A graviola é uma das plantas mais belas, úteis e admiradas da natureza. Originada das Antilhas, onde se encontra em estado natural, a planta foi trazida para o Brasil e, graças ao clima úmido e à baixa altitude, se adaptou muito bem por aqui, principalmente na região amazônica. É comum encontrar graviola em outros países também, mas o clima nacional é bem propício para que ela seja cultivada com mais sucesso, por isso a popularidade no Brasil. Existem diversos cultivadores que se dedicam ao plantio da graviola durante quase todo o ano todo, mesmo ela sendo considerada uma planta de estação.
A árvore da graviola pode chegar a medir seis metros de altura e é muito conhecida como planta medicinal. Isso porque todas as partes da árvore podem ser utilizadas como medicamentos: raízes, cascas, caule, folhas, sementes e frutos. Esse uso medicinal da graviola se estende desde os primórdios da história. Desde que se tem registros da planta, ela é usada no combate a diarreias, dores de cabeça, baixa lactação, parasitas e vermes internos, hipertensão, febre e até mesmo reumatismo e afecções de pele. Alguns estudos indicam que até mesmo lutas contra câncer podem ser auxiliadas pela graviola, desde que o acompanhamento e as recomendações médicas sejam feitas com precisão.
A planta tem: grandes flores amarelas e verdes, sempre brilhantes, nascidas dos troncos e dos ramos da planta; grandes frutos ovalados, de cor verde, que chegam a pesar até oito quilos e têm o sabor parecido com o gosto da abóbora; e aparência rústica, adquirida principalmente por seu formato original. Ganhou o gosto da população tanto para o consumo quanto para a decoração de jardins e parques, já que é uma grande e vistosa árvore. Por ser uma bela árvore rústica, que se desenvolve bem em climas tropicais e subtropicais, as graviolas, ou gravioleiras, estão muito presentes em sítios, pomares e fazendas.
Em algumas paisagens são criadas fileiras dessas árvores para decoração. Além de conceberem uma bela vista, também são muito úteis no consumo e na venda. Atualmente, a graviola é um dos frutos mais consumidos no país. Como é uma fruta que pode ser colhida o ano inteiro, está muito presente em feiras e supermercados brasileiros. Quando maduras, as graviolas podem ser comidas em pedaços grandes ou desfeitas em bolos e tortas. Além desse uso, as folhas de graviola também são muito utilizadas em chás e o suco da fruta é bastante aceito em sorvetes e doces em geral. Todas essas formas de uso fornecem diversas vitaminas e nutrientes, em especial vitaminas do complexo B, que estão muito presentes na fruta e dificilmente se perdem na confecção dos alimentos. Portanto, se você tem espaço e quer criar uma planta bela e útil, a melhor opção é a graviola.