Quais as Flores Mais Fáceis de Cultivar em Vasos?

Flores: Quais São as Flores Mais Fáceis de se Cultivar em Casa e em Vasos?

As flores são um dos mais verdadeiros significados de beleza, principalmente quando estamos falando sobre beleza natural, por esse motivo é muito comum e muito natural que as pessoas gostem muito de cultivar elas em casa, uma vez que não é todo mundo, principalmente não é todo mundo no Brasil que tem condições financeiras para estar sempre comprando flores frescas, que podem custar bem caro dependendo do tipo, da cor, da espécie, etc. Por isso muitas vezes é muito mais vantajoso cultivar as flores das plantas que você mais gosta na sua própria casa, sejam nos quintas diretamente no solo ou então nos vasos, você que decide, mas saiba que as plantas são seres visos e por isso elas também precisam de cuidados, não basta comprar e esquecer que elas estão ali, é preciso cuidar, cultivar, adubar, colocar água, etc.

Flores em Vasos Compõem a Decoração

Flores em Vasos Compõem a Decoração

Nos dias de hoje, no entanto, a vida moderna da maior parte das pessoas não permite que elas deem tanta atenção assim como gostariam para as suas plantas, nesses casos o mais indicado é que elas comprem então plantas com flores que são mais fáceis de se cuidar, não precisando de um alto grau de atenção que talvez os seus donos não possam dar no momento, por isso vamos falar sobre algumas espécies que são consideradas mais indicadas nessa situação.

Suculentas

Apesar das suculentas não serem tão conhecidas pelas suas flores em si e mais pelas suas folhas e charmes, existem sim alguns tipos de suculentas que dão uma espécie de flor, que são lindas inclusive e por isso vale a pensa investir nela, mas por que as suculentas? Por que elas tem sido mais e mais populares de uns anos para cá? Justamente pelo motivo que as estamos abordando aqui, por elas serem plantas que são mais simples de cuidar e que são capazes de viver em situações de cuidados que não são tão constantes, o que condiz justamente com o estilo de vida mais moderno de várias pessoas. O que acontece é que as suculentas são capazes de armazenar muita água em seu corpo, elas são extremamente econômicas em relação a perde de hidratação, perdendo menos água, elas conseguem manter as suas reservas mais altas por mais tempo, diminuindo a necessidade das plantas precisarem serem regadas a níveis diários, como algumas outras espécies exigem. Outra questão é que as suculentas são capazes de sobreviver muito bem em locais de clima bem quente, como é o caso do Brasil em sua grande extensão, além de se adaptarem de maneira muito tranquilas as adversidades que podem acontecer com uma planta. Um exemplo de suculentas são os cactos dos diversos tipos (muita gente não sabe, mas os cactos também dão flores) e da espécie da Echeveria Glauca.

Violetas

As violetas são aquelas flores que pequenininhas e que são muito comuns para serem usadas como presentes e lembrancinhas, pois em suas diferentes versões elas normalmente são bem coloridas, muito duradouras e seu custo financeiro não é muito alto. As violetas normalmente não passam de um tamanho que varia em média de 15 centímetros a até 20 centímetros, por isso podem e são na maior parte das vezes, consideradas flores de pequeno porte. Uma grande vantagem desse tipo de planta é que as suas raízes são pequenas, ou melhor a suas raízes são curtas, o que faz com que o seu crescimento dentro de recipientes como os vasos seja muito tranquilo, inclusive essa é uma informação muito interessante e importante de se saber sobre as flores, sobre qual é o alcance das suas raízes, já que o cultivo em vaso não contempla todos os tipos, a não ser que se trate de um vaso bem grande. Uma outra vantagem no cultivo dessa planta, é que a violeta não tem a necessidade de receber insolação direta, como algumas outras espécies têm, por esse motivo ela se mostra também muito adequada para ser criada em espaços fechados, como apartamentos, pois não precisa necessariamente pegar sol direto, no entanto, ela precisa de luminosidade, pois isso não as deixe em lugares escuros, mas sim em locais onde bata a claridade do dia. As violetas não precisam de muita água, mas se indica colocar água todos os dias, bem pouco e não diretamente sobre as suas folhas.

Mini Margarida e Gérbera

Essas plantas que dão origem a flores tão, mais tão charmosas também são uma boa opção para aqueles que querem criar uma planta que tem uma boa facilidade de adaptação em situações em ambientes diversos, quando falamos isso é porque ela vive bem mesmo quando os seus solos são mais secos e além disso, ela também pode se adaptar em locais de climas diferentes, seja um clima mais tropical ou mais temperado. O ideal aqui seria que ela fosse regada com água em dias intercalados, um dia sim e um dia não e não com muita água, mas uma quantidade mais moderada. Da mesma maneira a gérbera se configura uma flor que é de uma planta de fácil cultivo e semelhante a mini margarida, ela também tem um excelente nível de tolerância a um solo que esteja mais seco, não sendo então necessário à sua rega a níveis diários, outra coisa interessante dessa flor é a sua beleza, pois quando saem as suas flores o ambiente de fato fica mais iluminado, pois as suas colorações fortes e diversas são impressionantes e muito bonitas. A gérbera, no entanto, precisa de um pouco de sol, ao menos um pouco e ela gosta mais de ambientes externos, onde ela pode sentir o vento e estar mais arejada.

 

Begônia

Uma coisa bem legal quando estamos falando dessa planta é que existem diversas espécies e variações dela, cada variação tem as suas próprias especificidades e justamente por esse motivo é que ela pode se adaptar a diferentes situações, sejam elas situações mais adversas ou mais tranquilas, basta você pesquisar de antemão qual é o tipo de begônia que mais se ajusta as suas necessidades ou ir até uma floricultura e perguntar quais são as necessidades de cuidados específicos para cada uma das begônias existentes, aquela que mais se encaixar com aquilo que você precisa e pode oferecer no momento será a ideal para você. Lembrando que tem algumas espécies que são ideais para o plantio direto no solo, enquanto que outras são consideradas ideais justamente para a situação contrária, que é o plantio em vasos ou locais onde o seu crescimento (das suas raízes no caso), será um pouco mais limitado. O legal também das begônias é que ela não tem uma época mais ideal do ano para florescer, ela pode dar flores em qualquer época, isso vai depender mais mesmo é dos cuidados com ela, da sua saúde, do seu nível de água e nutrientes, entre outras coisas. Para os iniciantes, procure as espécies que precisam de menos regas e de menos cuidados de cultivo, pois elas serão as espécies perfeita para você começar sem comprometer a saúde da sua nova plantinha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *