Como É A Primavera no Japão? Quando Acontece?

As estações do ano são muito mais do que períodos onde o planeta costuma apresentar mudanças em seu clima e em sua natureza: elas são maneiras de deixar a vida mais equilibrada, de forma que todos os seres vivos possam achar meios para poderem sobreviver e, claro, para a própria natureza poder se renovar.

Muita gente declara seu amor pelo verão, outros (muitos) já preferem o clima mais friozinho e por isso exaltam o inverno. Há outras pessoas, porém, que preferem gostar das estações de transição, como é o caso do outono e da primavera. No caso dessa última, as pessoas que nutrem um amor excepcional pelas flores e plantas não veem a hora dessa estação chegar, já que é bem comum que as plantas comecem a florescer durante esse período que antecede o verão.

Aqui no Brasil, o período de primavera vai de Setembro a Dezembro, antes que o verão tome posse como estação predominante. E, durante esse tempo, o meio ambiente fica muito mais colorido. Mas, você já pensou como é a primavera no Japão? Esse artigo têm a finalidade de trazer um pouco mais sobre como essa estação é vista por lá e, claro, quando ela acontece. Confira:

A Primavera no Japão

Em japonês, a primavera é conhecida como “Haru”, sendo que o feriado posterior ao dia da primavera é conhecido como “Golden Week”. Geralmente, esse feriado acontece no dia 20 ou 21 de março, sendo que o período de primavera vai desse período até junho, onde o verão toma o seu lugar no hemisfério norte. O arroz, um dos cereais mais importantes para os japonês, têm o seu cultivo iniciado durante a primavera, principalmente entre o período do final de abril até o início de maio.

Talvez uma das características mais importantes da primavera no Japão é o clima ameno na maior parte do seu território, bem como, também, no desabroche de flores, principalmente as flores da ameixeira e também da sakura, que nada mais são do que flores da cerejeira. No Japão, essas cerejeiras florescem de forma gradual do sul ao norte, sendo que tal fenômeno é conhecido como “Sakura Senzen”. Por conta da tradição dos japoneses ao celebrarem essa data, é muito comum que eles realizem diversas atividades ao ar livre por conta do clima muito mais agradável do que a do inverno japonês, que costuma ser bastante rigoroso.

Para os japoneses, a chegada da primavera é esperada como o carnaval é esperado pelos brasileiros. É que a estação é a qual eles podem ter um contato ainda mais íntimo com a natureza e com outras pessoas. É tão importante que muitos japoneses dizem que o ano só começa depois do início da primavera. Nesse período, atividades como aulas e o início do ano fiscal começam a operar. A temperatura média varia de local para local no Japão, porém essas temperaturas sempre giram em torno de 15° a 20° graus.

Hanami: Espetáculo a Céu Aberto

Como já dito anteriormente, a primavera tem um espaço reservado no coração dos japoneses. A possibilidade de sair e poder apreciar um pouco o tempo ensolarado é uma atividade apreciada pela grande maioria dos japoneses. Mas, o grande símbolo da primavera é, justamente, o Hanami. O Hanami nada mais é do que a visualização da florada dass sakuras, que ocorrem entre os meados de março a abril. Mas não pense que são somente essas flores que são cultuadas pelas pessoas. A partir de abril e maio , as glicínias e as tulipas começam a dar o seu show de simpatia ao desabrochar em diversos jardins e parques que estão espalhados por todos os Japão.

É bastante interessante ver como os japoneses se comportam com a chegada da primavera dentro do seu território. Assim que as montanhas japonesas começam a perde a sua neve e as árvores começam a recompor suas copas com as folhas, o silêncio é substituído por risadas e também por ansiedade para poder conferir novamente o meio ambiente alegre e colorido.

Como já dito anteriormente, as temperaturas são muito mais amenas no Japão, o que permite inclusive que eles andem de roupas mais leves, ao contrário dos muitos agasalhos que utilizavam antes por conta do frio extremo.

Caso você esteja planejando uma viagem ao Japão para apreciar de perto as maravilhas que a primavera reserva deve estar ciente de algumas coisas:

– Como já se sabe, a época de primavera tem a ver com a transição para o verão onde, naturalmente, as temperaturas tendem a subir. Só que, mesmo com essa tendência, o Japão é uma caixa de surpresas: é possível que as temperaturas caiam muito. Dessa maneira, ao arrumar as malas, inclua peças extras que podem ser utilizadas caso você sinta frio.

– No fim de Abril, outra comemoração bastante esperada pelos japoneses têm início: é a chamada Semana Dourada, na qual se mostra como uma temporada de dias  – consecutivos entre si – que a maioria dos japoneses tiram  folga. Assim, se você não quiser enfrentar horários de pico ao visitar os cartões postais do país, planeje-se para evitar que isso aconteça.

– Se você for uma pessoa alérgica, tome cuidado: as flores. Ao desabrocharem, produzem muito polén, o que pode causar muitas reações alérgicas por quem possuí esses problemas. Então, prepara os antialérgicos para evitar quaisquer transtornos na contemplação dessas verdadeiras obras da natureza.

A Incrível Recuperação dos Japoneses

Quando se fala em país do futuro, muita gente olha para o Japão com bons olhos. Isso porque o país apresentou uma excelente recuperação desde os eventos da Segunda Guerra Mundial, na qual o país foi bombardeado por duas bombas atômicas. De lá para cá, o país investiu muito em educação e bem estar social, nos quais os frutos estão sendo colhidos atualmente: uma tecnologia de ponta, nas quais as novidades sempre surgem por lá primeiro. Não é à toa também que o país é conhecido por ser a nação com o maior número de habitantes com mais de 100 anos, justamente pela sua cultura e, principalmente, alimentação saudável. É um povo conhecido, também, por levar tradições bem a sério.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *