mesmas. Para os jardineiros mais atentos, não é novidade que a melhor época para isto é a primavera, de fato. Para realizar a adubação nesta época de ano, o ideal é usar algumas substancias que se adaptam a primavera.
Neste caso, um bom esterco de gado bem curtido, um pouco farinha de osso e a torta de mamona podem ser ótimas ideias para o cultivo de qualquer muda ornamental, especialmente no começo do desenvolvimento de cada uma delas. Um outro adubo muito completo que pode ser usado durante a primavera é o famoso NPK 4-14-8. Uma dica é sempre prestar atenção na dosagem de cada um desses produtos. Veja o que está escrito n embalagem e faça tudo conforme o indicado!
Um outro fator muito importante no quesito adubação de ornamentais é sempre regar as espécies depois de aplicar o produto para adubar. A água ajuda muito a diluir todo o produto acrescentado, melhorando a incorporação do mesmo ao solo onde a sua mudinha está sendo cultivada.
5. Roseiras
Para quem é apaixonado por roseiras, sabe que elas costumam florescer durante a primavera. Elas ficam muito abertas e dão as flores mais coloridas. Porém, isto só acontece quando os cuidados à planta são seguindo a risca, prestando atenção as mínimos detalhes das plantas. É também nesta época que os pulgões adoram atacar os pequenos brotos de flores. Sendo assim, é sempre bom ficar atento a coloração das rosas que estão nascendo, bem como ao caule e as folhas.
Os pulgões são perigosos pois se alimentam da seiva que as plantas recebem. Para eliminar este terríveis vilões das roseiras é sempre bom pulverizar com a famosa calda de fumo com sabão a cada 20 dias seguidos. Assim, as pragas serão eliminadas em um instante. Além do mais, a prevenção estará completo para que os parasitas não voltem a atacar as suas roseiras durante a melhor época do ano para elas!
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva