Como Plantar Tomilho

O tomilho é um tipo de planta perene e arbustiva de pequeno porte que pode chegar a atingir até 40 centímetros. As folhas são aromáticas e pequeninas, o formato é oval e o seu tom é verde-acinzentado. Uma planta versátil que pode ser cultivada em regiões que tem um clima que varia de ameno a frio.

Uma característica interessante a respeito do tomilho é que é uma planta que atrai muitas abelhas. Aliás, a produção de mel de tomilho é tida como uma das melhores em relação a sabor. O cultivo pode ser feito em regiões de clima temperado e cuja umidade relativa do ar seja baixa. Uma planta que se adapta bem aos locais mais rochosos.

Existem algumas centenas de espécies no gênero Thymus e a mais comum de ser cultivada é a variedade Thymus vulgaris que é o tomilho comum. Porém, além dessa espécie existem outros tipos de tomilho que podem ser cultivados. Em geral esse tipo de planta é usada como condimento ou então como erva medicinal. Listamos abaixo algumas das espécies mais comuns de tomilho.

Espécies De Tomilho

Tomilho – Thymus Vulgaris

O Thymus vulgaris é o tomilho conhecido como comum, uma planta perene que pode chegar a medir entre 15 cm e 50 cm de altura. As suas folhas possuem um aroma bastante marcante além de serem pequeninas. Pode ser usado largamente como condimento ou mesmo como erva medicinal.

O cultivo do tomilho comum é feito há milhares de anos, trata-se da erva aromática mais antiga a ser cultivada. Alguns híbridos dessa planta podem ser usados como plantas ornamentais em jardins.

Tomilho-Limão Ou Tomilho-Cítrico – Thymus Citriodorus

A planta conhecida como tomilho-limão ou tomilho-cítrico é perene e geralmente é menor do que o tomilho comum, pode atingir uma altura entre 10 cm e 35 cm. Esse tipo de tomilho pode ser usado como erva medicinal, condimento ou mesmo para fazer chá. As folhas dessa planta podem apresentar tons variados, o aroma pode ser variado, mas sempre com um fundo cítrico.

Tomilho-Alcarávia – Thymus Herba-barona

O nome dessa espécie de tomilho vem do fato de ela ter um aroma parecido com o da alcaravia. Bastante usada como condimento essa variedade de tomilho pode chegar a medir entre 10 cm e 25 cm.

Tomilho-Rastejante – Thymus Praecox

A variedade de tomilho que é cultivada com fins de ornamentação, porém, também pode ser de grande contribuição como erva medicinal e ser usado como condimento. A sua altura chega somente a 10 cm de altura, existe uma grande variedade de subespécies desse tipo de tomilho.

Existem outras diversas espécies do gênero Thymus que são cultivadas para ornamentação, para ser usada como condimento ou mesmo como erva medicinal. Essas que listamos acima são as que mais se destacam.

Como Plantar o Tomilho

Se você se interessou em cultivar tomilho comum deve conferir as nossas dicas a seguir. Vamos te ensinar a melhor forma de fazer o plantio do tomilho para que ele cresça forte e podendo ser utilizado como condimento.

O Local

Uma das coisas mais importantes para se considerar quando você resolve fazer o cultivo de tomilho é encontrar um local ensolarado. Quem quiser pode até cultivar o tomilho dentro de casa, porém, é importante que o local receba a incidência de sol direto na parte do dia.

O Substrato

É importante que o substrato escolhido para fazer o cultivo seja rico em matéria orgânica. Além disso, fique de olho na questão da permeabilidade desse substrato e o quanto ele é solto.

Mistura Para Canteiro

Para o canteiro a dica é fazer uma mistura de 100 gramas/m2 de calcário com 3 kg/m2 de adubo animal de curral bem curtido e ainda húmus de minhoca. No caso de o solo em questão ser mais argiloso e mais pesado você pode acrescentar areia de construção o que faz com que a permeabilidade seja elevada. Misture bem todos os ingredientes e não esqueça de nivelar o canteiro.

O Plantio

O primeiro passo para fazer o plantio do tomilho é abrir um buraco que tenha o mesmo tamanho do torrão. Retire então a muda do recipiente de cultivo e acomode-a no buraco feito. Aconchegue bem a terra e regue bem depois que terminar, assim que a muda estiver estabelecida as regas podem ser feitas com um espaçamento de tempo maior.

Plantio Do Tomilho Em Vaso:

Quem deseja cultivar o tomilho num vaso dentro de casa deve dar preferência para um vaso que tenha pelo menos 30 cm de altura. Aquele furo de drenagem que todo vaso tem deve ser protegido com pedrinhas, se quiser pode usar areia úmida e manta geotêxtil.

O substrato perfeito é aquele feito de uma mistura de 3 partes de húmus de minhoca, 1 parte de adubo de curral bem curtido e 2 partes de areia. Com a mistura feita coloque parte do substrato no vaso e retire a muda do saco de cultivo. Acomode a muda no recipiente e depois acrescente mais substrato. A dica é apertar de leve para fixe. Quando terminar regue.

Dica – Você deve deixar cerca de 1 cm da borda do vaso até o substrato para evitar que a água das regas acabe sendo derramada.

Como Fazer Mudas De Tomilho a Partir De Sementes

Como as sementes de tomilho são bem pequenas é interessante semear em caixotes ou mesmo em recipientes especiais para a realização dessa técnica. De substrato você pode utilizar uma terra comum daquelas de canteiro, porém, peneire-a antes.

Também é possível misturar a terra comum a um composto orgânico e com areia, mas faça em partes iguais. Depois da semeadura você poderá regar, cubra então com um plástico transparente. É importante que a umidade seja mantida até que aconteça a emergência das mudas.

A seguir destape o recipiente, mas ainda mantenha o cultivo protegido. Existe ainda a possibilidade de fazer a semeadura direta fazendo o controle de inços. Observe a planta e quando perceber que tem 6 folhinhas é o momento de transplantar para um vaso, para um pote ou para um saco de cultivo. Deve ser levado para o canteiro somente quando tiver entre 15 a 20 cm de altura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *