Por Que as Cores das Flores São Diferentes?

Se você é apaixonado por flores já deve ter pensado a respeito desse assunto algumas vezes, afinal por que as flores têm cores diferentes? Da mesma forma que os seres humanos, as flores, também têm suas características físicas relacionadas aos genes que herdam de seus progenitores. Continue lendo para entender melhor esse tema e descobrir como é cada cor de flor do seu jardim é simplesmente fascinante.

Substâncias Que Dão Cores as Flores

 As cores das flores se relacionam com a sua reprodução, isto é, contribuem para a manutenção da espécie. Os agentes polinizadores como insetos e outros animais são atraídos em parte pela aparência das flores e em parte pelo seu odor.

A diversidade de cores existentes na natureza se relaciona com pigmentos distintos que podem estar presentes nas flores. A seguir vamos apresentar os principais pigmentos e sua atuação nas plantas.

Flavonoides

Flores Coloridas

Flores Coloridas

Seres humanos não possuem a capacidade de produzir flavonoides, já as plantas podem formá-los a partir do seu metabolismo. Flavonoides se destacam como o principal pigmento presente nas flores angiospermas. Tem ainda como papel no vegetal ajudar no seu desenvolvimento, crescimento e proteção contra organismos patogênicos. Há diferentes classes de flavonoides como as chalconas e as antocianinas.

Os pigmentos conhecidos como antocianinas são responsáveis por cores como azul, roxo, laranja, violeta e vermelho. Esses pigmentos contribuem para dar cor às flores e a outras partes do vegetal como os seus frutos, por exemplo. Essa é a maior classe de flavonoides. Já as chalconas aparentam cor amarelada.

Carotenoides

Carotenoides são substâncias produzidas por procariotos, plantas, fungos, algas e alguns animais. Nesses organismos possuem funções diversas com destaque para o seu papel na realização de fotossíntese e fotoproteção. As cores geradas por esses pigmentos variam do amarelo ao vermelho em flores, fungos e frutas. Estão presentes também nas folhas, porém, nessa parte são escondidos pela clorofila.

É interessante mencionar que essa substância é utilizada também pela indústria como um corante alimentício. Um dos mais conhecidos carotenoides é o betacaroteno, pigmento que dá a cor laranja para alguns vegetais como abóbora e cenoura. Trata-se de um carotenoide muito importante para o organismo humano por agir como antioxidante e funciona também como precursor da vitamina A.

Betalaínas

Flor Bouganvillea

Flor Bouganvillea

Esses pigmentos se manifestam somente numa ordem de plantas que são conhecidas como Caryophullales. Trata-se de um pigmento que substitui a antocianina produzindo as cores amarela, vermelha, laranja e rosa pink. Uma flor que é rica nesse pigmento é a flor de Bouganvillea.

Cores: Atração Para Abelhas e Pássaros

Como mencionamos as cores das flores se devem a necessidade que elas têm de chamar atenção dos agentes polinizadores como insetos e outros animais. Pássaros e abelhas são os responsáveis por grande parte da taxa de reprodução de flores no mundo todo. Se as flores não tivessem cores exuberantes talvez esses agentes não fossem devidamente atraídos.

As Cores das Flores Atraem os Pássaros

As Cores das Flores Atraem os Pássaros

As cores vivas levam os agentes polinizadores ao pouso nas flores. Estando sobre as flores, insetos e pássaros, se alimentam do néctar e acabam levando o pólen junto quando vão embora. Ao chegar a outra flor os agentes polinizadores depositam o pólen da outra flor e repetem o procedimento.

O pólen tem a capacidade de grudar nos pés dos agentes polinizadores para que eles possam se mover de planta para a planta. É graças a essa movimentação que o pólen das flores se espalha dando origem à reprodução dessas espécies. Cientistas que se dedicam a estudar a reprodução de flores acreditam que essas plantas desenvolveram ao longo do tempo características que seriam mais atraentes para esses agentes de polinização.

Sem Clorofila

Pétalas Bem Vermelhas

Pétalas Bem Vermelhas

 Outro fator que ajuda a explicar as cores das flores é o fato de que essa parte das plantas geralmente não tem clorofila que é o responsável por dar a cor verde as folhas, por exemplo. Sendo assim as cores das flores que enxergamos nada mais são do que substâncias químicas que estão localizadas dentro das células da planta. Quando recebem luz essas substâncias refletem apenas uma cor que pode ser rosa, laranja, vermelho, amarelo ou outra.

As folhas das plantas são verdes em decorrência da presença de clorofila que é o principal pigmento natural envolvido no processo de fotossíntese. Relembrando que fotossíntese é um processo em que a luz é absorvida para gerar energia para a planta. Plantas se alimentam de iluminação, substâncias orgânicas, água e outros nutrientes diferentemente do ser humano que se alimenta de substâncias orgânicas.

A Atração das Cores

Tulipas Multi Coloridas

Tulipas Multi Coloridas

 Flores que se reproduzem com a ajuda de pássaros beija-flor, por exemplo, desenvolveram-se com cores como laranja e vermelho que são mais atraentes para pássaros. Por sua vez flores que desejam atrair a atenção de abelhas desenvolveram padrões de violeta ou cores vibrantes.

Os agentes polinizadores como insetos e outros animais passaram a associar as cores das flores com a ideia de recompensa, ou seja, nessas cores encontram alimento. Texturas e fragrâncias também são características desenvolvidas para atrair os agentes de polinização. Essas características são fundamentais para a manutenção da sobrevivência das espécies.

Mudança de Cor das Folhas

 Por falar em cores de plantas é interessante observar que as folhas mudam de cor conforme as estações do ano. Na primavera e verão apresentam tonalidades variadas de verde, já no outono podem adquirir uma coloração bege, castanha ou avermelhada. As folhas então caem na água e os seus nutrientes são absorvidos pelos galhos. Os fenômenos mencionados podem ser facilmente observados em diferentes regiões brasileiras como na Mata Atlântica e no Cerrado.

Ao morrer um vegetal também pode mudar de cor perdendo todas as suas folhas. Porém, é importante dizer que nem sempre uma planta só com galhos indica que a planta está morta, talvez ela só esteja se recuperando de uma fase difícil. Inclusive vale dizer que existem plantas que não são verdes como o cipó-chumbo que possui cor amarelada e está sempre grudada a outros vegetais absorvendo os seus nutrientes para sobreviver.

Gostou de saber mais sobre as cores das flores? Curta e compartilhe em suas redes sociais com seus amigos que também gostam de flores!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *