Pode Comer Cacto? Quais Espécies são Comestíveis?

Pode Comer Cacto?

Se você leu este título e se assustou, provavelmente você imagina que não. “Como vou comer um cacto? É cheio de espinho, eu vou morrer!”. Mas não é bem assim, existem várias espécies de cactos comestíveis e falaremos sobre algumas aqui neste artigo.

Cacto é o Alimento do Futuro, de Acordo com a FAO

A FAO, que é a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, defendeu que o cacto é uma das melhores opções do futuro para combater a fome. No futuro, se continuarmos produzindo alimentos da mesma maneira, não haverá mais clima propício para crescimento da vegetação, não haverá mais espaço de terra para cultivar e muito menos pastos para o gado.

Antes que cheguemos a uma situação mais que alarmante, é preciso buscar alternativas para atender ao aumento descontrolado da população e conseguir suprir a demanda por alimento. O cacto já é um alimento muito consumido em alguns países, como o México. Também no nordeste brasileiro. A FAO defende que o alimento deverá fazer parte dos menus do mundo afora. Os especialistas da organização afirmaram que o cacto é um alimento que tem grande potencial para combater a fome, até mesmo porque é um vegetal que cresce em condições extremamente desfavoráveis, como seca.

O aquecimento global, a mudança climática, o desmatamento, o desrespeito com a natureza, a poluição, o consumo e produção de lixo descontrolado, tudo isso está gerando uma mudança extremamente rápida no planeta. O clima está mudando drasticamente. O risco de secas está aumentado e isso é uma forte razão para defender que o cacto é sim o alimento do futuro.

Foi aí que a organização resolveu lançar o livro Crop Ecology, Cultivation and Uses of Cactus Pear. Nele é possível encontrar tudo sobre plantação e cultivo de cactos para a alimentação, desde a genética das espécies comestíveis, até dicas de cultivo, como manejo de pragas, preferências de solo, etc. Além disso,também  há dicas de culinárias que vão te ajudar a criar receitas ótimas com esse alimento exótico.

Consumo e Espécies Comestíveis

Existem milhares de espécies de cactos na natureza e a maioria delas não é comestível. São tóxicas e causariam grandes problemas à saúde do ser humano se forem ingeridas. E também possuem um péssimo sabor, provavelmente. Entretanto existem muitas comestíveis. As do gênero Opuntia são as mais famosas e podem ser consumidas com tranquilidade. ´

A figueira-da-índia é um cacto conhecido. A planta tem origem na América mesmo e é muito comum de ser encontrada em locais áridos, como no nordeste do nosso país. Mas também é encontrada em outros 25 países espalhados pelo mundo. Possui uma altíssima resistência à seca e por isso ela é uma ótima alternativa para alimentação em casos extremos, onde não há mais como alterar a natureza para atender a demanda alimentícia. O ideal mesmo é que isso não tenha que ocorrer. Então nós é que devemos nos adaptar e não a natureza. A criação de animais para consumo tem destruído a natureza de maneira incontrolável e não da mais para manter assim.

No México, diferentemente do Brasil, o cacto normalmente é consumido quando a planta ainda é jovem. Essas plantas do gênero Opuncia são plantadas em pequenas fazendas mas também em fazendas com mais milhões de hectares. O consumo no país é de 6,4 quilos por pessoa, por ano.

Segurança Alimentar e Nutrição

A palma é uma espécie de cacto muito usada no Brasil como alimento. São muitos os usos da planta. Segundo a FAO, os cactos comestíveis não são apenas opções boas para substituir a produção de alimento no mundo e destruir menos a natureza. Mas também são boas opções para a saúde, pois possuem açúcares, proteínas e muitas vitaminas. Segundo o jornal Diário do Nordeste, a palma tem mais nutrientes do que couve, beterraba e banana. Além disso, o mais interessante é que a palma é barata e altamente acessível.

No ano de 2015, em Madagascar, uma ilha do continente Africano, ocorreu uma seca que causou fome e problemas ambientais. Os cacos, nesta época, foram muito importantes para prover alimento para os animais e as pessoas da ilha. Mas além disso, o cacto também permite o mais importante para a sobrevivência, a água.

Os cactos possuem a capacidade de armazenar água com muita facilidade. Isso ocorre porque os cactos possuem um tecido chamado de parênquima especializado em armazenamento de água. Altamente especializados em viver em locais secos exatamente por isso. Eles possuem uma reserva de água capaz de suprir sua necessidade quando a natureza não dá umidade suficiente para a planta continuar com o metabolismo ativo.

O cacto pode armazenar até 180 toneladas de água por hectare. A FAO afirma que isso seria suficiente para manter cinco bois adultos, com isso é possível pensar que, além de servir como alimento e forma de hidratação, os cactos também podem servir para manter o gado vivo em locais de seca, substituindo a grama. A taxa de sobrevivência destes animais, em tempo de seca, é muito maior em plantações de cactos.

Quais são as Espécies de Cactos Comestíveis?

Cacto Orquídea

A espécie Epiphyllum hybrids, também chamada de cacto orquídea, não é uma orquídea, mas sim um cacto. Ela é chamada assim pelas suas flores lindas. Possui frutos vermelhos que são comestíveis, são macios, com pequeninas sementes que são muito parecidas com a de um Kiwi. É um fruto muito suculento, entretanto não tem um sabor muito agradável para a maioria das pessoas que já relataram.

Cacto Opuntia

Cacto Opuntia

Cacto Opuntia

A figueira-da-índia faz parte deste grupo. E é por isso que os frutos são chamados de figo da índia. São talvez o grupo mais famoso entre os cactos comestíveis. Os frutos têm a polpa vermelha e uma casca alaranjada. Normalmente são colhidos em setembro. Podem ser ingeridos com a semente. São ótimos também para fazer conservas, licores, geleias, doces, etc.

Nopales

Estes cactos não são comestíveis pelo seu fruto, mas sim pelas folhas. Possuem folhas grossas, muito úmidas e verdes. Muita gente diz que possuem um sabor muito parecido com vagem ou quiabo. Quando as folhas estão verdes é a melhor hora para serem retiradas e servir de alimento, pois estão suculentas e com sabor. Podem ser feitas cruas, em saladas, ou também cozidas. Muito usadas em sopas.

Cacto De Pera Espinhosa

Cacto De Pera Espinhosa

Cacto De Pera Espinhosa

Este é um cacto muito interessante, já que pode ser colhido em qualquer época do ano, possui muita polpa e é saboroso. O fruto, claro, se parece com a pera, mas é a pera espinhosa. Grande, com casca dura, um formato parecido com o abacate. Por dentro, a polpa amarela ou vermelha. O fruto tem sementes comestíveis muito crocantes e uma carne muito suculenta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *