Planta Euphorbia Obesa: Características E Fotos

Cuidar de plantas pode ser difícil, principalmente aquelas que possuem tempo certo, quantidade de água certa e outros detalhes. Por isso hoje cada vez mais vemos as pessoas tendo em sua casa uma versão miniatura seja uma pequena flor, ou então as suculentas, que estão cada vez mais famosas por apresentar uma maneira fácil de se cuidar, ainda mais quando se trata de cactos.

Em tempos antigos, todo mundo sabia como plantar seu próprio alimento, hoje em dia isso não ocorre mais. Mas o que muitas pessoas não sabem é o quanto plantar pode ser algo terapêutico. Diversos especialistas indicam para pessoas que precisam cultivar maior paciência, menor estresse e cuidado com o mundo exterior. É um muito interessante ver algo que você plantou crescer, assim como um filho que você cria e vê os resultados na vida, as plantas conseguem te dar esse retorno bem rápido, mostrando que você é útil para que ela esteja ali crescendo.

Além disso, plantas sempre foram uma forma de decoração muito utilizada, nos últimos tempos elas vêm sendo substituídas pelas plantas artificiais que estão cada vez mais parecidas com as reais. Mas elas são muito boas para que sejam colocadas em vasos e dentro de casa, já que não causam nenhuma sujeira e nenhum problema de raiz crescer.

Nesse tempo de quarentena é muito bom pensar em algo que nos gere uma rotina de cuidado como a plantação, para isso você pode escolher algo mais simples, que não cresça tanto e que consiga mostrar resultado rápido para que você se sinta motivada. Que tal conhecer um pouco mais sobre as suculentas e em uma específica chamada de Euphorbia.

Suculentas

Dentro das diversas plantas que o mundo possui, as suculentas conseguem ser especiais por serem bem pequenas, não crescerem muito e por conta disso, não ocupam muito espaço, além de serem resistentes e fácil de cuidar.

Elas possuem raiz, talo e as folhas bem grossas, com o objetivo de armazenar água. O objetivo é exatamente sobreviver maior tempo em regiões áridas, tem seu maior exemplo os cactos que são bem comuns em desertos e outras vegetações do tipo, eles possuem uma capa grossa de tecido parenquimatoso, alguns até com espinho ajudando na proteção.

Mas ainda sim o local em que esse tipo de planta sobrevive não possui muitos herbívoros, ajudando ainda mais na sua manutenção. A maioria das suculentas possuem uma superfície com pelos que ajudam a reter gotículas de água ao amanhecer, além dessa técnica, a planta consegue reter a umidade com redução da superfície a qual ajuda a reduzir a perda de água por evaporação.

A forma de reprodução nesse tipo de planta é pela simples queda de alguma folha sobre o solo. Dependendo da quantidade de água que essa planta conter é possível que ela mesma consiga nutrir seu crescimento e se transformar uma muda nova, esse tipo de reprodução vegetal se chama estaquia.

Você deve estar se perguntando como essa planta realiza o processo de fotossíntese que as outras plantas realizam. Mas esse processo ocorre de maneira normal na própria superfície do talo, a qual também armazena o líquido. É claro que esse tipo de planta não produz grandes quantidades de oxigênio como vemos em outros.

Com muita pesquisa, foi definido diversas famílias dentro da espécie das suculentas. As mais comuns são as aizoáceas, crassuláceas e cactáceas. Mas existem diversas outras que às vezes simplesmente crescem na rua, ou em um terreno abandonado. Sendo algumas muitas comuns e outras bem raras, podendo valer muito dinheiro.

Euphorbia

Euphorbia

Euphorbia

A maioria delas são suculentas algumas outras são pequenos arbustos, com mais de quatro mil espécies, sendo um gênero de plantas da família Euphorbiaceae. Algumas delas se assemelham a cactos, porém não fazem parte dessa família e por isso deve-se ter atenção para não haver confusão.

É uma planta com origem africana, mas que consegue se adaptar fácil a outros países. As suculentas dessa família possuem uma diferença bem marcante das demais que é o ciátio, um tipo específico de inflorescência. Além disso é uma planta que produz látex com propriedades tóxicas.

Em tempos antigos, muitos médicos a testaram como potencial planta medicinal, mas por fim percebeu-se que é uma planta perigosa e que deveria ficar somente como ornamento mesmo. Se adapta melhor em regiões tropicais e subtropicais, sendo bem comuns em solo africano e americano principalmente.

É difícil descrever todas as espécies, pois elas são muito diferentes entre si, mas varia muito de acordo com o clima que está localizada, por isso é confundida com espinhos de cactos em climas muito quente. Quando possui flores, podem se da cor rosa ou amarelada. Um fato curioso é que somente uma das flores é feminina e o restante é masculina.

Euphorbia Obesa

É uma das plantas da família Euphorbiaceae, também conhecida como planta baseball por seu formato de inchado, dependendo do tamanho parece uma bola. As primeiras evidências dessa planta nos históricos vêm direto da África do Sul. Não possui nenhuma propriedade medicinal, mas ainda sim chama atenção das pessoas pelo seu formato.

Como é uma planta de se colher, a maioria das pessoas que a tiram do solo não sabem como a semear novamente e principalmente como as passar para outro lugar por fazerem a colheita sem planejamento, por isso a maioria da sua devastação vem dos próprios nativos. Se expandiu para o mundo todo como uma planta ornamental nos mais bonitos jardins botânicos.

É de fácil cuidado, porém algumas recomendações podem melhorar sua condição de crescimento. Como por exemplo a exposição ao sol é obrigatória, mas é de preferência o sol da manhã. É uma planta que dificilmente passará dos vinte centímetros. Mesmo sendo parte de plantas que sobrevivem no semiárido não deixe de regar moderadamente durante o verão. Já no inverno normalmente nem se coloca água, já que em sua maioria o inverno traz umidade e planta consegue absorve-la.

Se no inverno aparentar estar morrendo não se assuste, é uma planta que comumente fica seca durante essa época do ano. Algumas vezes aparecem pequenas flores, delicadas e até mesmo perfumadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *