Papoula-Oriental – Papaver Orientale

Ao redor do mundo inteiro vamos encontrar uma infinidade de lindas flores e plantas que podemos cultivar em nosso jardim. Particularmente falando das flores, elas deixam qualquer ambiente muito mais bonito e agradável de se viver, além de trazerem uma sensação de paz para o ambiente, que muitas vezes é inexplicável. Na natureza você encontra flores de todos os tamanhos, utilidades, significados, cores, todos os tipos. Se você busca uma nova espécie de flor para cultivar e ainda não achou aquela ideal, vamos apresentar a papoula oriental, uma planta muito conhecida ao redor do mundo, tanto pela sua família de flores que é bem popular como pelo seu cultivo fácil. Por ser uma planta que você conseguirá ter facilmente em qualquer jardim e até mesmo dentro de casa, oferecendo uma boa quantidade de luz, mais abaixo você encontrará algumas indicações sobre a espécie.

Características Gerais da Planta

Cientificamente a Papoula Oriental é chamada de Papaver orientale, estando entre as espécies de planta da família das Papaveraceae. É nativa da Ásia, da Europa e do Mediterrâneo, mas podem ser encontradas em diversas outras localidades. Devido essa variação de locais onde a papoula oriental é cultivada, ela vai receber outros nomes populares então se você pode conhecer esta planta por outra nomenclatura. Para a biologia, a espécie está categorizada como uma erva condimentar, flores anuais e Plantas Hortícolas. Mais abaixo vamos conhecendo cada uma destas características e entender o porque das qualificações. Quando elas são bem cultivadas podem chegar até 1 metro de altura e possuem o ciclo de vida anual, o que significa que em apenas uma época do ano elas germinam, detalhe que deve ser atentado caso você queira cultivar a papoula oriental em seu jardim.

Folhas e Flores

A planta é categorizada como florífera, por ter nas suas flores o grande destaque da espécie. As suas flores são bem grandes, sem muitos detalhes específicos, com as pétalas muito finas, portanto, bem delicadas e sempre na coloração preta. Algumas variações apresentam ainda algumas manchas bem pequenas nas pétalas na cor preta. Essas manchas aparecem sempre próximas à base da flor. Você vai encontrar na natureza algumas variações da papoula oriental, sendo algumas destas com flores semidobradas e dobradas. Nestas variações as cores das pétalas já mudam para uma tonalidade mais salmão e rosa. Ainda existem as variações anãs, onde o tamanho das flores é menor do que a planta tradicional. Na natureza, as variedades da papoula oriental que mais recebem destaque são: a “Album”, a “Grandiflorum”, a “Immaculatum”, a “Semi-plenum” e a “Nanum”. Já as folhas da papoula oriental são completamente e profundamente lobadas. As suas extremidades são bem serrilhadas e a cor é um verde bem claro, podendo ser em alguns casos mais acinzentados. Esse cinza presente nas folhas é devido a presença de muitos tricomas que são pelos curtos que se encontram nas folhas. Esse detalhe também vai dar um aspecto mais delicado à estas folhas. As folhas da papoula oriental é muito indicada para formarem bordaduras e também maciços, mas por serem de pouca duração e também sensíveis, acabam não sendo utilizadas de forma solitária, mas sempre composta com outras espécies. É bom atentar-se à resistência das flores que é bem baixa no caso de fazer essa opção para você não terminar com um ambiente visualmente desagradável.

Frutos

A papoula oriental não possui formação de frutos em sua estrutura.

Sobre o Cultivo da Papoula Oriental

A papoula oriental pode ser cultivada facilmente tanto em vasos, na terra com em estufas próprias. Devido a sua região de origem, ela se desenvolve melhor em locais onde o clima típico é Continental, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical e/ou Temperado. Se a região onde você vive não apresenta estas características, não significa que você não pode ter estas lindas flores, somente que precisará gerar um ambiente propicio à sua formação. O cultivo deve ser feito em locais com acesso ao sol pleno, com solo bem fértil e enriquecido com matéria orgânica. As regas devem ser periódicas e suspensas em épocas de muita chuvas, pois a planta não é adepta à locais muito encharcados. Como citamos mais acima, ela possui um ciclo de vida anual, então a melhor época para cultivar a papoula oriental é sempre  na primavera, em qualquer fase dessa estação. Caso você não consiga cultivar na primavera, até o início do verão ela também germina bem. A multiplicação é feita através de sementes que devem ser inseridas e germinadas diretamente ao solo e somente depois realizar a formação de pequenas mudas para serem plantas em local definitivo.

Uso Culinário

Em algumas localidades a papoula oriental é muito utilizada na culinária. Na verdade somente as suas sementes que possuem essa qualidade, sendo bem crocantes e preferidas por muitos chefs na composição de pratos. Seu sabor pode ser combinado tanto em pratos salgados como doces.  Elas podem ser consumidas tanto in natura como cozidas.

Papoula Oriental x Papoula da Índia

No decorrer da nossa conversa, com certeza em algum momento você se perguntou sobre as famosas propriedades medicinais e alucinógenas da papoula. Na verdade, apesar de também remeter ao oriente, a papoula com estas propriedades é outra espécie da mesma família: a Papoula da Índia. No caso desta segunda espécie, o seu efeito narcótico é bem conhecido no mundo inteiro e inclusive, em muitos países o cultivo da papoula da índia é totalmente proibido e o porte da planta é considerado crime nestas localidades, como acontece com a maconha em nosso país. Além de ser considerada uma droga, o óleo da papoula da índia é um remédio muito utilizado no tratamento de diversas doenças. Ele também é utilizado como ingrediente de pães, bolos, tortas, salgadinhos e outros petiscos. O cuidado deve ser somente com a quantidade para que ela não se torne uma droga, como falamos logo no início do tópico. É importante lembrar que o consumo de qualquer espécie pode acarretar diversos danos conhecidos ou não, portanto evitem tanto o consumo da papoula da índia quanto da papoula oriental para evitarem qualquer tipo de reação tóxica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *