Estar no meio ambiente é sempre o desejo de muita gente, não é verdade? É que dizem que o contato mais íntimo com a natureza faz com que a nossa saúde fique cada vez mais forte. Quem é que não gosta de, no fim de semana, ir para algum lugar onde o verde é proeminente? Pois bem. Acho que todos gostam disso.
O problema é que, apesar de ter toda essa importância em nossa vida, muitas pessoas não veem assim, infelizmente. Durante a idade média, até a nossa situação atual, o ser humano abusou em relação à sua exploração no meio ambiente: os impactos de mais de quinhentos anos de exploração contínua estão sendo sentidas agora: aumento na temperatura do planeta, além do desmatamento desenfreado e de problemas como a fome estar aparecendo em grande escala, entre outros vários sintomas.
Poluição
Felizmente, diversas nações já estão enxergando o problema por trás da exploração desenfreada dos recursos naturais e, assim, já anunciaram diversos programas com o intuito de fazer com que as emissões de poluentes possam cair pela metade. O problema repousa justamente nas emissões de gás carbônico, que sai do carburador de carros e da chaminés de diversas fábricas. Segundo os pesquisadores, esses gases são os grandes colaboradores para o aumento do Aquecimento Global no planeta Terra. O Aquecimento Global se dá com a entrada de raios UV do Sol de forma descontrolada, por conta de buracos presentes na camada de ozônio, buracos estes que são causados justamente pela emissão descontrolada de gás carbônico.
Deixando um pouco de lado essa questão, é fato que muitas pessoas ainda nutrem um respeito e compaixão pela natureza. E, mesmo que não possam estar por perto a todo momento, elas desejam ter sempre perto de si alguma coisa que possa remeter à natureza. Enquanto algumas pessoas escolhem adotar um animal de estimação, por exemplo, outras preferem cuidar de plantas. E, já que estamos falando delas, que tal aprendermos um pouquinho sobre a Dália? Além disso, iremos mostrar como fazer de forma correta mudas dessa planta. Confira a seguir:
A Dália
A Dália é um gênero da botânica, que é uma herbácea que costuma ter um porte médio, sendo que, quando chega na fase adulta, pode apresentar mais de um metro e meio de altura. A sua origem é mexicana, onde era muito cultuada pelos índios e demais nativos do país.
Apesar de ter uma origem latino-americana, é na Europa que a planta conseguiu atrair uma grande leva de fãs, principalmente na região da Europa nórdica. Um botânico inglês foi o responsável por levar mudas do México para a Europa e, a partir daí, permitir que a planta se espalhasse por lá. E, por incrível que pareça, foram os holandeses os responsáveis por esta planta se propagarem por aqui. Depois de muitos anos de mudanças e de pesquisas, a Dália atualmente apresenta mais de três mil tipos de espécies, sendo que, nessa grande variedade, estamos falando também de uma maior variedade de tamanho, de cor e, principalmente, de formato.
Ela se reproduz por meio de sementes, por estaquia de suas pontas ou também pela divisão das raízes tuberosas. Esse último modo de reprodução faz com que a “planta filha” tenha características idênticas à “planta mãe”. O clima ideal para que ela possa crescer forte e saudável é o ameno, o que se explica a origem no México e a sua posterior adaptação na Europa nórdica.
Como toda planta, a Dalia necessita e muito de luz solar, o que faz com que tenha dois parâmetros para cuidar dela: se estivermos falando de um local com pouca luz, é necessário que ela fique exposta pelo menos por quatro horas a uma fonte de luz solar. Já o caso de o local estar sempre ensolarado, é pedido que ela seja criada à meia-sombra.
É necessário que o solo onde a Dalia está colocada esteja sempre úmido, mas nunca encharcado pois a planta pode acabar morrendo. As suas flores serão produzidas na primavera e no verão, em uma grande gama de cores. Um dos poucos cuidados que se deve tomar com ela é que ela não suporta ventos e que também necessita de adubação orgânica a cada três meses, para poder repor os nutrientes.
Como Fazer Um Jardim?
Caso você queira fazer um jardim em sua casa, você deve sempre observar o quão é possível fazer esse jardim em sua casa. Ou seja, se há espaço suficiente para tal estrutura. Se houver, é necessário que seja cavado um buraco no chão com até quarenta centímetros de profundidade. Feito isso, utilizando fertilizantes e outros tipos de adubo, faça com que a terra fique nutritiva novamente e coloque a terra novamente no buraco. Não é recomendado colocar a semente da planta diretamente no solo: você deve cultivar a semente em um vasinho adequado até que ela cresça e tenha força suficiente para poder crescer sozinha a partir do solo.
Lembre-se que as sementes não precisam de muitos cuidados, apenas de um solo rico em proteínas e úmido, de preferência. Depois de uma duas ou três semanas, as sementes já terão germinado e, assim, conseguirão sobreviver sozinhas no novo local que você reservou para a construção do seu jardim.
Ao transferir as mudas para o jardim, tenha cuidado para não machucar as suas raízes, já que elas serão imprescindíveis para se adaptar a um novo ambiente, principalmente em um ambiente novo que ela nunca tenha ficado. Lembre-se de se certificar que o local receba luz solar adequada e que se a espécie de planta que você escolheu para enfeitar o ser jardim gosta de muita ou pouca luz solar, já que, dependendo, você pode posicionar essas plantas em um local que não exista muita incidência de luz solar.
Depois de fazer esse jardim, é necessário sempre cuidar dele: com rega, retirando as ervas daninhas ou cuidando para que pragas e demais animais não perturbem o crescimento da Planta.
Como Fazer Muda da Dalia?
Caso queira aprender como fazer muda da Dália, acesse o link a seguir: