Como você reage quando uma pessoa te presentes com flores ou é você que precisa presentear e escolhe flores? Esse é um ato bem antigo de romantismo que tem cada vez mais perdendo a prática nos dias atuais. Algumas pessoas consideram algo muito bonito tentam cuidar dela com água e sol. Mas sabemos que depois de retirar do solo é difícil ela durar muito tempo.
Mas você já parou para pensar o que realmente faz a flor se tornar um presente tão famoso? Acontece que mesmo que não gostamos de receber esse tipo de presente, ainda sim é raro uma pessoa que simplesmente não acha flores bonitos, mesmo que elas estejam em um jardim.
Flores conseguem agradar por diversos motivos e o principal deles com certeza é a versatilidade que ela possui. Podendo ter diversas cores, tamanhos e formas. É comum que em um relacionamento o homem presenteie com rosas, pois são flores símbolos da paixão principalmente pela cor vermelha. Mas ainda sim é comum levarmos flores para mães e outras pessoas e nesse momento elas podem variar muito.
Quando compradas assim normalmente elas vêm em um vasinho onde possa durar mais tempo se bem cuidada ou então somente os galhos, o que dificulta a manutenção.
Outra forma muito bonita de vermos as flores, são em jardins. Na maioria dos casos elas necessitam de muito cuidado pra regá-las, podá-las de maneira certa e em alguns locais pode acontecer até mesmo de pragas, pessoas passando perto e podendo pisar. São diversos fatores que fazem muitas pessoas desistirem de plantar em suas casas.
Para isso hoje em dia, já há profissionais que realizam essa tarefa, os quais possui muita paciência e claro habilidade, pois sabemos que até o mínimo corte faz a diferença. Mas o que não sabemos é a quão benéfica é ter flores a nossa volta e principalmente cuidar delas. E não somente flores, qualquer tipo de planta é muito boa para nossa saúde.
Curiosamente sabemos bem pouco sobre a biologia das flores. Além disso as vezes esquecemos a vasta diversidade de flores que o mundo possui e que algumas delas podem ser usadas até de maneira medicinal.
Flores
O que muitos não sabem é que flores são a forma de reprodução de plantas angiospermas. Ela vem antes dos frutos, por isso é comum vermos algumas flores em pés de maracujá por exemplo. Mas em flores como rosa, orquídeas e outras elas simplesmente não chegam até os frutos.
É de extrema importância para a origem de novas plantas através da produção de sementes, mantendo a sobrevivência da espécie. Sabe quando você sopra um dente-de-leão? Todas aquelas partículas que voam após o vento são sementes que irão gerar novos dentes-de-leão em outros lugares.
A cor, o formato e até mesmo o cheiro diferenciado são para atrair os agentes polinizadores. As partes importantes de uma flor são:
Pétala: folha coloridas que em conjunto formam uma corola.
Sépala: se encontra logo abaixo das pétalas, normalmente são verdes. Seu conjunto é chamado de cálice devido a aparência que se dispõe.
Estame: parte masculina da flor
Carpelo: parte feminina da flor.
Pedúnculo: sustentação da flor, conectando a planta à flor.
Existe diversas classificações de plantas, entre elas seriam pelo sexo ou então pelo número de flores.
Quanto ao sexo, pode ser hermafrodita e dioica, a primeira remete a uma forma de reprodução que a planta possui o órgão reprodutor feminino quanto o masculino, não necessitando de outras flores para gerar novas sementes como a tulipa. Já as plantas dioicas são aquelas que possuem os órgãos reprodutores separadamente.
Quando se classifica pela presença dos elementos florais, há flores completas e as incompletas. Sendo simplesmente diferenciada pela falta de alguma parte descrita acima.
Benefícios Das Flores
Além de ser algo muito lindo de se apreciar se ter flores em sua vida vai muito além da beleza delas. Há diversos estudos comprovados que mostram o poder de se ter uma planta em casa.
Primeiro benefício é que elas ajudam você a relaxar. Flores com pétalas roxas por exemplo, trazem tranquilidade e ajudam o corpo a desestressar. Outro ponto importante é plantas de modo geral conseguem ser um umidificador mecânico, pois transpiram assim como nós e por isso servem como se fossem filtros para o ar do ambiente.
Claro que você já deve ter ouvido falar de propriedades medicinais para algumas flores em especial, juntamente com outras plantas, são a forma mais antiga de cura que o ser humano. As flores podem ajudar também na criatividade, principalmente com várias cores, poder despertar novas ideias em sua mente.
Para os que são alérgicos, as plantas são bem eficientes quando se trata de eliminar toxinas que possam causar crises alérgicas. Voltando a falar de cores, flores vermelhas podem ajudar a fornecer energia para a pessoa devida cor estimulante.
E por último ajudam na concentração, remetem a um ambiente calmo e tranquilo, por isso sempre encontramos plantas em escritório por exemplo.
Suculentas
Já ouviu falar nesse tipo de planta? Tem se tornado cada vez mais comum no cotidiano principalmente pelo seu tamanho e pela facilidade de cuidar. Com uma aparência bem parecida com uma flor muitas vezes, a suculenta possui suas características bem parecidas com a de um cacto. Pois suas folhas, talo ou até mesmo a raiz são mais espessas para armazenamento de água, ou seja, quando você adquire uma suculenta não precisa preocupar tanto com sua ingestão de água.
Algumas delas podem crescer bastante, mas outras se cultivadas em vasos podem se tornar ótimas em decoração de ambiente.
Flor Paraquedas
É uma espécie de suculenta, com nome científico Ceropegia sandersonii. É uma planta que gosta de viver com meia sombra, ou seja, sol em moderação. Sua origem é da região de Moçambique e África do Sul. São trepadeiras e por isso sua característica mais notável o seu caule lardo para que facilite se enrolar em outras plantas, em postes ou em arames. Dessa peculiaridade que vem seu nome, já que muitas vezes ficam penduradas.
Seu crescimento é bem rápido, então caso você a compre pequena, logo menos terá as maravilhosas flores brotando. É uma planta que floresce praticamente o ano inteiro, com maiores ênfases em épocas de mais calor, como primavera e verão. Com certeza as flores da planta é o que chamam mais atenção nela.
Há alguns indícios que essa planta seja carnívora. Isso se dá devido aos pelos em suas pétalas e na maneira de funcionamento da polinização, mas claro que isso seria para pequenos insetos. Então não se preocupe e pode comprar tranquilamente para cultivar em sua casa.
Uma dica é coloca-la na janela, assim ela terá onde apoiar e formar pequenas trepadeiras.