Quais Plantas Podem Matar? Nome e Localização

A natureza sempre foi deslumbrante. É incrível pensar em como ela tem um equilíbrio para lá de invejável. Não é à toa que tem muita gente disposta a estuda-la em todas as instâncias possíveis para poder arrancar o maior número de informações possível que ela puder nos passar. Embora tenha toda essa importância para a vida na Terra, durante muito tempo o homem não parou para pensar o quão destrutiva poderia ser a sua ação por aqui.

Atualmente o que estamos vendo é uma verdadeira guerra contra o tempo, já que muitas mudanças climáticas – que são naturais em algumas partes – estão sendo aceleradas, sem um preparo prévio do meio ambiente. Fora que o desmatamento e a poluição de rios está condenando a sociedade humana como um todo. É verdade que somos os “animais” em maior número no nosso planeta. Porém, quando uma espécie é condenada, podemos ser atingidos diretamente, e isso, uma ou outra, irá nos afetar.

Felizmente, a população está cada vez mais desperta sobre as suas obrigações enquanto estão por aqui. Dessa maneira, a onda sustentável tem ganhado cada vez mais adeptos, com mudanças drásticas no comportamento em relação a natureza e, principalmente, no consumo mais consciente.

Uma das formas de manter a natureza mais próxima da gente é tentar ter animais ou plantas por perto da gente. Porém, algumas situações nos fazem crer que as plantas podem ser as melhores companhias, principalmente se o problema for de espaço. Um animal necessita ter muito mais do que só um lugar para dormir .Ele precisa ter um ambiente para poder brincar, correr, enfim. Fora que os cuidados que são dispensados a eles são bem maiores do que às plantas e muita gente sequer tem preparo para isso. Dessa forma, as plantas são as melhores opções, levando em consideração essas conclusões.

Só que devemos ter bastante cuidado ao escolher as plantas os quais queremos criar e cuidar. Sabe-se que existem diversas plantas que, apesar de serem belas e bastante atraentes, podem esconder diversas armadilhas. Uma delas é a possibilidade de a planta ser venenosa, o que pode ser um grande problema, principalmente para as pessoas que possuem crianças e animais de estimação. Nesse artigo, iremos listar as plantas venenosas mais comuns existentes no Brasil. Confira:

As Plantas Venenosas Mais Comuns no Brasil

A lista a seguir irá mostrar as plantas venenosas mais comuns de se encontrar aqui no Brasil. Com certeza, você irá se surpreender com elas, pois muitas já estiveram bem próximas de nós, em algum momento.

A Alamanda

Alamanda

Alamanda

A primeira delas é a Alamanda, que talvez por esse nome muita gente não deve conhecer. Mas, quando você olha nos muros das casas brasileiras e vê trepadeiras com flores amarelas bastante exuberantes nem imagina que elas são tóxicas. Quando consumida – suas flores ou folhas-  a planta pode causar um verdadeiro desarranjo intestinal que, se não for controlado a tempo, pode levar à morte rapidamente. Por causa do seu efeito purgante, ele é conhecido e muito na chamada “medicina popular’. Mas o seu consumo não é recomendado.

Chapéu-de-Napoleão

Chapéu-de-Napoleão

Chapéu-de-Napoleão

A segunda planta venenosa é a Chapéu-de-Napoleão, cuja cor alaranjada e as pétalas que acabam por imitar as curvas do famoso tirano francês fazem com que o jardim de quem o planta fique ainda mais chamativo. É uma planta que apresenta também sementes bem grandes, bem como, também, um cheiro para lá de característico. Porém, se consumido, ele pode causar grandes problemas à pessoa, pois ela apresenta em suas folhas e flores glicosídeos cardíacos que, em tese, podem causar vários problemas no coração.

O Cedro Branco

Cedro Branco

Cedro Branco

O cedro branco, notórios por suas flores com o miolo de cor roxo e as pétalas brancas bastante suaves é muito conhecida no Oriente, nos quais os países acabam por utilizar a árvore para que ela possa adornar ruas e praças, por criar uma sombra bastante agradável. Porém, suas folhas, flores e frutos são muito tóxicos tanto para seres humanos quanto para os animais, exceto para os pássaros, que costumam se alimentar dos frutos.

Comigo-Ninguém-Pode

Comigo-Ninguém-Pode

Comigo-Ninguém-Pode

O comigo-ninguém-pode é uma planta que não poderia ficar de fora dessa lista. A planta folhosa, que apresenta rajadas brancas em suas folhas verdes, apresenta muita beleza e há quem acredita que ela possui uma grande proteção energética, sendo essa a razão por ela estar presente em vários cômodos de uma mesma casa. Porém, apesar de toda a proteção que ela supostamente pode trazer, é preciso bastante cuidado ao tê-la em casa, principalmente se existirem animais ou crianças por perto, já que a folha pode atraí-los. É uma das plantas mais tóxicas que existem.

O Copo de Leite

Copo de Leite

Copo de Leite

A próxima planta pode ser uma grande surpresa para as pessoas: o copo de leite, que costuma ser uma das plantas mais delicadas existentes na natureza também esconde toxicidade em suas flores e também folhas. Geralmente, a sua flor pode ter cores bastante variadas, desde um branco bastante suave até um roxo bem forte. Ela é tóxica por conta das suas reservas de oxalato de cálcio. Como arranjo, ela costuma ser bastante duradoura, desde que seja mantida dentro de um vaso repleto de água.

A Coroa de Cristo

Coroa de Cristo

Coroa de Cristo

Conhecida por conta de seus espinhos horripilantes, a coroa-de-cristo é caracterizada por pequenas e vistosas flores vermelhas que estão sustentadas por um grosso caule repleto de espinhos, com uma aparência que remete e muito a um arame farpado. Ela é uma planta tóxica do tipo “leitosa”, na qual a substância branca que ela tem pode causar irritação em sua pele e em mucosas do corpo. Os seus espinhos também são bem perigosos: quando eles perfuram a pele, as feridas costumam ser bastante profundas e a sua cicatrização é bastante difícil.

Costela de Adão

Costela de Adão

Costela de Adão

Assim como o copo de leite, outra planta que é bastante tóxica por causa do oxalato de cálcio é a costela de adão. As suas folhas são grandes e furadas, nas quais é cultivada como ornamento e, também, muito utilizada em locais onde se deseja que haja uma sombra. As flores são bastante claras, com uma cor que remete ao creme. Apesar de ter frutas comestíveis, é preciso bastante cautela.

Espirradeira

Espirradeira

Espirradeira

Com um nome não muito convidativo, a Espirradeira é uma das plantas mais comuns nos canteiros e calçadas brasileiras. Isso se dá porque a sua beleza é bastante chamativa, com flores de cores brancas e lilás. Porém, ela é uma planta profundamente tóxica para pessoas que possuem algum tipo de alergia. Se você têm asma ou rinite evite passar perto delas, pois pode desencadear um processo alérgico. Se passar perto dela já dá problema, não ouse, então, ingerir as folhas ou flores, já que, além de causar alergia, ela também contém substâncias que podem causar severos distúrbios cardíacos, de forma que deve ser tratado rapidamente.

O Tinhorão

Tinhorão

Tinhorão

Mais uma planta que contém oxalato de cálcio em sua composição: o tinhorão que, em um primeiro momento, apresenta uma grande beleza, por conta de suas folhas bicolores, sendo muito utilizada como decoração. Porém, a sua ingestão é terminantemente proibida, por poder desencadear problemas de intoxicação por causa do oxalato.

Ingeri Uma Planta Venenosa. O Que Fazer?

Caso você tenha ingerido uma planta venenosa ou uma desconhecida que você não sabe se pode ser tóxica ou não o importante é manter a calma.  E, diferente do que outras pessoas recomendam, não se pode ingerir nada para poder fazer com que seja provocado o vômito. Ou seja, nada de tomar leite ou qualquer outra coisa para esse fim. O melhor a se fazer é pegar a planta e levá-la consigo até o hospital, como forma de o médico poder te ajudar da melhor forma possível.

Uma das recomendações é também desconfiar de possíveis plantas milagrosas que podem fazer com que você alcance certos objetivos, como emagrecer, por exemplo. Muitas vezes, essas plantas não têm comprovação científica de que realmente são eficazes para esse fim, podendo causar mais mal do que bem. Por isso, é necessário prudência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *