Com certeza helicônias é uma das plantas mais conhecidas para quem ama paisagismo. Você pode não estar ligando o “nome a pessoa”, mas certamente já viu por aí um exemplar dessa planta, pois é uma das mais usadas em projetos de paisagismo e jardinagem.
Helicônia cujo o gênero recebeo mesmo nome, Heliconia é uma planta comum no nosso país, afinal de contas ela gosta de um cima tropical. Ela vem da Amazônua e sua é beleza é “conseguida” graças a mistura dos detalhes.
As Características das Heliconias
As folhas possuem tom verde escuro e textura lisa, além de serem coriáceas, isto é, ter textura semelhante ao couro. Porém, o que fazem dessas plantas serem tão populares entre os paisagistas não são as suas belas folhas, mas as suas dlores. Elas fazem uma inflorescência espetacular de grande beleza. Sem falar que são duradouras.
Vale ressaltar que para ter esse espetáculo, elas precisam ser cultivadas em climas quentes e em solo que seja rico em material orgânico, mantendo a terra sempre úmida, sob meia sombra ou sol pleno.
- Todas as heliconias são classificadas como flores perenes, arbustos e arbustos tropicais.
- Sobre os climas preferidos, elas gostam de subtropical, equatorial e tropical, depende de qual o tipo estamos falando.
- É originária da América do Sul e do Brasil, em particular.
Alguns Tipos de Heliconias
Helicônia Bananeira-do-brejo
Chamada simplesmente de helicônia ou bananeira-do-brejo, cujo nome científico é heliconia rostrata, esse tipo é a da família mais procurada para projetos paisagísticos, pois é a mais vistosa de todas elas. Sua beleza é resumida em “excepcional”.
Ela possui flores que nascem de dentro de outras folhas e recebem o nome de brácteas. Além da beleza, essas flores possuem função específica, elas protegem as flores, que são frágeis e atraem os insetos e animais polinizadores.
As brácteas possuem as bordas amarelas ou verdes em um tom principal que é avermelhado. Se for bem cuidada, com adubo e boa irrigação, ela dará flores o ano inteiro e as mais bonitas aparecerão nos dias mais quentes.
Helicônia Papagaio
Ela tem característica bem distinta das demais helicônias, pois suas brácteas, aquelas que servem para proteger as flores, são longilíneas. Outra diferença é que são mais curtas e possuem tons vermelhos e amarelados. As flores na heliconia papagaio nascem ainda mais frágeis, bem dentro das brácteas e são bem pequenas.
Outra diferença é que enquanto a bananeira-do-brejo não suporta o frio intenso, a helicônia papagaio suporta bem, mesmo que tenha uma intensidade subtropical. Ela possui ainda maior viço quando recebe adubação reforçada com potássio e com fósforo.
Ela recebe ainda os seguintes nomes: Tracoá, caetezinho, planta-papagaio e faz parte, como todas as outras, da família heliconiaceae. Essa tipologia de heliconia prefere meia sobra, em relação a luminosidade, tem o ciclo de vida perene e a altura varia entre 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros e 1.2 a 1.8 metros.
Sendo uma das mais cultivadas no Brasil e no mundo, obvimante é a mais conhecida. Podemos dizer que ela é essencialmente, entouceirada, tropical, com ramos de textura herbácea e rizomatosa.
Ela possui as folhas lisas, verdes e coriáceas, com o formato oval-laceolado, cujo ramos as sustentam ereto com altura que pode chegar a 1,5 metros e que formam com o tempo densas touceiras.
As inflorescências são mais curtas e são caracterizadas de hastes eretas e longas, com as brácteas cerosas e brilhantes, donas de um colorido forte, com a mistura que vai de vermelho a amarelo e dentro pequenas flores. Esse tipo de heliconia tem a sua floração durante os dias de verão.
Algumas misturas podem ser encontradas na hora de comprar um exemplar da planta, com cores variando entre laranjas com manchas marrons, róseas, entre outras. Por isso, recebem os mais variados nomes: Lady Di, Andromeda, Choconiana, Strawberries, Golden Torch e Cream são alguns deles. Nomes dados devido a combinação de cores.
Por ser uma planta arbustiva é muito boa para colocar em jardins tropicasis, para maciços, renques jutno a muros e conjuntos. Para aproveitar as flores que furam por um longo tempo, também são usadas como flor-de-corte para fazer arranjos.
Essa planta deve ser cultivada a meia-sombra, melhor ainda, se for em sol pleno, em solo fértil que seja enriquecido com matéria orgânica e deve ser mantido úmido. Uma característica que qualquer planta da mesma família irá exigir.
Ela é bem “eclética”, suporta o frio subtropical, gosta de umidade e calor característicos do clima tropical, então, pode ser cultiva em ambas situações.
Heliconia Psittacorum
Também faz parte da família heliconiaceae e tem como principais características o fato de serem herbáceas eretas e com entouceirada. A altura delas pode variar entre 1,5 a 2,0 metros de altura. Suas folhas são lisas, oval-laceoladas e de pecíolo curto, que é a parte da folha que prende o ramo ao tronco.
Assim como as demais helicônias, ela possui as brácteas que têm a forma de barco, porém, são mais delicadas, cuja base é longa nas tonalidades amareladas e vermelhas. Também tem sua origem no Brasil e para crescer bonita e naturalmente precisa de terra fértil e sol pleno.
A heliconia Psittacorum é chamada de tracoá ou caetezinho e possui algumas variações, todas elas, naturais. Suas brácteas podem ser róseas, amarelas ou vermelhas e assim como outras plantas da mesma espécie tem uma inflorescência de longa duração. É muito cultivada, por este motivo, como planta de corte, devido a sua tamanha beleza, também. Outra vantagem é que as flores podem ser observadas praticamente o ano todo.
Ela pode ser cultivada em renques, grupos ou isoladamente e não é tolerante ao frio, como a helicônia papagaio. Normalmente, a sua multiplicação é feita através de divisão de touceira.
O cultivo deve ser feito sob sol pleno em solo fértil e enriquecido com material orgânico. Além disso, a terra deve estar sempre úmida, a rega deve ser feita com frequência. Deve ficar sob o sol ou a meia-sombra algumas horas da parte da manhã e da tarde. Não tolera um lugar sem sol completamente.
Esta é uma planta bastante comum, tanto no cultivo como para decoração. Apesar da planta não ser muito conhecida pelo nome, ao ver uma imagem, logo se pode reconhecer a flor.
As cores mais comuns são amarelas e vermelhas sendo que estas últimas têm a preferência da maioria das pessoas que as usam na decoração. Ela também pode ser encontrada na cor laranja, embora esta seja mais rara.
Como a planta pode chegar até a um metro e meio de altura, em geral, é usada em varandas e mais raramente no interior das casas.
A floração acontece no verão e as flores em geral não duram muito tempo, entretanto a planta é bastante resistente, uma vez que resiste bem até mesmo as baixas temperaturas.
Podemos prolongar um pouco a duração das flores se adubarmos a terra onde estão plantadas, de modo que elas absorvam com maior facilidade os nutrientes necessários.