Bastante utilizadas nas decorações, a Bromélia, que possui nome científico de aechmeafasciata, são muito conhecidas no mercado como Vaso-prateado, Aequimea e Bromélia-aequimea. Este tipo de planta pertence a família das chamadas Bromeliaceae, e sempre se adaptam aos climas tropicais contando com um ciclo de vida totalmente perene. Estas plantas são encontradas de forma bastante comum nas floriculturas e ainda acondicionadas em vasos de plantas. Possuem uma folhagem rígida e que possuem espinhos nas pontas, a planta ainda apresenta detalhes em escamas, uma característica muito comum dos exemplares que são mais jovens. Suas flores possuem uma coloração rosada, e contam com espinhos em suas bordas, formando flores bastante delicadas e bonitas. Depois de ser realizada esta floração, a planta deverá ainda apresentar pequenos brotos laterais e morre em seguida. Neste período porém deverá ser sempre encaminhada para um jardim externo, que deverá ser fresco e úmido, sempre á meia sombra.
Alguns Tipos são mais Adequados Para a Decoração de Interiores
As espécies de Aequimea que são mais adequadas para decorar os interiores são as de folhas macias, estas que deverão ser esverdeadas e também lisas, bastante sensíveis a luz solar direta. Devendo ser utilizada para os jardins externos e também as varandas, as que são mais indicadas são as de coloração cinzenta ou mesmo avermelhada, com folhas que sejam mais resistentes.Normalmente as bromélias possuem poucos problemas com insetos ou pragas, já que são bastante resistentes. E mesmo tendo poucos cuidados, a planta por um longo período poderá sobreviver. Caso você queira ter um bonito jardim que tenha diversas bromélias, veja a seguir alguns cuidados importantes que se deverá ter para cuidar desta planta.
Como Cuidar das Bromélias
As bromélias deverão ser sempre cultivadas através de substratos, como por exemplo cascas de coco, e ainda devem ser sempre dispostas em um local que tenha meia sombra, com luz solar que poderá ser filtrada ou mesmo indireta. Caso exista um contato direto com a luz solar ela poderá queimar todas as folhas de algumas espécies. A plantação e multiplicação deste tio de planta deverá acontecer até que exista a separação de suas mudas que ficam laterais, elas deverão ter um tamanho aproximado ao da planta original para que possam aguentar a nova plantação. O solo de cultivo das bromélias deverá ser sempre mantido de forma úmida, devendo ser utilizado com regas periódicas, apesar disto deverão ser sem exageros.
As raízes da planta de forma alguma poderão ficar submersas. Se a água permanecer sobre as folhas que estiverem mais baixas procure sempre trocar evitando assim que a parte de baixo da planta possa apodrecer. Estas plantas sempre toleram altas temperaturas, apesar disto o ambiente de temperatura ideal deverá não ter menos de 13 graus e não podem superar também 29 graus. Normalmente quando existem as temperaturas amenas, elas ajudam a realçar as cores das plantas, além é claro de prolongar a vida das flores. Além disto a circulação de ar para que ocorra o perfeito desenvolvimento da planta deverá ser boa. Outra particularidade interessante, é a não necessidade de se preocupar com adubação de plantas. É sempre importante procurar se investir na utilização de fertilizantes a base de água para que se mantenha a planta forte e bonita. Todas as bromélias costuma florescer apenas uma vez na vida, e poderão produzir porém uma nova planta na sua base, que é o que podemos chamar de brotação. É importante que para que aconteça o processos de uma nova planta, procure a replantar seguindo sempre os cuidados quanto a iluminação das mesmas, a sua temperatura e também a sua umidade.
Existem alguns exemplares de bromélias que possuem um florescimento de maior duração, estas que poderão apresentar um processo de até três meses. Uma dica também importante é procurar evitar a utilização dos regadores que são criados em metal, já que este material poderá ser altamente danoso para as plantas, estas independente de sua espécie. Por toda a sua estrutura natural este tipo de planta poderá armazenar água nos seus interiores, o que poderá tornar uma das plantas mais analisadas por agentes de saúde, já que poderá ser um foco de mosquitos da dengue. Por este motivo é muito importante que se verifique de forma regular estas condições e procure retirar a água que estiver parada e armazenada na planta. É importante que todos estas dicas sejam seguidas para que sua plantação realmente vingue. As bromélias não são conhecidas como as plantas mais fáceis de serem criadas, independente da família ao qual ela pertence.
A história da Bromélia mostra que poucas pessoas realmente conseguem efetivar uma boa plantação desta linda planta quando não está em algum local que realmente ofereça as condições necessárias para ela se desenvolva. Em compensação, nestes locais as Bromélias costumam se desenvolver em abundância, sem que as pessoas realmente precisem dos cuidados necessários para plantações caseiras. Outro cuidado que as pessoas devem ter relacionada a Aequimea – Aechmeafasciata está no momento que ela consegue atingir o seu ápice como forma de vida e está pronta para a afloração. Ela só vai efetivamente conseguir chegar neste estágio depois de conseguir reunir energias e nutrientes suficientes. Isso é importante salientar, porque muitas pessoas acabam não tendo paciência de esperar efetivamente o momento que estas plantas reúnem todos os nutrientes necessários. Por isso, não descuide da terra que ela está plantada e jamais deixe esta planta sem luz, mas é importante cuidar para que as folhas não queimem com uma grande quantidade de sol.
O resultado que a pessoa terá se conseguir cuidar destas plantas com todo amor, carinho e técnica é uma plantação realmente muito bonita, que poderá trazer diversos lucros para as pessoas que investem nesta área. Um exemplo de negócio lucrativo envolvendo a planta é o fornecimento para produtoras de eventos ou companhias especializadas em decoração. Estas empresas estão sempre comprando de terceiros as plantas que utilizam para decorar festas e outros tipos de cerimonia, e se tornar fornecedor deles pode ser uma alternativa muito viável de negócio.