Invernos rigorosos podem prejudicar a saúde dos jardins que demoraram longos meses para ser evoluído. Em terras europeias os cultivadores têm mais trabalho na defesa contra as degradações que podem destruir jardins.
Inverno Brasileiro
Em algumas regiões do Brasil o inverno é considerado apenas como estação do ano na qual o calor é um pouco menos intenso. Porém, regiões como Sudeste e Sul, ou mesmo locais serranos, o frio pode prejudicar as espécies que estão no quintal da frente e de trás das casas. Há espécies com maior resistência contra temperaturas frias. É o caso dos pinheiros e ciprestes. Por outro lado, plantas de origem tropical e árvores frutíferas demandam algum tipo de manutenção diferente do aplicado em outras estações do ano. Aprenda algumas dicas para cuidar do seu jardim durante o inverno: Solo: Precisa ser corrigido e adubado com qualidade. Plantas que estão em repouso, ou seja, sem nenhum tipo de botão de flor, não podem ser adubadas de forma química. Especialistas indicam que o calcário dolomítico é ideal para ser aplicado durante o inverno para corrigir a vulnerabilidade do terreno As plantas em crescimento respondem bem aos adubos orgânicos por causa da lenta liberação. A mistura de estercos com farinha de osso pode ser solução interessante de forma principal aos locais com menores graus na temperatura. Procure retirar todos os canteiros para que o calcário seja misturado com êxito, evitando a compactação da substância. Devem ser feitos estudos dos solos antes da aplicação para deixar feito o planejamento das adubações de próximas estações.
Combate Contra Pragas
Especialistas dizem que a proliferação diminui de forma considerável nas épocas mais frias do ano. Porém, todo o caso tem a sua exceção, ou seja, doenças relacionadas com fungos podem aumentar principalmente nos locais que têm maiores incidências de chuvas. Vale ressalta que caramujos e lemas aproveitam o alto índice de umidade para se alimentar com as folhas. Por este motivo também que é importante deixar o ambiente limpo.
Arbustos de Árvores
Retire todos dos galhos secos ou que estão malformados. A dica auxilia no aumento de luz nas espécies, auxiliando no crescimento vegetativo por causa da energia solar transmitida à copa das plantas. Os tipos que podem ser podados normalmente são de origem climática temperado, que perdem as folhas durante o inverno. Atenção! Não corte as plantas que estão com flores ou botões. Isso acontece porque as espécies não estão dormindo, mas sim, em plena atividade. Irrigação: A evaporação de agua diminui nas épocas frias. Grande parte dos sites especializados diz que a irrigação deve ser feita apenas quando a superfície do solo estiver seca. Nos gramados é necessário estar atento nas pequenas folhas, que quando começam a enrolar demostram que está no momento de regar. Quando for regar é importante ter em mente que a preferência está no período da manhã.
Isso acontece porque de tarde ou na noite acontece umidade em maior nível, fator que auxilia de forma direta na proliferação de pragas e doenças. A medida se faz necessário de forma principal aos locais que trazem muita geada no ambiente noturna, cuja água de dia auxilia no processo de derretimento do gelo antes do sol, diminuindo o riso de acontecer queimaduras na camada protetora das plantas. Proteção das Espécies: A cobertura morta representa excelente forma para funcionar como isolante térmico e por isto precisa ser colocada nos canteiros. Esta prática auxilia inclusive na reposição da matéria orgânica. As textura e fertilidade melhoram de qualidade e as plantas ficam protegidas contras as estiagens, ou seja, os problemas que podem ser gerados pela falta de água. A atenção do dono do jardim deve estar redobrada com as plantas tropicais, sensíveis às temperaturas baixas geradores de geadas. No período noturno, coloque por cima algumas lonas compostas por plástico ou TNT. Mudas de flores e hortaliças também necessitam desta proteção.
Dicas Básicas Para Deixar o Jardim Perfeito no Inverno
1: Retire todos os tipos de folhas e galhos das plantas para que entre mais luz nas raízes e evitar o ataque de insetos que se alimentam destas partes consideradas mortas
2: O solo deve ser adubado com menor quantidade de química. Recomenda-se o uso do calcário dolomítico.
3: As plantas e mudas de flores devem ser protegidas com lonas de plástico ou TNT, servindo com isolante térmico e ao mesmo tempo auxiliando na reposição de matéria orgânica.
4: Somente regue quando a superfície da terra estiver completamente seca
Vídeo Sobre Cuidados com Gramas e Flores no Inverno
No programa TV Transamérica, foram discutidas algumas ideias sobre como cuidas de flores de verão no inverno. O especialista presente no estúdio afirma que uma das dicas mais recomendadas está na troca da terra na qual estão plantadas as espécies. Depois de alguns meses a terra fica saturada e não traz grandes proveitos, mesmo porque as plantas já sugaram grande parte dos nutrientes. O adubo natural tem importância fundamental no desenvolvimento, auxiliando inclusive na coloração da flor.
Dicas Sobre Como Fazer Floreira Para o Inverno?
1: Quem deseja fazer floreiras para proteger as flores nos invernos, deve colocar argilas expandidas na primeira camada do grande vaso, vendidas com facilidade em grande parte das floriculturas do país. Procure tampar bem o filtro no qual existe a saída água. Servem para melhorar a capacidade de drenagem das flores.
2: Coloque um substrato com bastante nutrientes por cima da argila estendida. Os substratos estão compostos por terras com coloração preta. Evite usar as composições do tipo argiloso por causa da compactação causada nas raízes, prejudicando o desenvolvimento. Assente a terra até o início da superfície da floreira, ou seja, deixe um espaço de pelo menos três centímetros da beirada.
3: Plante as mudas, dependendo da espécie, não é necessário se preocupar com o espaçamento entre as unidades plantadas. Para a floreira ficar cheia e vistosa, recomendável plantar uma flor próxima da outra.
4: Procure molhar apenas quando a terra estiver seca. Especialistas indicam que este período pode ter média de duas vezes na semana. Irrigue, mas tenha cuidado para não deixar encharcado em excesso, originando alto índice de umidade.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier