A alcachofra é uma planta muito conhecida mundialmente devido as suas propriedades medicinais e culinárias. Vamos então conhecer um pouco mais sobre essa planta?
Ficha Técnica
A alcachofra é uma planta muito conhecida no mundo inteiro, cientificamente ela apresenta-se com o nome Cynara scolymus, também chamada de alcachofra globosa, dependendo da região onde é cultivada. Está entre as espécies de plantas que fazem parte da família das Asteraceae sendo uma planta de origem do continente africano e com incidência também no continente europeu.
Está categorizada como uma planta medicinal e hortícola, de folha e flores perenes. Seu tamanho na fase adulta pode chegar a quase 2 metros de altura sendo cultivada dentro das condições ideais de solo, umidade e iluminação. Por ser uma planta africana e europeia, a alcachofra vai crescer melhor em regiões onde o clima é mediterrâneo, subtropical e temperado. Tem ciclo de vida perene, o que significa que com uma plantação de alcachofras, você terá uma planta que florescerá durante todo o ano. Apesar de ser perene, ela vai rebrotar apenas após o inverno, todos os anos.
As folhas dessa planta possuem cerca de meio metro de comprimento, com espinhos, de forma lobada com a cor verde bem clara, principalmente na parte superior da folha. A alcachofra em si nasce como uma haste floral no meio da planta e sua coloração bem púrpura coberta por camadas bem grossas e características dessa planta.
É justamente essa parte mais grossa que consumimos. Essas camadas são popularmente conhecidas como escamas ou pétalas da alcachofra. Para consumo, elas devem ser colhidas antes de brotarem as flores da planta.
Como Cultivar
A melhor forma de cultivar a alcachofra é sob o sol pleno, com solo totalmente fertilizado e muito bem drenado e enriquecido com material orgânico. Se você cultivar a alcachofra em regiões de climas mais quentes, ela não vai gerar botões de flores. Antes de plantar a sua alcachofra, certifique-se de que o solo está bem foto, profundo e em local arejado. Como as raízes são longas, caso você não plante a alcachofra em solo profundo, as raízes não irão se desenvolver e contanto, sua planta também não.
A reprodução é feita por sementes e por divisão de mudas.
Culinária
As alcachofras também são muito consumidas na culinária. Separamos mais abaixo, uma deliciosa receita usando essa planta.
Alcachofras no vapor com manteiga e alho
Você vai precisar dos seguintes ingredientes, ideal para 2 pessoas:
- – 2 alcachofras inteiras
- – 2 colheres de sopa de manteiga
- – 2 dentes de alho fatiados
- – Sal e pimenta do reino a gosto
- Com os ingredientes em mãos, siga os passos abaixo:
- – Encha uma panela com água suficiente para cobrir todo o fundo. Coloque essa quantidade para ferver em fogo alto.
- – Enquanto a água ferve, prepare as alcachofras aparando e eliminando os caules e as folhas da planta.
- – Passe manteiga e fatias de alho por entre as camadas de toda a sua alcachofra.
- – Com a água já fervendo, coloque a alcachofra para cozinhar a vapor na panela. Para isso é importante você usar as cestas para esse tipo de cozimento. Deixe assim por 20 minutos para que amoleçam totalmente.
Coloque mais manteiga para dar sabor e sirva.
Funções Medicinais
A alcachofra possui diversas funções para a medicina natural. Na sua composição vamos encontrar a cinarina, sais minerais como fósforo, ferro, potássio, enxofre, magnésio e outros, ácidos clorogênicos, ácidos cafeícos, mucilagem, componentes flavônicos glicosilados, cinaropicrina, enzimas, vitaminas como a vitamina A, B1, B2 e C, entre outros componentes químicos. Esses componentes estão presentes em toda a planta incluindo suas folhas, o talo e a raiz.
Na medicina, a alcachofra possui propriedades antiesclerótica, antitóxica, colagogo, digestivo, diurético, hipotensor, hepático, depurativo, laxante, febrífugo, antirreumático, antiurética, colerético, hipoglicemiante, anticolesterogênica e antiurética. Com tantas propriedades medicinais, como você percebeu mais acima, você pode usar a alcachofra no tratamento de problemas de saúde como males gástricos e/ou renais, colesterol, inflamação interna, regimes para emagrecimento, fraqueza, diarreia, diabetes, problemas de ácido úrico, anemia, arteriosclerose, cálculos na bexiga e nos rins, pneumonia, raquitismo e muito mais.
Você vai usar praticamente todas as partes da sua alcachofra e o medicamento pode ser consumido ou aplicado através de decocção, infusão, extrato hidroalcóolico, extrato seco, tintura, vinho medicinal, suco e cápsulas. Mais abaixo separamos o valor ideal de cada uma dessas formas para que você consuma na quantidade correta.
- – Decocção: é feita com folhas, onde você deve ferver por 10 a 12 minutos em água. O ideal é tomar duas ou três xícaras de chá por dia. As doses tem que ser preparadas para consumo, ou seja, evite prepara uma quantidade grande para chá e guardar para beber depois. A decocção feita com a raiz, deve ser feita com 20 gramas de raiz de alcachofra fresca para 1 litro de água e deixar ferver por 5 minutos. Filtrar e adoçar antes de tomar. Indicado tomar ainda morno três xícaras por dia.
- – Infusão: é feita com folhas picadas onde você deve colocar 2 colheres de sopa cheia, para cada litro de água. Deixe ferver também por um tempo entre 10 e 12 minutos e tome uma xícara de chá 3 vezes ao dia e sempre após as principais refeições. Assim como na decocção, prepare as doses isoladas para tomar.
- – Extrato hidroalcóolico: deve ser tomado de 0,5 a 1 grama por dia.
- – Extrato seco: deve ser tomado de 100 a 150 mg a cada dose. O ideal é que você tome essa quantidade três vezes ao dia, sempre após cada uma das principais refeições.
- – Tintura: tomar de 5 a 25 ml por dia.
- – Vinho medicinal: Você vai macerar 20 gramas de folha de alcachofra fresca em um litro de vinho branco e deixar assim por cinco dias. Depois é só filtrar e tomar 2 cálices por dia.
- – Suco: deve ser tomado junto com suco de limão para o combate da asma apenas e junto com suco de cebola para o tratamento na recuperação de hemofílicos.
- – Cápsulas e/ou comprimidos: para adultos tomar três vezes ao dia e crianças tomar apenas uma vez ao dia.
As únicas contraindicações para a alcachofra é para mulheres lactantes porque dois componentes que estão presentes nessa planta a cinaropicrina e a cinarase causam a coagulação do leite e também é contraindicada em caso de pessoas que possuem fermentação intestinal.