A rosa é flor utilizada em diversas ocasiões, principalmente no ocidente, sendo ela ligada a vários significados e simbolismos. Essa planta está relacionada a cultura da humanidade desde tempos remotos, e nos dias atuais continua sendo muito adorada, sendo associada a beleza e paixão, e usada não só na sua versão natural como em desenhos presentes em roupas, enfeites e tatuagens.
Atualmente as tatuagens de rosa são algo bem comum entre quem se interessa por esse tipo de arte. Algumas pessoas gostam somente da estética da tatuagem que é bem atrativa, no entanto, diversas pessoas optam por fazer uma rosa como tatuagem pelo forte simbolismo e significado que ela carrega.
O Simbolismo Por Trás Da Rosa
As rosas surgiram na Pérsia, durante o seu descobrimento ela era associada a figura masculina, no entanto, após algum tempo foi notado que ela possuía um estilo mais feminino, e passou a ser ligada a beleza das mulheres.
Essa flor possui várias cores, sendo que cada uma delas possui um significado. Ela está enraizada na cultura humana desde o tempo dos gregos, e nessa época ela era associada à Deusa Afrodite.
Segundo a crença grega, durante o nascimento de Afrodite surgiu junto a ela uma espuma branca, que acabaria se tornando uma rosa, a partir de então a rosa branca passou a ser associada à pureza e inocência. Em certo momento Afrodite viu Adônis ferido e quando foi ajudar ele, ela se espetou em um espinho da flor com isso tingiu as pétalas de rosa com o seu sangue. A partir de então a rosa também passou a ser colocada sobre os túmulos, já que passou a ser associada à morte após a morte de Adônis.
Já a cultura Romana acreditava que a rosa havia sido criada pela deusa das flores, chamada Flora, após uma de suas ninfas morrer, ela a transformou na flor, que atraiu abelhas e fez com que o cupido atirasse flechas nela para protegê-la, o que criou os seus espinhos.
Outra cultura que coloca a rosa associada a uma deusa é a egípcia, onde a deusa Ísis usava uma coroa feita com a flor. Os hindus acreditavam que a deusa Lakshmi, considerada a deusa do amor, havia nascido de uma rosa.
A rosa vermelha passou também a ser o símbolo da carne e do sangue, e a ser associada a paixão carnal. Outro significado instituído a ela foi à relação com o segredo, já que essa planta possui o seu botão escondido entre as pétalas. Durante a época medieval, quando havia uma rosa pendurada em salas de reuniões, era um sinal de que os assuntos discutidos no local eram secretos.
O Desenvolvimento Das Tatuagens
Acredita-se que os seres humanos já tinham o costume de fazer desenhos em sua pele desde 3.300 a.C., claro que realizados de maneira bem diferentes que as tatuagens conhecidas nos dias de hoje.
Os primeiros desenhos eram feitos através da fricção do carvão em contato com a pele. Durante as batalhas romanas era comum que os guerreiros tatuassem em si as insígnias de suas honras conquistadas em batalhas. Já durante as cruzadas do século XI também eram feitos desenhos nos corpos dos soldados para que eles fossem identificados.
Diversas tribos também faziam uso da tatuagem, sendo que os desenhos todos tinham um significado importante para a vida na comunidade. O termo tatuagem surgiu quando um britânico conheceu, no Taiti, a técnica chamada “tatau”, que era usada para que a tinta penetrasse no corpo e elaborar desenhos.
A primeira maquina elétrica para tatuagem foi criada no ano de 1891, pelo inventor Samuel O’Reilly. Essa criação foi revolucionária, e fez com que a tatuagem se se tornasse uma forma de expressão de diversos grupos culturais.
Hoje em dia a tatuagem serve como um adorno ao corpo, sendo acessível a qualquer tipo de pessoa que deseja realizar o trabalho, e não há a necessidade de que a tatuagem tenha um significado, além de que, elas não são parte de um grupo cultural especifico.
Ao longo dos anos foram sendo modificados os tipos de desenhos de tatuagem, surgindo novas técnicas de traços e preenchimentos. As tatuagens de flores foram popularizadas a partir do ano de 1940 e desde então se tornaram um dos principais desenhos feitos por quem aprecia essa arte.
Significado Da Tatuagem De Rosa
Devido ao forte simbolismo da rosa, ela logo passou a ser muito usada em tatuagens. Nesse tipo de arte o desenho tem um significado próprio, além de que cada cor de rosa possui um significado diferente.
O significado principal da tatuagem de rosa é a sua relação com a beleza e a paixão, demonstrando que a pessoa que tem esse tipo de tatuagem é sincera, forte e apaixonada. Algumas pessoas ainda dizem que quando a rosa não tem espinhos, significa que aquela pessoa está apaixonada ou se apaixona facilmente, já quando a flor é representada com espinho quer dizer que quem a tatuou sabe que deve lidar com as questões amorosas de forma cautelosa para não passar por decepções.
As tatuagens de rosa são relacionadas com a beleza, havendo também a interpretação de que quem tatua a rosa com espinhos é uma pessoa que se importa com a beleza interior das outras ou ainda podem representar que aquela pessoa acredita que a sua beleza é intocável, devido aos espinhos.
Significado Das Tatuagens De Rosas Coloridas
É possível escolher fazer a tatuagem de diversas cores, sendo que cada uma delas possui um significado diferente. As cores mais comuns são as seguintes:
- Rosa Branca: Está relacionada à inocência e a pureza, sendo usada para representar tais características.
- Rosa Vermelha: A rosa vermelha é ligada principalmente a paixão e ao amor romântico, mas também a beleza.
- Rosa cor de rosa: Representa delicadeza, graça e elegância, sendo também relacionada a um amor saudável e puro.
- Rosa amarela: O amarelo é a cor que simboliza a amizade, mas também pode fazer referência ao amor familiar.
- Rosa azul: As rosas azuis não existem naturalmente, com isso, o significado está ligado à impossibilidade de algo existir ou ainda do amor lúdico.
- Rosa coral: Está relacionada ao desejo e aos sonhos humanos.
Além das cores individuais, também é possível que sejam feitas tatuagens com rosas de várias cores diferentes, combinando os significados entre si ou gerando novos. As tatuagens de rosa, por vezes, são feitas combinadas a outros desenhos e símbolos, e isso faz com que elas tenham outros significados.
Além das tatuagens de rosa representadas em seu formato encontrado na natureza, também são desenvolvidos desenhos inspirados no seu design, o que também pode fazer com que a tatuagem tenha novos significados.
Locais Do Corpo Para Fazer Uma Tatuagem De Rosa
Quando o local escolhido para fazer esse tipo de tatuagem é o ombro, tem um significado bem romântico, representando o amor verdadeiro e felicidade que foi fruto de uma relação. Por vezes também pode marcar o início de uma nova fase na vida de alguém.
Para quem deseja fazer uma tatuagem mais compacta, os locais ideais são o tornozelo, pulso e atrás da orelha, nesses pontos é possível desenhar a rosa perfeitamente possuindo um resultado bem bonito. As palmas da mão são pontos mais incomuns para tatuagens, mas que chamam bastante à atenção quando são tatuados, sendo um local interessante para uma tatuagem cheia de simbolismo.
As tatuagens de rosa feitas no pescoço demonstram que aquela pessoa deseja mostrar a arte para o mundo ao seu redor. Já o bíceps é escolhido quando o desejo é realizar um trabalho bem elaborado, assim como o peito e as costas, onde é possível desenvolver desenhos maiores e cheios de detalhes, além disso, esses pontos são fáceis de esconder, caso não seja da vontade da pessoa deixar suas tatuagens totalmente a mostra.