Flor Íris Vermelha: Imagens, Curiosidades, Onde Encontrar?

Estar mais próximo com a natureza é uma forma que os seres humanos encontraram para poder manter um pouco de sua sanidade mental a um nível mais agradável, em descalabro com os acontecimentos do nosso dia a dia que, na maioria das vezes, é bastante penoso.

Algumas pessoas preferem a alegria que os pets podem proporcionar; já outras pessoas acreditam que cuidar de plantas é uma das melhores dádivas que alguém poderia receber. Porém, é um consenso entre as pessoas que o cultivo de plantas e/ou animais é um alento que deixa qualquer um de bem com a vida.

E, em se tratando de plantas, algumas pessoas tem preferências bastante fortes pelas que possam fazer brotar flores em algum momento de sua vida: sejam elas perfumadas ou apenas bonitas aos olhos de quem vê, elas com certeza causam um grande frisson em quem passa por perto delas.

No nosso artigo de hoje iremos dar atenção a um tipo de flor que é bastante requisitada pelas pessoas: a Íris. Aqui, você terá acesso a uma vasta gama de informações sobre esse tipo de planta, bem como, também, outras informações bastante relevantes sobre ela. Vamos lá?

A Íris

A Íris é um estilo de planta que tem como principal atrativo a sua flor que, no geral, tem cores muito vivas. De uma forma mais popular, a Íris é erroneamente designada como “lírio”, sendo que esta é um outro tipo de flor que iremos abordar em outro post. Por conta de suas cores e seu formato, a íris é um tipo de planta que está muito presente nos jardins e canteiros das casas brasileiras.

Essa planta também é uma das que mais existem variações de suas espécies, o que pode ser confirmado através do grande número de espécies que estão espalhadas pelo mundo. Por conta do clima tropical que o Brasil apresenta, a sua permanência por aqui é muito bem recebida, dado que a planta é bastante resistente.

Algumas pessoas ousam dizer que a íris é uma planta bonita, impetuosa e delicada, na qual essa flor se destaca por ser uma opção para quem ama as orquídeas, mas não tem dinheiro para adquirir uma e manter. Desde já, mantenha a calma: a comparação não é para definir qual é a melhor, mas sim porque ambas compartilham uma semelhança em questão de beleza. E, por ter um preço mais baixo que a orquídea, costuma ser a mais preterida entre as pessoas.

Vale a pena falar também que em algumas floriculturas o nome “Iris” não é muito conhecido, sendo muito mais comum chamar a planta de “flor de lis”. Ou seja, se você se dirigir a algum desses lugares com a intenção de adquirir uma muda, fale os dois nomes para que a pessoa possa entender qual é o seu pedido. Pode ser, inclusive, que a floricultura interprete como “lírio”, também.

Por que Escolher a Íris?

Muitos são os motivos para se optar pelo cultivo da Íris. Um deles é justamente porque ela é uma planta bastante resistente, sendo muito forte contra mudanças climáticas, ao mesmo tempo que também pode ser muito forte contra secas eventuais que possam ocorrer. Dessa maneira, quem não tem um trato muito profundo com as plantas, pode ser que seja muito interessante o fato de ter uma planta que possa suportar um cuidado não muito intenso.

Cuidados com Espécies Diferentes

Quando ela se desenvolve, ela pode acabar por variar entre o verde e o amarelo, sendo que ela pode, também, brotar flores bastante diferentes do que é designado para ela. Mesmo com toda a resistência que ela aparenta ter é válido mencionar que ela pode apresentar espécies que tem qualidades únicas para cada tipo de clima. Dessa forma, vamos instruí-lo em como escolher uma espécie que seja adequada para o ambiente no qual você quer criar, com as condições necessárias para que ela não morra rápido demais.

  • Se onde você vive o clima é um pouco mais temperado, o mais indicado é que se cultive a Íris sibirica, sendo que ela é a mais fácil para se adaptar nesses casos, exigindo poucos cuidados;
  • Se o ambiente onde você vive o clima já está mais para um quente e úmido, nesses casos o melhor é ir para a espécie da íris Louisiana. Porém, uma dica que deve ser estritamente seguida é de que a planta não consegue se desenvolver se não tiver, em sua base, um mínimo de 2,5 cm de altura de água. Dessa forma, o melhor a se fazer é que ela tenha sempre água em abundância, para que ela possa se fortalecer e, dessa maneira, ser ainda mais resistente. Ou seja, ela não é uma planta difícil de lidar; porém, devemos nos atentar ao fato de que ela também inspira cuidados rudimentares para que ela possa, por fim, resistir.
  • Se o local onde você mora é constantemente iluminado pela luz solar, então temos a espécie perfeita para que você possa cultivar: estamos falando da versicolor. Para que ela se mantenha forte e esbanje vitalidade, é necessário que ela fique exposta por, pelo menos, metade do dia aos raios solares. Só que, mesmo que goste de muita luz, você deve se atentar para que ela não acabe por ficar muito tempo sob a influência do sol. Se esse tempo se exceder, ela pode correr o risco de ficar “tostada”, dando diversos problemas para você lidar se desejar por recuperá-la. Dessa forma, é melhor prevenir do que remediar.

As Cores da Íris

Assim como as orquídeas, as Íris costumam ser bastante variadas no que diz respeito às suas cores. Ou seja, é bastante comum encontrar plantas com diversas variações de cor, de formato, etc. As cores brancas e mais claras, como amarelas, são as que prevalecem. Mas existem também Íris de cores mais fortes, como a vermelha. Nessa postagem, você vai conferir algumas fotos da íris de cor vermelha, que combina muito com ambientes onde o branco é a cor principal, para criar um contraste bastante chamativo e que, com certeza, irá fazer um bem enorme aos seus olhos.

Elas podem ser encontradas em diversas casas de flores ou até mesmo em supermercados, dada a facilidade de ela brotar e se manter.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *