Benefícios do Ginkgo Biloba: Planta Superpoderosa

O Ginkgo biloba é uma planta do Oriente que de acordo com algumas pesquisas pode prevenir e atacar tumores no ovário, cérebro, mama e fígado. Teoricamente o extrato dessa planta faz com que as células malignas se autodestruam. Saiba mais sobre os benefícios do Ginkgo biloba.

Descrição do Ginkgo Biloba

  • Nome Científico: Ginkgo biloba L.
  • Nome popular: Nogueira-do-japão
  • Origem: Extremo Oriente

Aspecto: As folhas da planta são dispostas em forma de leque e lembram um trevo. Essa árvore pode chegar a uma altura de até 40 metros. O fruto da árvore lembra uma ameixa que contém uma noz que pode ser amassada e comida.

Curiosidade – A Ginkgo biloba foi a primeira planta que brotou depois da destruição da bomba atômica ocorrida na cidade de Hiroshima, no Japão.

Uma Planta Superpoderosa

Devido as suas inúmeras façanhas a Ginkgo biloba é uma planta famosa e o extrato das suas folhas pode ajudar a reduzir tonturas, melhorar a memória, aliviar dores nos braços e pernas além de acabar com zumbido no ouvido. Com tantos benefícios não é difícil entender porque a Ginkgo biloba tem tantos fãs no mundo todo. A maior parte dos adeptos do uso dessa planta são idosos.

Os especialistas acreditam que poder dessa planta vai muito mais além do que isso. Alguns estudos realizados com pessoas em laboratório sugerem que a Ginkgo biloba tem a capacidade de prevenir e atacar tumores. Algo que alçaria essa planta ao hall da fama botânico.

Porém, ainda é muito cedo para afirmar que realmente a Ginkgo biloba tem esse poder. Os cientistas ainda estão realizando outros estudos para entender o que a planta faz e como faz. Se você já se interessou em incluir essa planta superpoderosa no seu dia a dia conheça os seus benefícios que já são reconhecidos.

Ginkgo Biloba e Seus Benefícios

A árvore Ginkgo possui ao todo mais de 40 componentes isoladas, porém, apenas duas são consideradas responsáveis pelos efeitos medicinais da erva: flavonóides e terpenóides. Os primeiros são antioxidantes à de plantas que atuam protegendo os nervos, o músculo do coração e os vasos sanguíneos da retina. Os Terpenóides agem melhorando o fluxo sanguíneos de forma dilata os vasos e reduz a viscosidade das plaquetas.

Estudos Realizados Concluíram que a Planta Apresenta os Seguintes Benefícios:

Contra Demência e a Doença de Alzheimer

Na Europa a Ginkgo é bastante utilizada para o tratamento da demência. No início era usada porque ficou comprovado que melhorava o fluxo sanguíneo para o cérebro. Depois de novos estudos ficou claro que a planta atua de forma direta na proteção das células nervosas que foram danificadas pela doença de Alzheimer.

Muitos estudos comprovaram que a planta Ginkgo tem um efeito bastante positivo para a memória. Dessa forma essa planta é bem interessante para o tratamento de pessoas com Alzheimer ou demência vascular.

De acordo com estudos a Ginkgo biloba oferece os seguintes benefícios para pessoas que tem Alzheimer:

  • Melhoria na capacidade de aprendizagem, pensamento e memória (função cognitiva).
  • Melhoria na realização das atividades diárias.
  • Melhoria no comportamento social.
  • Melhoria nos sentimentos de depressão.

Diversos estudos concluíram que o ginkgo pode oferecer resultados tão bons quanto aqueles oferecidos pelos medicamentos prescritos para Alzheimer que tem como objetivo atrasar os sintomas de demência.

Vale ressaltar que outros estudos obtiveram resultados divergentes que apontaram que o ginkgo funcionava como um tipo de placebo para a redução dos sintomas da doença de Alzheimer. Dessa forma o Alzheimer é bastante sugerido como uma forma de prevenir o Alzheimer e a demência, mas não necessariamente como um remédio.

A claudicação Intermitente

Outro benefício bem interessante do Ginkgo é de melhoria de circulação sanguínea que pode ajudar pessoas que tem claudicação intermitente (tipo de dor causada pela redução do fluxo sanguíneo para as pernas). Quem tem essa doença tem dificuldades para andar sem sentir uma dor terrível.

O ginkgo foi observado em alguns estudos com o objetivo de determinar se ele realmente pode ajudar pessoas com essa doença. O resultado desses estudos apontou que o ginkgo é tão eficiente quanto um remédio que tem como objetivo melhorar a circulação. Porém, concluiu-se também que exercícios de caminhada com o ginkgo são mais benéficos.

Glaucoma

Um dos melhores resultados do ginkgo foi num estudo com pessoas que tem glaucoma, percebeu-se que aqueles que tomaram 120 mg do extrato da planta por dia durante 8 semanas tiveram uma boa melhoria na visão.

Memória

Um dos principais benefícios apontados do Ginkgo é conseguir melhorar a memória de pessoas com demência. É mais difícil de constatar se a planta ajuda na memória de pessoas saudáveis, mas não custa tentar. Estudos descobriram que a planta pode trazer efeitos positivos para a memória enquanto para outros estudos parece que a planta atua somente como placebo.

Para ser eficiente para a memória a dose deve ser maior ou igual a 240 mg por dia. O Ginkgo é adicionado a nutrição em sorvetes de frutas e refrigerantes para melhorar a memória e também para ajudar a melhorar o desempenho cognitivo mesmo que pareça duvidoso para cientistas que pequenas doses possam melhorar efetivamente a memória.

Degeneração Macular

Os flavonóides presentes no ginkgo ajudam a melhorar ou reduzir problemas na retina, a parte de trás do olho. A Degeneração macular é um exemplo de doença que afeta a retina e se trata de uma doença progressiva e degenerativa dos olhos que pode afetar adultos mais velhos.

Trata-se da principal causa da cegueira nos Estados Unidos e alguns estudos com o gingko demonstraram que ele pode ajudar a preservar a visão em pacientes que tem Degeneração macular.

Zumbido

Alguns tipos de lesões nervosas ou distúrbios no sangue podem acabar levando a tinnitus (um tipo de zumbido, assobio ou outro som nos ouvidos ou cabeça quando não há nenhum som externo). Pelo fato de o ginkgo melhorar a circulação pode ajudar a melhorar o zumbido.

Estudos demonstraram que o ginkgo pode reduzir de forma moderada o volume desse zumbido, desde que tomado 3 vezes ao dia pelo menos por 3 meses. Porém, o zumbido pode bem difícil de tratar deve ficar claro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *