Sucos Repelentes Para Insetos De Horta e Outras Dicas

Quem tem o trabalho de cultivar uma horta em casa sabe da frustração de encontrar todo o seu empenho destruído devido ao aparecimento de pragas, não é mesmo? Se você pensa que somente com os agressivos agrotóxicos é possível se livrar desse tipo de problema saiba que não é bem assim.

A seguir vamos te dar dicas de como fazer sucos repelentes para insetos de horta bem como outras medidas que você pode tomar para preservar tudo o que foi plantado com tanto carinho e dedicação. Deixe de fora os inseticidas que acabam com a qualidade dos seus alimentos.

Receita De Suco Repelente De Hortelã e Pimenta

Ingredientes

  • 2 dentes de alho
  • 2 pimentas dedo-de-moça
  • Folhas de tomateiro e hortelã

Como Fazer

Passo 1

Esse suco é feito em um litro de água, bata tudo no liquidificador e em seguida coe.

Passo 2

Depois é só pulverizar com a ajuda de aspersor pela sua horta. Esse suco combate os pulgões e também os insetos mastigadores costumam desaparecer.

Receita De Suco Repelente De Hortelã e Pimenta

Receita De Suco Repelente De Hortelã e Pimenta

Suco De Pimenta

O suco de pimenta é um repelente natural de formigas, a dica para manter esses insetos bem longe da sua horta é amassar as pimentas até que elas formem um tipo de suco grosso. Em seguida molhe um pano com esse suco e depois amarre o mesmo em torno do tronco da árvore, se preferir você pode ainda pincelar a planta com o suco.

Suco De Pimenta

Suco De Pimenta

Outras Dicas Práticas

Afastando Lesmas

Uma forma de afastar lesmas é colocar pó de café coado em torno das mudas, pois isso manda embora as visitantes indesejadas e ainda ajuda a compor matéria orgânica para o substrato.

Plantas Alvo

Ressaltamos que algumas plantas como berinjelas, pimentões e quiabos bem como outras famílias de plantas costumam atrair ácaros e pulgões, sendo assim considere se realmente vale a pena começar o cultivo dessas plantas numa horta familiar.

Dica Contra Formigas Na Horta

Uma dica de planta que mantém as formigas longe é a cebolinha verde. O cultivo deve ser feito em todo o contorno da plantação. A dica é cultivar essa planta em pequenos vasos de barro com solo fértil e que seja rico em matéria orgânica. Quando comprar as suas mudas atente para o corte das folhas. O plantio deve ser feito com toquinhos com um pouco da raiz.

O Coentro e As Formigas

Se o seu problema é com formigas saiba que o coentro é bastante eficaz em afastar as invasoras. A planta que também é conhecida como salsa chinesa, isso porque tem uma aparência parecida com a salsa, pode ser cultivado em vasos e o solo deve ser rico em matéria orgânica. Deixe o coentro bastante exposto ao sol.

Dicas Para Dentro De Casa

Para evitar problemas com as formigas dentro da sua casa a dica é contar com saches de pimenta e coentro.

O Que é Veneno Verde Ou Biopesticidas?

A proteção das plantas de hortas e até mesmo de plantações maiores pode ser feita de uma forma mais “verde”, ou seja, sem a real necessidade de usar agrotóxicos. Os chamados venenos verdes ou biopesticidas são assim chamados pelo fato de terem sido elaborados a partir de plantas tóxicas que tem como objetivo acabar com os insetos principalmente pulgões e cochonilhas que causam grandes danos as plantas em especial as ornamentais.

Essas plantas utilizadas como base dos biopesticidas são nossas conhecidas e podem estar até mesmo presentes em nosso jardim. Um dos exemplos de plantas que podem ajudar nesse processo é a alamanda amarela (Allamanda cathartica), um tipo de trepadeira que é muito utilizada para enfeitar muros e pérgulas.

Outra planta bastante utilizada para esse fim é a arruda (Ruta graveolens) que além de ajudar a repelir os pulgões contribui para o controle da população de insetos.

O Óleo De Nim

O óleo de nim pode ser uma boa alternativa para quem está enfrentando problemas com moscas e mosquitos. A origem desse óleo é uma árvore chamada Azadirachta cuja origem é da Índia e além de ajudar a repelir as moscas e mosquitos é bem eficiente no controle de pulgões e cochonilhas entre outros invasores.

A árvore que dá origem ao óleo já é cultivado no Brasil e o a extração do óleo é feita dos frutos. É possível encontrar esse óleo a venda em floriculturas, leia com atenção as indicações da embalagem e não aplique nem antes da chuva e nem no sol. Como se trata de um defensivo verde não traz problemas para pessoas e nem para animais que entrem em contato com ele.

Plantas Aromáticas – Repelentes Naturais

Quando você tem espaço entre as suas mudas é interessante a criação de canteiros de plantas aromáticas como, por exemplo, hortelã, melissa, alecrim e manjerona. Esse tipo de planta funciona como um repelente natural dos insetos e ajuda a afastá-los das suas outras plantas. Outro ponto positivo é que algumas atraem abelhas e insetos polinizadores que ajudarão as suas plantas frutíferas.

http://www.youtube.com/watch?v=xw0k9cOP1nM

Receita Caseira Com Folhas De Alamanda Ou Arruda

Para fazer essa receita caseira você precisará de algumas folhas de alamanda ou arruda, coloque num recipiente que não deve mais ser usado para alimentos e jogue em cima das folhas água quente, deixe esfriando. O passo seguinte é coar e colocar o resultado num aspersor deste que se usa em jardim.

Depois aplique sobre as partes da planta que costumam ser atacadas por pulgões ou cochonilhas. Não se deve fazer a aplicação nem no sol e nem antes da chuva. Use todo o líquido que você fez, pois ele não pode ser reservado uma vez que possui substâncias voláteis.

Calda De Fumo

A partir do fumo é possível fazer um tipo de defensivo para as suas plantas, o mais interessante é que você já pode comprar o insumo pronto. O ingrediente ativo é o sulfato de nicotina que combate pulgões e cochonilhas. Pique em pedaços pequeninos pedaços de fumo de corda num recipiente que você não vá usar para alimentos.

Em seguida coloque água e deixe macerar. Depois coe e coloque no aspersor e aplique. Tenha cuidado com o contato com as mãos e rosto, pois é um composto tóxico. Lembre-se que mesmo os defensivos feito de plantas são tóxicos, pois são feitos a partir de plantas tóxicas. Não aplique em dias de vento intenso e não deixe crianças chegarem perto desse tipo de composto.

http://www.youtube.com/watch?v=V5gqK2-ah5k
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *