Jambolão – Syzygium Jambolanum

Um frutinha pequenina, de sabor doce e que possui uma infinidade de propriedades. O jambolão é o nome de uma árvore e também de sua fruta muito comum em algumas regiões do Brasil apesar de não ser uma planta típica do nosso país. Ter um exemplar dessa árvore no nosso jardim é eficiente por diversos motivos e um deles é a propriedade medicinal que essa planta carrega.

Se você gosta de jardinagem e ainda não tem um exemplar do Jambolão entre suas plantas, mais abaixo você encontrará informações detalhadas sobre a espécie, assim como dicas para cultivar bem a planta e tê-la sempre bonita e com deliciosos frutos.

Ficha Técnica

O nome científico que o jambolão recebe é Syzygium jambolanum, uma planta pertencente a família das Myrtaceae e categorizada como árvore frutífera. Essa espécie tem origem no continente asiático, onde sua maior incidência acontece na Índia. Como você encontra essa planta em diversos locais do mundo, inclusive aqui no Brasil, ela acabou recebendo outros nomes populares, então quando você encontrar um pé de jambolão, você pode também estar encontrando um pé de Azeitona, Baga de feira, azeitona da terra, guape, jalão, jambuí e o mais conhecido de todos, Jamelão.

O Jambolão possui ciclo de vida perene, o que é entendido como plantas que possuem o clico e formação mais longo do que outras, o que pode levar até 2 anos para acontecer. Isso significa também, que com um pé de jambolão no seu jardim, você vai ter flores, folhas e frutos brotando durante o ano inteiro. Quando eles são bem cuidados, podem chegar até 10 metros de altura, então é importante salientar que ao plantar uma muda de jambolão, esteja ciente de que o terreno terá estrutura tanto de profundidade como de largura para receber a planta já em sua fase adulta.

Quando cresce, a planta mantém a sua copa bem cheia e muito ramificada, o que a deixa ainda mais bonita. As folha são lisas, escuras e com uma nervura bem clara localizada bem ao centro e também com uma saliência que a torna bem característica da espécie. As flores são todas hermafroditas e sempre nas cores branca e amarela. Elas ficam agrupadas em racemos terminais, o que dá um charme bem especial à árvore. Os frutos, o maior atrativo dessa árvore, são bagas pequenas em formato ovoide. Eles parecem muito com azeitonas, por isso em alguns lugares recebem esse nome. Quando nascem, eles são totalmente  brancos, quando estão amadurecendo ficam totalmente vermelhos e vão escurecendo até ficarem totalmente pretos que é justamente quando estão maduros e prontos para consumo.  São bem carnosos e possuem uma pequena semente encoberta pela polpa bem carnosa.

Um detalhe bem importante sobre o fruto do jambolão é que você deve tomar cuidado apenas com manchas. Como ele é muito suculento e bem carnudo, quando machucados deixam mancha e essas são bem difíceis de sair depois de um tempo. Então é bom atentar sobre roupas, carros que ficam estacionados embaixo de uma árvore da espécie e até mesmo o piso de onde a árvore está plantada. Nesse caso o mais indicado é que você plante o jambolão sobre terrenos com areia ou grama. Você pode também consumir os frutos do jambolão, pois eles são extremamente deliciosos. Podem ser consumidos de forma natural ou em receitas como tortas, doces, vinhos, licores e muito mais.

Como Cultivar

De acordo com a região de origem da planta, ela se desenvolve melhor em locais onde o clima predominante é o continental, o equatorial, o subtropical e o tropical. Isso não significa que você não poderá cultivar o jambolão em regiões onde o clima característico predominante. Em caso de climas diferentes, você deve atentar-se apenas para cuidados mais especiais com o solo para que ela se desenvolva bem.

Preferencialmente, cultive o seu jambolão sob o sol pleno, com solo bem fértil, profundo e bem drenável. Os dois últimos quesitos é devido o tamanho da raiz da planta, por isso que ela precisa de um terreno com boa profundidade e a segunda questão é porque a planta não vai se desenvolver bem em terrenos muito úmidos então o terreno deve possuir uma boa drenável para absorver bem a água das regas. Sobre estas, elas devem ser periódicas no primeiro ano de cultivo e depois podem ser mais espaçadas.

A multiplicação é feita pelas sementes presentes em seus frutos.

Uso Medicinal

O jambolão possui algumas propriedades medicinais. Quimicamente a planta possui ácido ascórbico, antimelina, niacina, ácido gálico, riboflavina, betacaroteno, eugenol, sais mineirais como cálcio, ferro, fósforo, cobre, enxofre e muitos outros. Com esses e outros componentes químicos, o jambolão acaba possuindo diversas propriedades medicinais de muita utilidade no nosso dia a dia. Algumas dessas propriedades são de adstringente, calmante, estomacal, laxante, gastrointestinal, hipoglicêmica, para diarreia, gases, espasmos, diabetes, disfunções nervosas e muito mais.

Para a produção de medicamentos, caseiros ou não, você vai usar a casca da árvore, as folhas e as sementes. No caso dos frutos, eles podem ser utilizados ingredientes em tortas, doces, saladas e qualquer outro tipo de receita que você achar conveniente. Ele consumido de forma natural, vai levar uma série de sais minerais ao seu organismo. Com as sementes, você pode fazer uma tintura e com 20 gotas dessa tintura em meio copo de água, é um ótimo remédio para prevenir e controlar a diabetes, hipoglicemia e também pode ser passado na pele como adstringente. O uso da tintura tanto para a pele como para tomar não deve ultrapassar de 3 vezes ao dia.

Usando as folhas do jambelão, você pode fazer um chá colocando algumas folhas em água fervente e tomar com remédio para disenteria, gases intestinais, problemas no estômago e gastrointestinal. Evite apenas deixar esse chá muito forte pois quando está bastante concentrado pode gerar algum tipo de reação tóxica.

Não existe contra indicação atestada para esse tipo de medicamento, mas é sempre indicado que você consulte um médico de sua confiança para se certificar de que você não apresenta nenhum bloqueio no organismo que possa causar alguma complicação na sua saúde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • muito b0om saber disso tenho muitas sementes, e vou plantar!!!!!!!!!!!!

    silvinho freitas 12 de fevereiro de 2014 13:16 Responder
  • olá adorava ter sementinhas. será que me pode arranjar alguma? obrigada

    rosa 29 de março de 2016 10:48 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *