A Dama da Noite é uma planta que é conhecida e se caracteriza por exalar um perfume peculiar no período noturno. O perfume desta espécie vegetal está entre os mais fortes exalados por plantas. A Dama da Noite é cientificamente chamada de Cestrum Nocturnum. A denominação Dama da Noite é uma das formas que a espécie vegetal é conhecida, no entanto existe uma serie de outros nomes pelos quais a planta é conhecida popularmente como: Coerana, Coirana, Flor da Noite, Jasmin da Noite, Jasmin Verde e Rainha da Noite. Em espanhol a planta é chamada de Cotí, Dama de La Noche e Galán de Noche. E em inglês a planta é chamada de Night Blooming Cestrum, Lady of the Night. A Dama da Noite é uma espécie vegetal que faz parte da família de plantas chamada de Solanaceae. Essa família de espécies vegetais, a Solanaceae, é composta por 10 gêneros e 3.000 espécies distintas. Essas plantas são encontradas com facilidade na América do Sul. As especies desta família são encontradas como arvores, ervas e trepadeiras. As espécies que compõem a família das Solanaceae possuem como característica a facilidade de se adaptarem aos diferentes climas, devido a sua rusticidade. A família das Solanaceae possui grande importância no âmbito alimentício e econômico, pois entre as espécies cultivadas podemos obter: batatas, berinjela, pepino, tomate, lírios, tabaco, pimenta e outras iguarias. A Dama da Noite é uma planta nativa do continente Americano (América do Sul, América do Norte e América Central), sendo oriunda do México e das Antilhas. Existem algumas espécies que são oriundas da Índia.
As Características da Dama da Noite – Cestrum Nocturnum
A Dama da Noite é uma planta arbustiva, que são aquelas especies que apresentam um porte pequeno quando comparadas as arvores e se caracterizam por ramificarem muito próximo ao solo. A Dama da Noite é uma espécie vegetal que possui textura semi lenhosa e é bastante conhecida e popular por suas flores apresentarem um aroma muito forte e inebriante. A Dama da Noite é uma espécie vegetal perene, isto é possui um ciclo de vida maior que dois anos, que no reino vegetal é considerado longo. A Dama da Noite possui um caule ereto e ramificado. Os seus ramos são recurvados (no inicio os ramos são eretos, no entanto ficam pendentes nas suas pontas). A Dama da Noite é uma espécie vegetal de médio porte, que possui uma altura média de 1,80 metros, contudo ela pode atingir em torno de 4,0 metros de altura. As folhas da Dama da Noite são simples, perenes, apresentam um formato que variam do oval ao lanceolado, são brilhantes, sua textura se assemelha ao couro e são sustentadas por pecíolos longos. A inflorescência da Dama da Noite é muito abundante, e normalmente surgem nos períodos da primavera e do verão. As inflorescência são suporte a um grande numero de flores, que possuem formato tubular e apresenta a coloração creme esverdeada. As flores da Dama da Noite exalam um perfume bastante forte e intenso, normalmente no período da noite. As flores dessa espécie vegetal são bastante atrativas para os animais, principalmente as abelhas, beija-flores e borboletas. Devido ao fato de atraírem esses animais, a polinização dessas plantas acaba acontecendo com o auxilio deles, principalmente das abelhas, que conduzem o pólen de uma Dama da Noite para a antera de outra flor da espécie.
Os frutos da Dama da Noite são do tipo Baga, possuem cor branca e são translúcidos (que deixa passar a luz) em seu interior. É necessário cuidado, pois a planta é toda tóxica. No entanto, nos frutos e nas folhas existe uma concentração maior de glicosídeo. Quando acontece a intoxicação de pessoas por causa da Dama da Noite, a pessoa sofrerá com náuseas e vômitos, agitação psicomotora, distúrbios comportamentais, alucinações e secura das mucosas. A Dama da Noite é uma planta com características ornamentais, sendo bastante usada no paisagismo. Devido ao seu odor, ela também é usada pela industria da perfumaria. Segundo as crenças populares, a utilização do óleo essencial da Dama da Noite ajuda as pessoas a manterem o vigor sexual.
O Cultivo da Dama da Noite – Cestrum Nocturnum
Os hábitat naturais de cultivo da Dama da Noite, são as regiões que possuem o clima tropical. No entanto, essa espécie vegetal se adapta a ser cultivada em locais que apresentam clima equatorial e subtropical. A Dama da Noite é uma espécie vegetal rústica, que exige poucos cuidados para cultivo, necessitando apenas que o local de cultivo seja quente e úmido. A Dama da Noite é uma espécie vegetal que deve ser cultivada sob pleno sol ou no máximo a meia sombra quando cultivadas em locais extremamente quentes. O cultivo da Dama da Noite em locais a meia sombra tende a diminuir o forte perfume da Dama da Noite, pois desta forma a floração será menor, o que acabará resultando em menor perfume exalado. O solo ideal para o cultivo da Dama da Noite é o do tipo arenoso e o solo deve ser fértil e que apresente uma boa capacidade de drenagem. Para manter a fertilidade do solo, é interessante que seja feito o uso de material orgânico para enriquecimento do solo.
As irrigações devem ser feitas de forma regular, para que o solo mantenha condições adequadas de cultivo para a espécie. O ideal é que se irrigue apenas quando o solo estiver seco. A Dama da Noite é uma espécie vegetal que pode sofrer podas, que devem ser realizadas após a floração principal. A Dama da Noite é uma planta que não suporta temperaturas frias (frio intenso e geadas fortes) e a salinidade (não deve ser cultivada em locais próximo a praia). A Dama da Noite é uma planta de muito vigor e que cresce de forma rápida. Ela pode ser cultivada de forma isolada, contudo ela fica muito bem em um jardim quando cultivada em pequenos grupos. Para as pessoas que procuram plantas aromáticas, a Dama da Noite não pode ficar fora do seu jardim. A Dama da Noite pode ser cultivada em vasos, contudo precisará de bastante atenção com as adunações e as regas, pois elas precisarão ser mais frequentes que o normal. A Dama da Noite também pode ser conduzida tipo uma arvoreta e trepadeira, isso acontece através da realização das podas e do tutoramento da espécie vegetal. Fazendo isso, a planta irá perfumar pátios, calcadas e servindo como uma cobertura natural de arcos, treliças, caramanchões e outros tipos de suportes. É interessante que não se cultive a Dama da Noite próxima a janelas de quartos, principalmente de crianças e pessoas sensíveis, pois a forte fragrância chega a ser enjoativa para algumas pessoas e até mesmo causar relações alérgicas.
A Multiplicação da Dama da Noite – Cestrum Nocturnum
A Dama da Noite é uma espécie vegetal que se multiplica por sementes e por estaquia. Normalmente a Dama da Noite se multiplica na época da primavera e do verão. A multiplicação por sementes consiste em dispersar as sementes que são geradas pelas flores em locais apropriados para o cultivo, para que desta forma as sementes consigam enraizar, se desenvolver e gerar novas plantas. A multiplicação por estaquia consiste na separação de estacas com as pontas do ramo da Dama da Noite, essas estacas precisam ter ramos, folhas e raízes para que quando colocadas em local de cultivo e tenham condições de gerar uma nova espécie.
esta planta acima apresentada como cestrum esta errada essa planta é uma cactacea do genero Epiphyllum.