Espécies de Orquídeas Brasileiras

Não é necessário saber muito para entender que o meio ambiente é um dos principais responsáveis por estarmos aqui hoje reunidos nesse site lendo esse artigo. Durante milhares e milhares de anos, os nossos ancestrais que passaram por aqui se desenvolveram e fizeram com que a humanidade chegasse aonde está. E isso não seria possível se a natureza não estivesse lado a lado conosco.

Infelizmente, os seres humanos não reconhecem essa grande importância da natureza em nossa vida, fazendo com que ela tenha uma atenção secundária nesse sentido, por conta dos inúmeros ataques que começamos a fazer com ela desde que o ser humano começou a se organizar como sociedade e percebeu que era possível produzir e se enriquecer. Podemos dizer que esse processo se intensificou a partir do início da Era das Grandes Navegações, quando os Europeus, a fim de procurar novas terras pelo planeta, decidiram sair de suas terras para Oeste, rumando a busca por esses territórios.

A partir do momento que eles perceberam que era possível a extração de minérios e de outros recursos naturais dessas novas terras que eles encontraram, a exploração foi maciça, o que fez com que a Europa fosse enriquecida e os países periféricos ficasse empobrecidos e com o ônus dos anos e anos de exploração.

Felizmente, os últimos governos das principais nações do planeta estão cada vez mais procurando meios para diminuir a exploração radical da natureza, bem como, também, diminuir a emissão de gases nocivos à atmosfera, como é o caso do CO2 que é emitido pelas chaminés das fábricas e pelos escapamentos dos carros, bem como a redução de emissão de esgoto e de plástico em nossos rios e mares.

Deixando um pouco de lado esses grandes problemas ambientais que enfrentamos, a natureza brasileira ainda é uma das mais exuberantes do planeta, haja vista que temos para nós a maior floresta tropical do mundo, que é o caso da Amazônia. Além disso, a maior parte da água doce disponível no mundo está presente aqui no nosso território. Ou seja, somos quase que o guardião do meio ambientem mundial. E, quando falamos em meio ambiente, pode vir a nossa cabeça as belezas que a natureza preserva, que é um verdadeiro show aos nossos olhos.

Uma planta que é bastante comum, tanto na parte selvagem quando na parte doméstica é a orquídea. Conhecida pela sua beleza e delicadeza, a orquídea é muito importante para a indústria de decoração, que sempre busca contar com a exuberância dessa planta. Mas você sabia que ela é uma planta com diversas espécies? Bem, venha conhecer mais nesse artigo!

A Orquídea

A orquídea nada mais é do que uma planta bastante utilizada para decoração que, nos últimos anos, ganhou um grande protagonismo no mundo da decoração e das floriculturas. Com um formato único e com flores que tem cores bastante vivas e radiantes, a orquídea pode ser encontrada em, praticamente, todo o mundo, exceto no continente gelado da Antártida. Voltando a falar sobre os seus aspectos característicos, a orquídea pode apresentar flores que variam em uma tonalidade mais branca, na cor suave, passando para uma cor com tonalidade mais escura facilmente, o que deixa a planta ainda mais atrativa e incrível aos nossos olhos.

Embora tenha sido dito que a orquídea pode ser encontrada em vários lugares do planeta (praticamente, em todo o canto do globo menos na Antártida), a orquídea, por conta de suas características, se desenvolve melhor em países que estejam na face tropical do planeta, como é o caso do nosso Brasil.

E, quando são encontradas em sua forma selvagem, a mesma geralmente se localizada fixada no alto das árvores, nos quais elas podem se fixar e receber a luz do sol, bem como, também, fazer a sua alimentação proveniente dos nutrientes das folhas que caem das árvores: as suas raízes ajudam a fazer a digestão dessas folhas. Por conta disso, muitas pessoas podem acabar acreditando que a orquídea é uma parasita, o que não é verdade: ela apenas se aproveita do que cai da própria árvore, não ajudando e nem prejudicando a vida da outra planta.

O Uso Comercial

Embora o seu uso comercial seja quase que todo voltado ao mercado de decoração e floriculturas, há uma parcela das orquídeas que são utilizadas, basicamente, para a produção alimentícia. E, uma dessas orquídeas está presente, inclusive, em nossas refeições: estamos falando da Vanilla ou, em bom português, da baunilha.

A Baunilha

A baunilha é um tipo de extrato que é proveniente da vanilla, orquídea essa originária da América do Sul. Ela começou a ser usada globalmente em produtos alimentícios depois que os europeus chegaram ao continente americano por meio das Grandes Navegações e aprendeu com os nativos sobre o uso desse tempero nos alimentos que eram cozinhados por eles. Maravilhados com o sabor que o extrato da orquídea conferia aos alimentos, vários exemplares da orquídea foram levados até a Europa, onde a baunilha começou a ser produzida em larga escala e ser consumida no mesmo patamar.

Espécies De Orquídeas Brasileiras

As orquídeas brasileiras são muito exuberantes e únicas em todo o mundo, apresentando características que só podem ser observadas por aqui. O primeiro exemplo é a Acianthera teres, sendo que a sua naturalidade se divide entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. É uma orquídea que se considera como rupícola, e, de vez em quando, também terrestre, possuindo folhas pontudas e ovaladas.

Quando entra no período de floração, esta pode gerar até 10 flores, sendo que a cor predominante delas é vinho. É uma orquídea que se acostuma bem em locais secos, como o Norte de Minas Gerais (ou até mesmo no Nordeste brasileiro).

A Brasiliorchis schunkeana é a segunda orquídea do nosso artigo, sendo que todas as orquídeas desse gênero são nativas do Brasil, estando localizada no sul e no sudeste do país. Popularmente conhecida como Orquídea Negra, elas possuem essa denominação pois suas cores se assemelham e muito a um marrom tonalizado para o preto, justificando, aí, esse carinhoso apelido que pode gerar até curiosidade em pessoas que amam a cor preta.

Para conhecer mais espécies, acesse o link abaixo:

https://orquideasblog.com/orquideas-brasileiras/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de dizer que essas Orquideas são MARAVILHOSAS……………………….!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Marisa Carvalho Baltar 7 de junho de 2011 13:43 Responder
  • Querido, se eu vim pro seu é site é porque eu nao quero procurar em livro né!!! -‘

    Isabelle 25 de outubro de 2011 15:48 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *