Como Ter Um Jardim Bonito Sem Gastar Muito

Os jardins deixam o ambiente muito mais bonito e também sadio, já que as plantas são de extrema importância para o meio ambiente. Quem gosta de planta mantém pelo menos uma espécie em casa em um vaso ou canteiro e isso muitas vezes é restrito pelos possíveis gastos que um jardim acaba gerando para o seu orçamento. Acontece que você pode ter um lindo e recheado jardim sem necessariamente gastar tanto assim, você sabia disso?

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Pois é, os jardins embelezam e muito um lugar, mas podem sim custar caro para o seu bolso se você não souber montá-lo com cuidado. Então para ajudar você a deixar o seu ambiente mais bonito e também mais saudável, assim como de quebra você ter todas as espécies que tanto admira, vamos ensinar através de algumas dicas a como ter um bonito jardim sem gastar tanto.

Qual O Tamanho do Seu Jardim?

Você saber exatamente qual o espaço que tem para montar o seu jardim faz uma diferença muito grande no seu orçamento final.  Mesmo que depois você aumente o espaço, é indicado que você determine um espaço inicial porque existem detalhes como pintura de ambiente, decoração e até mesmo algum tipo de cercado que deve ser montado primeiramente.

Saber por onde começar a montar o seu jardim é eficiente porque você pode acabar fazendo um tipo de gancho entre um objeto utilitário e outro do seu espaço. Se você não tem muito espaço para montar o seu jardim, mas quer colocar alguns detalhes nele, atente-se apenas para não deixar o ambiente muito poluído visualmente. Lembre-se que esse espaço deve passar tranquilidade e um ambiente cheio de detalhes demonstra exatamente o contrário.

Já se o seu espaço é grande, mas você tem receio de sair colocando muita coisa e no final ter uma despesa maior para manter, determine um especo inicial para decorar o seu ambiente ou um valor máximo que pode gastar por mês com a manutenção do seu jardim. Da mesma forma que você deve tomar cuidado para não poluir visualmente um ambiente pequeno, deve também atentar-se para ambientes maiores, que inclusive, deixam você mais sujeita a esse deslize.

Por Onde Começar Afinal?

Sabendo o espaço que você tem exatamente e quanto você vai usar desse espaço para fazer o seu jardim, vamos começar a preenchê-lo. Se você tem um orçamento mesmo que pouco reservado, pode contratar um profissional para ajudar na ornamentação do seu jardim. Por mais se que seja um gasto, você vai evitar gastar seu dinheiro com coisas desnecessárias ou até pagar por algo além do preço de mercado. Um bom profissional saberá dar as melhores dicas para você.

Escolhendo As Plantas

Todo mundo tem aquela planta que mais gosta. Mesmo se você não é um especialista em jardinagem e conhece as espécies, com certeza tem aquela árvore, aquele arbusto e principalmente aquela flor que gosta mais. O fato de você gostar de uma espécie não significa que você pode tê-la em seu jardim, então antes de sair plantando todas as espécies de sua preferência, indicamos que você estude um pouco mais sobre cada uma delas. Existe um conteúdo muito extenso sobre plantas na internet e aqui no site mesmo você vai encontrar uma variedade enorme.

Lindo

Lindo

Essa análise de espécie que você vai fazer antes de plantar em seu jardim é importante para evitar gastos. Por menor que uma planta seja você vai precisar comprar uma areia especial, adubo, fertilizante e tudo o que uma espécie precisa para se desenvolver bem, mas se mesmo assim as condições de clima e iluminação do local não permitirem o florescimento, a sua planta não crescerá e você terá gasto com isso. Além dessa condição, ainda tem o fator conhecimento que é muito importante, pois existem espécies que pedem um pouco mais de cuidado.

Se você não quer gastar muito, você deve escolher tipos de plantas que se adaptam facilmente a qualquer ambiente e principalmente, que não exigem muitos cuidados especiais. Plantas resistentes, as famosas plantas rústicas, com certeza são uma boa pedida para você que está começando a prática da jardinagem e não tem aquele orçamento reservado.

Tamanho das Plantas

Imagine uma situação onde você tem aquele quintal imenso e quer plantar algumas espécies de árvores para dar mais sombra e deixar o ambiente bonito e a partir daí você deseja começar um jardim para sua casa. Então você escolhe uma muda de árvore, mas não procura saber o tamanho que essa árvore vai chegar e principalmente, o espaço que a sua raiz vai precisar para se desenvolver bem. De repente você se ver com uma super e bonita árvore, mas que ocupa um espaço muito grande, desfavorecendo o seu ambiente.

Esse caso é muito comum entre as pessoas que não estudam o ambiente antes de plantar a espécie ideal. Esse tipo de erro vai gerar mais gastos para você, além de provavelmente ter que cortar a sua árvore alguns anos depois. Então é importante você atentar-se sim para a espécie que vai cultivar e o espaço que tem disponível para ela. Se o seu jardim for pequeno, dê preferência à plantas de porte pequeno e porte médio, se o seu espaço for maior a ponto de poder receber uma árvore, escolha uma espécie de raiz concentrada, e veja se no local de plantio não existe fiação elétrica, encanamentos ou qualquer outro item que possa atrapalhar quando a árvore chegar ao seu tamanho máximo.

Dicas de Decoração

Mas se você estava até agora se perguntando sobre a decoração do ambiente, afinal não é somente de plantas que um jardim é feito, deixamos esse ponto por último por ser o mais fácil para economizar aquele trocadinho. A ideia da reciclagem de objetos e do reaproveitamento de móveis e objetos descartáveis caem perfeitamente bem com os jardins, de qualquer tipo.

A ideia mais comum é o uso de garrafas pet para usar como jardineiras ou vasinhos suspensos, principalmente de mudinhas que estão em fase de germinação. Isso vai fazer com que você economize bastante com vasos e pode ficar ainda mais bonito se você usar a criatividade para pintar e decorar as garrafas.

Para o piso, dê sempre preferência à cores claras para deixar o ambiente mais claro e mais vivo, o mesmo pode ser utilizado nas paredes e adesivos temáticos com flores e ramos caem muito bem também. Abuse dos espelhos mas tenha cuidado apenas com a localização deles porque quando refletem a luz do sol ou artificial podem esquentar demais o ambiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *