Jardim Feito Com Produtos Reciclados

Ter um jardim nem sempre sai muito barato. As peças e os instrumentos utilizados para manter  a sua atividade de jardinagem eficiente e também o seu ambiente sempre bonito, faz com que os gastos aumentem um pouco e você acabe tendo dificuldades financeiras em manter um jardim maior. Acontece que para tudo hoje, encontramos uma solução bem eficiente.

Já existem diversas possibilidades de deixar o seu jardim muito bem decorado, de uma maneira simples, mas bonita e feita totalmente de material reciclado. A ideia também é valida devido a preocupação que devemos ter com a nossa natureza e com tudo o que jogamos no universo. Manter um ambiente mais sustentável e fazer o reaproveitamento do nosso lixo é uma prática muito indicada nos dias de hoje.

Vamos então conhecer uma forma de montar um lindo jardim todo com itens reciclados.

Reaproveitando Itens de Cozinha

Vamos começar pelo “lixo”da cozinha porque ele sempre é o mais eficiente para tudo. Latas e peças quebradas podem se transformar em lindos vasos para suas plantas. Além de deixar um ambiente totalmente diferente do que estamos acostumados a ver, vamos ainda ter lindas peças exclusivas em nosso jardim.

Se você tem aquela xícara que não utiliza mais, aquele bule velho que está encostado no fundo do armário, vamos dar lindas utilidades para eles. Açucareiros e panelas também resultam em lindos vasos. Você pode usar esses itens de forma natural, como de fato eles são ou se aventurar em técnicas de pinturas ou colagens, o que vale é a imaginação aflorada.

Quando for utilizar latas de conserva ou vidros para guardar as suas plantas, dois fatores devem ser prestados atenção para evitar problemas. O primeiro deles é o ferrugem que aparecem sempre em qualquer tipo de metal. Uma lata com ferrugem vai com certeza danificar o desenvolvimento da sua planta e caso cause algum corte durante uma rega, fertilização ou outro cuidado, você pode adquirir problemas de saúde sérios demais.

O ideal neste caso é sempre realizar a troca das latinhas de conservas por novas, já que temos sempre em nossa cozinha ou então revestir com algum material de forma que você e sua planta não entrem em contato com o ferrugem. Esse material pode ser plástico, tecido ou outro item.

Já nos casos dos potes de vidro, o cuidado deve ser apenas com rachaduras e até mesmo lasquinhas que acontecem tão facilmente quando damos aquela pancada um pouco maior. O indicado é que você troque o vidro sempre que perceber que ele está passível à cortes. Um ferimento feito por vidro sujo é tão perigoso quanto o de latas enferrujadas.

Reaproveitando Brinquedos

Se você tem crianças em casa, principalmente as menores, depois de um tempo certos brinquedos perdem totalmente a utilidade para eles. O que acontece geralmente é a doação de brinquedos em boas qualidades ou então fazemos o despejo daquelas peças quebradas ou sem função mais.  Quando se tem um jardim, você pode criar uma infinidade de opção para reutilizar os brinquedos de seus filhos para decorar o ambiente.

Carrinhos de brinquedos, por exemplo, podem ser transformados em canteiros, vasinhos de plásticos que eram itens do lar daquela boneca da sua filha, podem ser plantados novas mudas e deixados no jardim.

O bom de utilizar brinquedos para decorar o seu jardim é que esta ação pode ser feita juntamente com a criança e os pais também podem trabalhar a sua conscientização sobre a importância das espécies, assim como desenvolver atividades saudáveis para sua família.

Reaproveitando Calhas e Materiais Similares

Se for substituir as calhas da sua casa, nada melhor do que dar uma função aquelas velhas e que provavelmente irão para o lixo. As calhas podem servir como canteiros de plantas, principalmente de flores. Claro que é importante dar uma repaginada para que o objeto fique com uma linda aparência. Você pode utilizar tanto no chão como pode prendê-las na parede e usar também como suporte para pequenos vasos. Uma boa dica é pintar as calhas da cor da parede para camuflá-las.

Reaproveitando Calçados e Peças de Roupa

Sabe aquele sapato que furou a sola e você perdeu? Já pensou no que fazer com o outro pé? Geralmente isso faz com que joguemos o par inteiro no lixo, mas com uma boa dose de imaginação você pode reaproveitar esse sapato para plantar mudas de flores neles.

Atente-se apenas para o material do seu calçado, pois alguns absorvem muito calor e isso pode prejudicar o desenvolvimento da sua planta. Outros também não possuem tanta resistência à chuvas, então se o seu jardim não possui cobertura, você pode acabar com um item estragado e não tão bonito para o seu ambiente.

Reaproveitando Garrafas, Latinhas e Outros Itens

Quando falamos em reaproveitar itens em nosso jardim, as garrafas e as latas são sempre a primeira imagem que nos vem em mente. Isso porque já é muito comum vermos jardineiras feitas de garrafas pets, ou então elas sendo utilizadas mesmo como vasos. Quanto às latas, que mãe ou avó nunca ajudou você a cultivar sua primeira plantinha naquela lada de tinha velha? Todo mundo já passou por essa fase um dia.

As garrafas pets vêm sendo um item favorável à pratica de jardins mais sustentáveis, já que é bastante indicados a sua utilização no lugar de outros materiais que agridem o nosso meio ambiente. Pessoas com um pouco mais de ferramentas, ainda utilizam as garrafas de água que por algum acidente não podem ser trocadas. Elas servem perfeitamente como vasos para plantas maiores.

Você também pode fazer lindas jardineiras com pneus velhos. Com uma boa mão de tinta e uma decoração bonita, você tem uma base para canteiro que é bem diferente e vem sendo muito utilizada nos jardins ao redor do mundo.

Um lembrete para quem vai utilizar garrafas, latas ou qualquer outro tipo de material que possa reter água, é fazer alguns poucos furos em toda superfície para que exista uma boa aeração e também garanta que o fluxo de água seja o ideal para cada espécie. Sabemos que plantas podem morrer tanto por falta como por excesso de água.

Posts Relacionados

Se você gostou das ideias, confira as nossas dicas e saiba como planejar um jardim antes de ter um para que tudo saia perfeito. Veja como usar enfeites de jardim em cerâmica para decorar o seu espaço. Aprenda como ter um jardim bonito sem gastar muito usando coisas que você tem em casa ou que tenham um custo baixo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Boa tarde! Gostaria de receber estas foto com instrução, no meu face.obrigada!

    Eliane de Mattos Vieira 8 de abril de 2014 15:48 Responder
  • BOA TARDE!GOSTARIA QUE TODOS FAZESSEM UM JARDIM COM MATERIAL RESICLAVEL E´ MUITO BONITO COMO PLANTA UM TOMILHO COM CUIDA DAS SAMAMBIAS E CUIDA DO MEIO AMBIENTE OBRIGADO!

    angelica cristina dos santos cardoso 11 de novembro de 2015 16:20 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *