Como Fazer Vasos De Xaxim?

Os vasos de xaxim são os preferidos das bromélias, orquídeas e de mais algumas samambaias, mas como poucas pessoas sabem o xaxim foi proibido. Material esse que era muito utilizado para fabricação de vasos para colocar plantas pois seu caule usado é naturalmente nutritivo. Dessa maneira, se viu a necessidade de busca por matérias semelhantes que possa ser feita a substituição desse material.

No texto a seguir, serão apresentados os motivos pelo qual o xaxim foi proibido e possíveis matérias que possam substitui-lo e como fazer a substituição desse material.

Por Que O Xaxim Foi Proibido?

Poucas pessoas sabem ou entendem o que é xaxim. O xaxim também conhecido como samambaiaçu é uma espécie de samambaia arborescente, ou seja, essa planta apresenta um porte de árvore. Suas folhas são amplas e divididas em folículos. Ela é uma das espécies mais antigas do planeta e pode levar até 100 anos para atingir a sua fase adulta.

O caule do xaxim por muito tempo foi utilizado para a fabricação de vasos estacas e placas, vasos esses que serviam como suporte para outras espécies de plantas. Tal planta era explorado para fabricação desses vasos por seus caules possuírem raízes entrelaçadas com enorme capacidade de absorção de água e retenção.

Dessa forma, com a constante exploração para uso em projetos ornamentais levou ao desaparecimento da planta em diversas regiões. O resultado dessa exploração a longo prazo foi que o xaxim se encontra na lista do IBMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) entre as espécies que estão ameaçadas de extinção. Já em 2001, o CONAMA (Conselho Nacional Do Meio Ambiente) em uma resolução proibiu o corte a exploração da espécie.

A partir do momento em que você vende, compra ou extrai materiais do xaxim estará cometendo um sério dano ambiental, além de estar fazendo algo ilegal. Pois a espécie está proibida de ser extraída e comercializada. E ainda poderá responder pelos atos cometidos judicialmente.

Quais Outros Materiais Podem Substituir O Uso Do Xaxim

Depois da proibição do uso do xaxim, surgiu a necessidade de busca por materiais ou outra espécie que possa fazer a substituição da planta. Uma das mais utilizada é a fibra de coco.

O coco tem uma capacidade de germinação espetacular. Dentro do coco possui um embrião germinando, enquanto está sendo protegido pela casca do mesmo, nessa casca possui raízes extremamente entranhada naquela casca rígida. A casca fibrosa serve como um berçário para o desenvolvimento e germinação do embrião. Ela tem a capacidade de reter a umidade, de forma que não resseque ao ter contato direto com o sol.

Outra finalidade da fibra de coco, além de ser usado como substrato é na convecção de vasos que devem ficar imersos em água por um determinado período antes de serem utilizados. Esse processo é feito para que ele retenha melhor a umidade.

Uma outra alternativa para a substituição do xaxim são os troncos de árvores apodrecidos. Para o cultivo de samambaias, é possível criar uma espécie de vaso nos troncos apodrecidos de forma que as plantas apreciam os insumos liberados devido ao processo de apodrecimento das matérias orgânicas da árvore. Para isso é necessário um “vaso” sobre a madeira, esse vaso na verdade será um buraco que fará para colocar a samambaia para que ela absorva a matéria orgânica.

Como Cultivar Uma Orquídea Sem Vaso De Xaxim

Com a proibição da extração do xaxim, muitos colecionadores e cultivadores de orquídeas tiveram que adaptar novos vasos para manter suas plantas. No geral, a orquídea é uma planta bastante sensível, elegante e sofisticada e requer bastante atenção e cuidado no seu cultivo.

A planta pode ser cultivada em diversos lugares diferentes. Podendo ser em vasos de plástico, barro ou madeira. E ainda também pode ser cultivada em árvores vivas ou casca de árvore. O importante é se atentar aos cuidados que se devem tomar de acordo com o local escolhido para a plantação.

Por exemplo, se optar pelo vaso de plástico ou qualquer outro local, atente-se que as raízes das plantas devem estar aparadas, principalmente as raízes traseiras. Desse modo, quando escolhida a opção de cultivo em vasos, estes devem comportar totalmente o tamanho da planta. O vaso deve ter furos em sua lateral e no fundo, desse modo permitirá a ventilação no seu interior. Afim de melhorar a drenagem, coloque no fundo do vaso um pouco de brita, pedaços de tijolos ou pedra lavada.

Outra maneira de se cultivar a orquídea é no tronco de uma árvore, uma das maneiras mais praticas e que mais se assemelha com o habitat natural da planta. Para isso, basta amarrar a planta sobre o tronco da árvore com o auxilio de um arame de cobre ou barbante. Lembrando que as árvores ideais para o plantio das orquídeas são aquelas que perdem sua folhagem no inverno, fazendo com que a planta receba a luz solar mais branda dessa estação. E no verão, quando a folhagem fica mais volumoso, protegem a flor de queimaduras.

Portanto, vale lembrar também que esse tipo de plantio não exige rega nem transplante, pois a orquídea retira os nutrientes necessários da árvore que está alojada. No entanto, pode envolver a muda com uma fibra de coco amarrando com o auxilio de um cordão (barbante ou cobre). Esse processo protege a muda e mantém a umidade necessária até que a planta possa enraizar.

Curiosidades Sobre O Xaxim

No processo de evolução do planeta Terra, o xaxim ou as pteridófitas, foram as plantas responsáveis por originarem o sistema de vasos que tem como função a condução de nutrientes. Esse feito fez com que a passagem da água pelo corpo do vegetal ocorresse mais rapidamente, o que resultava num favorecimento do desenvolvimento de novas plantas com altos portes. Pois até então, grande parte da vegetação era rasteira, por não possuir esses sistemas de condução de nutrientes. Os vasos condutores são responsáveis pela adaptação das demais espécies em ambientes terrestres, ou seja, deixaram de ser hospedeiros.

Xaxim de Palmeira

Xaxim de Palmeira

O xaxim também pode ser conhecido como Samambaiaçu, termo originário da língua tubi. Onde açu significa grande e samambaia que dizer planta, ou seja, samambaiaçu é uma planta grande.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *