Lobélias-Azuis

A planta herbácea que pode se apresentar prostrada ou rasteira conhecida como lobélia-azul se destaca por ser bastante florífera. Uma planta que se mostra bastante ramificada e cujo formato é arredondado com porte baixo tendo em torno de 20 cm de altura. Possui folhas alternadas e glabras que tem forma oval e suas margens tem aspecto denteado.

As folhas dessa planta podem ser bem verdes ou num tom bronzeado. As suas flores tem forma de tubo e aparecem durante a primavera e o verão. Com um aspecto assimétrico as flores da lobélia-azul são bem diferentes. Observando as pétalas dessas flores percebemos que as superiores são eretas e pequenas e as pétalas inferiores são grandes e bem unidas o que cria um local que funciona quase como uma pista de pouso para que os insetos polinizadores possam realizar o seu trabalho.

Cores das Lobélias-Azuis

As flores da lobélia-azul variam do tom branco ao azul bem escuro, em geral o centro é amarelo ou branco. O seu fruto consiste numa cápsula pequena que tem entre 5 e 8 mm, possui muitas sementes. Hoje em dia tem diversas variedades de plantas como a Alba que tem flores brancas, a Blue Moon que tem flores azuis, Grandiflora que tem folhas grandes entre outras.

Uma Planta Exótica

Uma planta que possui uma beleza exótica e que é muito empregada no paisagismo porque o seu tom azul é bastante calmante. Bastante indicada para formar bordaduras ou ainda densos maciços da mesma forma que ocorre quando usada com outros tipos de forrações e floríferas que tem porte pequeno para fazer composições mais criativas.

Algumas versões pendentes são mais indicadas para cestas assim como para ser usadas em muros ou mesmo em vasos suspensos para dar mais destaque as suas flores. Contudo, é importante ter cuidado já que se trata de uma planta tóxica.

O Cultivo da Lobélia-Azul

O cultivo da lobélia-azul deve ser feito num local que esteja a sol pleno ou a meia sombra. Além disso, é necessário usar substrato fértil e drenável que tenha sido enriquecido com matéria orgânica. A irrigação deve ser feita com regularidade, observe que depois que a floração acontece é necessário fazer a poda para remover as flores mortas para que possam nascer novas flores.

A lobélia-azul é uma planta que prefere um clima mais ameno e consegue se adaptar bem em diversas regiões de maneira a ter um comportamento interessante em climas temperados e até mesmo em climas subtropicais. Uma planta bienal que pode ser cultivada em climas tropicais a equatoriais.

A sua multiplicação é feita por meio de sementes que conseguem germinar com certa rapidez. A floração da lobélia-azul leva cerca de quatro meses para aparecer depois do plantio, a seguir vamos ensinar a como plantar as sementes dessa planta.

Como Plantar Sementes da Lobélia-Azul

Confira o passo a passo de como fazer o cultivo das sementes de Lobélia-Azul, trata-se de um processo relativamente simples.

Materiais Necessários

  • Vasos
  • Turfa
  • Fertilizante líquido

Como Fazer

Passo 1 – O primeiro passo é pegar um vaso raso e enchê-lo com uma camada que tenha entre 5 e 7 cm de turfa fina. Faça o plantio das sementes com cerca de 5 mm a 1 cm abaixo da superfície. As sementes devem ser posicionadas a alguns centímetros de distância entre si já que você precisará fazer a transferência imediata assim que elas germinarem. A germinação consiste no momento em a muda brota a partir da semente.

Passo 2 – Nesse passo devemos regar a turfa, mas tenha cuidado para não encharcar a mesma. Em seguida você deverá colocar o vaso numa área em que receba intensa luz do solo ou ainda numa área em que haja boa iluminação artificial como aquela especial para estufas. Você deve manter sempre a turfa úmida no período de duas a três semanas, basicamente até que aconteça a germinação.

Passo 3 – Faça o transplante das mudas para vasos individuais que sejam pequenos, se preferir você pode cultivar as sementes numa bandeja de semeadura depois de quatro a seis semanas depois que ocorreu a germinação. Você deverá usar o mesmo tipo de turfa que é utilizado para a germinação.

Passo 4 – A turfa deve ficar úmida durante o período de quatro semanas seguintes que é o período que as mudas levam para crescer e se estabelecer. Use o fertilizante líquido para adubar as mudas, faça isso uma vez num período de duas semanas. Siga as instruções de uso do fertilizante líquido para fazer a aplicação correta.

Passo 5 – Você deverá escavar buracos para cada planta, os buracos devem ficar com 20 a 30 cm de distância entre si. Coloque a planta numa área em que haja a incidência de sol e pouca sombra. Adicione uma boa quantidade de turfa no solo e certifique-se de regar bem a área depois de fazer o plantio. Você deve seguir regando e saiba que as lobélias-azuis gostam bastante de água e de fertilizante para que sigam no crescimento.

Perfil da Lobélia-Azul

O nome científico da lobélia-azul é Lobelia sifilítica e consiste numa planta do tipo perene que tem flores que se destacam bastante pelo fato de serem azuis. Com sua beleza ela atrai pássaros como beija-flores. Uma planta que é muito presente na cultura indígena da América do Norte. Grande parte das tribos usam essa planta para fins medicinais. Trata-se de uma planta que se desenvolve em solos úmidos e que tem preferência por climas temperados.

Uma planta perfeita para quem gosta de cultivar com simplicidade e gosta de ver a germinação acontecer de maneira mais rápida. Uma planta bastante interessante que tem um visual exuberante e que conquista num primeiro olhar. A lobélia-azul é uma das plantas com flores mais bonitas que você pode fazer o cultivo.

Para fazer uma bela composição no seu jardim essa planta pode ser exatamente o que estava faltando. Conheça mais sobre ela e comece a fazer o cultivo das sementes para daqui a algum tempo ter lindas flores azuis para observar.

 

São flores muito lindas e que tem uma disposição de pétalas que a diferenciam da maioria das plantas, dando a elas uma característica muito especial. As lobélias podem se apresentar nas cores branca e azul, sendo que a preferência geral fica com as azuis, especialmente para serem usadas em jardins onde se destacam em meio a outros tipos de flores e plantas.

A preferência pelas lobélias-azuis se deve ao fato de que as flores dessa cor apelam a calma e tranquilidade, além de não serem muito comuns formando um belo colorido em um canteiro misto.

Lobélias-Azuis

Lobélias-Azuis

Quem tem essa planta em casa deve ter bastante cuidado no manuseio ao tratar dela, já que apesar de toda a beleza ela é um tanto tóxica. Os cuidados devem se estender a toda a família, especialmente quando existem crianças em casa.

Apesar de serem mais usadas nos jardins, as lobélias também podem ser plantadas em vasos e se adaptam bem dentro de casa, onde os cuidados devem ser redobrados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *