Como Ocorre a Polinização E Qual a Sua Importância?

As plantas, como todo ser vivo, possuem vários processos durante seu período de vida. Como a fotossíntese que é seu processo de respiração e obtenção de alimento, esse processo é um dos mais importantes para planta e para todos que possuem vida na natureza.

Mas além desse processo, existem diversos outros que poucas pessoas tem entendimento de como funciona. Como nas flores, o processo de polinização. No texto a seguir, será explicado como ocorre em diversas espécies de plantas.

O Que É Processo De Polinização

O processo de polinização representa a transmissão do pólen da porção masculina da planta, chamada de antera, para a porção feminina, chamada de estigma.

O processo de polinização, nada mais é do que o momento de reprodução das flores. a partir desse processo que ocorre a fecundação que, posteriormente resulta no desenvolvimento de sementes e frutos, esses “órgãos” fecundados darão origem a outras plantas da mesma espécie.

De Que Forma Acontece O Processo De Polinização?

O processo de polinização possui várias variações em que pode se ocorrer, ela pode se de maneira direta, ou seja, ocorre uma autopolinização. Como a palavra já diz, a planta faz esse processo sozinha, sem interferência externa. A autopolinização ocorre quando a partícula de pólen sai e vai para o estigma da planta, esse processo é o desenvolvimento da autofecundação.

No entanto, esse tipo de processo de fecundação não traz vantagens evolutivas para a planta e para a diversidade, pelo fato de que não há mutabilidade genética para as flores. Dessa maneira, determinadas espécies de planta detém um mecanismo que impossibilita o processo de autofecundação.

Como dito anteriormente, o processo de fecundação pode vir a ocorrer de várias outras formas, podendo ser cruzada ou indireta. Ao contrario da maneira direta, essa forma consiste em que a partícula do pólen seja levada até uma outra planta, porém de espécie equivalente.  Dessa maneira, existirá uma mutabilidade genética, o que trará maiores vantagens para as plantas.

No entanto, para a ocorrência da polinização indireta é essencial a participação de um intermediário polinizador, imagem responsável por transportar o grão de pólen pelos componentes femininos e masculinos das plantas.

Quem São Os Intermediários Polinizadores?

Esses intermediários são fenômenos e animais que não podemos controlar, ou seja, podem ser abióticos ou bióticos. No grupo dos abióticos estão fenômenos naturais como, vento, gravidade e a chuva. E no grupo dos bióticos estão aqueles animais que se alimentam das plantas e flores como, borboletas, vespas, os pássaros, morcegos, abelhas e mamíferos de pequeno porte.

Uma curiosidade: aproximadamente mais de 80% das espécies de plantas que dão flores, os responsáveis por realizar a polinização são justamente os animais.

Maneiras De Polinização

A ocorrência da polinização é classificada dependendo do intermediário polinizador. A seguir serão apresentados os tipos que podem vir a ocorrer.

  • Anemofilia: ocorrência da polinização por meio do vento. Esse tipo ocorre principalmente em espécies de planta de pequeno porte, que possui folhas com tamanho menores. Esse processo ocorre principalmente nas gimnospermas. Essa espécie em sua maioria, as plantas detêm um tipo de fita longa que possuem grande flexibilidade e se movem facialmente com os ventos, e essas plantas possuem um nível de produção de pólen bastante elevado para facilitar o processo.

    Anemofilia

    Anemofilia

  • Hidrofilia: ocorrência da polinização por meio da água. Essa condição normalmente está relacionada as plantas que vivem na água. Para a ocorrência desse tipo de polinização o pólen paira sobre a água até ir de encontro com o estigma.

    Hidrofilia

    Hidrofilia

  • Entomofilia: nesse tipo de polinização os responsáveis pela transferência das substancias são os insetos. Nesse grupo de insetos, encontram-se as moscas, vespas, abelhas, besouros e borboletas. Esses animais geralmente são atraídos devido ao forte cheiro e a coloração das flores, e também alguns deles se alimentam do pólen encontrados nas flores. Esse processo ocorre por meio de contato, o animal quando vai se alimentar de determinada planta, ficam resíduos dela em seu corpo, dessa forma, consequentemente quando ele for se alimentar em outra passará esses resíduos para a outra, o que resulta na polinização.

    Entomofilia

    Entomofilia

  • Ornitofilia: polinização ocorre através do transporte por aves. Um dos principais animais responsáveis por essa maneira de polinização é o beija-flor.

    Ornitofilia

    Ornitofilia

  • Quiropterofilia: esse tipo de polinização ocorre através dos morcegos. Pouco se sabe, mas esses animais noturnos se alimentam principalmente de frutas e sementes.

    Quiropterofilia

    Quiropterofilia

Curiosidades: as abelhas são os insetos centrais como intermediários polinizadores dos vegetais. Elas fazem esse processo, pelo fato de em contrapartida receberem substâncias que servem como garantia do seu desenvolvimento dentro das colmeias, local onde é produzido o mel. Outra informação interessante é que elas são responsáveis também por gerarem através de sua polinização frutos que são consumidos pelos seres humanos, como o maracujá-amarelo.

Cerca de um terço de tudo que o homem cultiva, precisa do processo de polinização realizada pelos animais e insetos para que haja reprodução e permita a produção de frutos, ou seja, o processo de polinização é essencial para o ambiente e beneficia a todos, não só as agentes responsáveis pelo processo. O homem tira maior proveito que eles.

Abelhas E A Polinização

As abelhas são um dos principais agentes intermediários responsáveis pela polinização das plantas. Esse inseto detém cerca de 80% da responsabilidade de realização desse processo.

O processo de polinização consiste na transferência de pólen saída da antera da planta, parte feminina, para o estigma, parte masculina. Ela pode ocorrer de forma direta e cruzada. As abelhas participam da forma cruzada, em que existe uma troca de substancias entre as plantas, ou seja, ela retira o pólen de uma determinada flor e deposita em outra. Esse processo é de extrema importância na variação da biodiversidade, pois há troca de material genético. O que possibilita o surgimento de outras espécies de plantas, produção de frutos e sementes.

Nesse mesmo processo, as abelhas coletam das plantas o néctar, uma substancia muito nutritiva para elas e que servem para a fabricação do mel feito em suas colmeias. O mel é um produto que detém grande prestigio no mercado, tanto na culinária como forma medicinal em certas regiões.

No processo de polinização, as abelhas são as responsáveis também por garantir o reinicio de ciclo de vida de diversas plantas e dar novo rumo para outras. Nós, seres humanos, consumimos diversos frutos que surgiram do processo de polinização das abelhas, como o maracujá-amarelo, goiabeiras entre outras.

Importância E Principal Contribuição Da Polinização

Polinização de Abelha em um Girassol

Polinização de Abelha em um Girassol

O processo de polinização gera a fertilização, que por consequência resulta no desenvolvimento de sementes e frutos. Dessa maneira, o processo se caracteriza de forma de uma espécie de função ambiental que promove a preservação da biodiversidade.

Outra função da polinização é a garantia de formação de alimentos. O surgimento de diversos tipos e espécies de plantas e frutos, se deu através da polinização, caso esse processo não existisse, também não existiria essa gama de alimentos e essa diversidade de plantas. O que geraria um grande desfalque aos animais e insetos que necessitam dessa diversidade para sobreviver, pois tiram seu alimento deles.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *