As orquídeas são plantas maravilhosas para se presentear algum ente querido ou para se cultivar em casa. Mas elas possuem uma reputação de serem difíceis de cuidar. Na verdade com um pouco de estudo e dedicação, você consegue cultivar orquídeas e descubrirá que é muito fácil tê-la por anos.
A maioria das orquídeas exigem condições úmidas e bem drenantes. Existem vários tipos de meios de cultura para plantar uma orquídea, como o pau-brasil, musgo de turfa, rochas, cortiça, carvão vegetal, areia, etc. As orquídeas exigem o plantio raso.
Uma mistura básica para o cultivo consiste de perlita grossa, casca de abeto e musgo esfagno. Geralmente, o grau da casca depende do tipo de orquídea cultivada. Por exemplo, orquídeas phalaenopsis são cultivadas em cascas grossas.
Segue abaixo algumas dicas básicas para cuidar de uma orquídea em vaso, dentro de casa (indoor):
Rega
Embora sejam encontradas em florestas tropicais, elas não precisam de rega pesada.
A maneira correta é regar de maneira que a planta não fique imersa em uma terra com muita água, pois as raízes apodrecem em muita umidade.
Uma maneira que funciona é usar a rega de submersão, ou seja, a orquídea fica num vaso com solo e casca e esse vaso fica dentro de outro (com furos para contato) com água. Varia de espécie para espécie, mas você pode usar essa técnica uma vez por semana.
Outra maneira é regar com cubos de gelo. A técnica se chama icecube. Ao adicionar cubo de gelo no solo do vaso você impede que a raiz apodreça e melhora a absorção, pois ela acontece aos poucos. Dependendo do local, você pode colocar dois cubos de gelo por semana (em cima de envoltura, embaixo das folhas.
O derramamento é uma maneira simples de regar. Basta jogar a água aos poucos diretamente na terra (evite as folhas). Cuidado para não encharcar.
Dependendo da sazonalidade e onde sua planta está situada, adicione ¼ de água destilada (ou fervida e resfriada) toda semana à água de rega.
Umidade
A umidade é essencial na vida de uma orquídea. A técnica mais simples e que funciona é chamada de misting. Basicamente significa pulverizar uma orquídea regularmente com um borrifador de névoa fina. Pulverize as folhas e raízes aéreas até duas vezes por dia (prefira água destilada).
Iluminação
Importante: evite luz solar direta. Sob nenhuma circunstância deixe a orquídea recebendo luz do sol diretamente, pois ela se queima facilmente.
Nutrição
Você pode comprar rações e nutrientes específicos para orquídeas. Despeje o líquido com um jarro de bico estreito apenas no solo.
Limpeza
Limpe as folhas das orquídeas semanalmente. Use uma toalha limpa e úmida para limpar as folhas de poeira, assim ajuda na respiração foliar.
Poda
Quando a orquídea atinge o período de floração, elas duram até doze semanas. Após esse tempo elas podem sumir e cair das hastes. Se o caule permaneceu firme e verde, deixe como está, mas se ele está fraco, dobrável e perdendo a cor você precisará podar.
Com uma tesoura afiada ou uma faca esterilizada, apare as folhas e os galhos doentes ou mortos, bem como raízes ou outros tecidos. Basicamente, se algo ainda está verde, então está saudável, deixe como está.
Ao cortar, certifique-se de que este tenha sido feito diagonalmente.