Flor Cara de Macaco
A flor cara de macaco é de nativa do Brasil e também é conhecida como abricó-de-de-macaco. Seus frutos são grandes e podem chegar ao tamanho de uma bola de futsal. Suas flores possuem contrastes de cores e nascem pelo tronco para darem origem ao fruto.
Caso queira conhecer uma árvore flor-de-macaco, principalmente quando seus frutos já estão maturados, uma dica é que se chegue até ela a pé e a observe de uma certa distância. Devido ao seu tamanho que já foi comparado com uma bola de futsal e o seu peso, ela pode estragar um carro ou até mesmo machucar alguém.
Observar essa espécie vale muito a pena, admirar sua beleza e seu desenvolvimento.
A altura desta árvore chega a 15 metros e o seu tronco a 50 centímetros de diâmetro.
De outubro a dezembro, nascem as perfumadas pétalas bordô com um contraste do miolo lilás e amarelo. As flores nascem, pois há muito espaço entre eles pra que isso aconteça.
No final de dezembro é quando está se acabando com a floração e a partir daí até fevereiro brotam as bolas castanhas, que no seu interior são azuladas e comestíveis. As sementes também são comestíveis. Quando o fruto apodrece, ele começa a dar mal cheiro, diferentemente das frutas que que isso não acontece.
Outros nomes pelos quais essas frutas são conhecidas além de abricó-de-macaco são: cuirana, castanha de macaco, árvore-de-macaco, amêndoa-dos-andes e cuia-de-macaco. É facilmente encontrada por toda região amazônica, em terrenos inundáveis de beira de igapós e margem de rios, são encontradas também na Venezuela, Panamá, Costa Rica, Colônia e Guianas.
É nativa do Brasil mais especificamente vinda da Amazônia, essa árvore ornamental, em que sua principal característica são suas flores, que nascem ao longo do tronco, podendo chegar até 3 m de comprimento e exala o perfume se rosas. São flores anuais, mas que apesar disse são mais frequentes em períodos quentes, trazendo mamangavas, que ficam responsabilizadas pela polinização.
Os frutos se parecem com bolas de casca marrom e lenhosa, pesa cerca de 30 kg e tem 20 centímetros de diâmetro, por isso seu nome em inglês é “cannon ball tree’’ ou árvore-bola-de-canhão. Demoram cerca de um abo para amadurecer e como dito anteriormente podem der perigosas ao caírem devido ao se peso. Não é recomendável cultivá-las onde há a circulação de pedestre e carros, como em calçadas e ruas e nem em pequenos jardins comerciais. Este tipo de arvore deve ser observada à distância, dentro de parques, jardins botânicos, grandes jardins e fazendas. Sua altura chega de 15 a 25 metros de altura, podendo chegar a 35 metros quando está em seu habitat natural.
Os frutos podem ser utilizados como alimento, porém os serem humanos não costumam comer com muita frequência, por causa de sua textura gelatinosa e o cheiro não muito agradável, porém os macacos adoram este tipo de fruta e é por isso que ela recebe esse nome.
Abricó-de-Macaco é Comestível?
O nome científico para abricó de Couroupita guianensis, é uma árvore muito bonita ornamental e frutífera e como dito anteriormente nativa da amazônica e de muita beleza.
Outros nomes populares pelos quais essas plantas são chamadas são:
- Amêndoas-dos-andes
- Árvores-de-macaco
- Castanha-de-macaco
- Guia-de-macaco
- Cuiarana
- Curupita
- Macacarecuia
Por ser uma planta perene gosta de clima quente, tropical, subtropical, equatorial, sol pleno, calor e umidade.
Ela pertence a mesma família da castanheiro-do-pará, da sapucaia, do matamatá, da bola de jequitibá. Todas as plantas que fazem parte da família Lecythiidaceaea.
Como dito anteriormente os frutos servem pra alimentar os macacos, para os humanos não são tóxicos, porém o cheiro é muito forte que faz com se perca a vontade de comer.
Devido a sua beleza, vale a pena plantar essa árvore nativa com ornamento ou em grandes jardins.
As suas pétalas carnudas apresentam uma coloração alaranjada, avermelhada e rosada. Porém sua floração só vai começar a acontecer depois de 5 anos que a árvore for plantada. A primavera é a estação do ano, quando as folhas nascem mais intensamente, porém elas dão flores o ano todo.
Na medicina popular usava-se as folhas, flores e cascas por causa de suas características analgésicas e antibacterianas.
Flor Cara de Macaco na Medicina
É uma planta pertencente à família Lecythidaceae. Pertence a espécie arbórea e gosta de clima tropical. Deve ser plantada em solos muito bem drenado de até 35 metros de altura. Suas folhas simples e alternada têm cerca de 25 centímetros de comprimento por 10 centímetros de largura. As flores podem ser divididas em duas exatamente iguais, uma única flor possui as cores amarela, vermelha e rosa. Tem de 5 a 6 centímetros de diâmetro e 6 centímetros de largura.
São árvores que servem para ornamentar parques e rodovias, seu cheiro forte é proeminente pela manhã e à noite.
Muitas partes desta planta são utilizadas na medicina tradicional. Para o tratamento de dores estomacais e resfriados se utiliza o extrato da planta. Para as doenças de pele o tratamento é feito a partir do suco extraído das folhas.
Em algumas tribos indígenas da América do Sul, os xamãs, ou seja, o líder espiritual da aldeia acreditava que partes das plantas poderiam ser úteis para o tratamento da malária.
A polpa serve para desinfectar feridas e cuidar de cães doentes por causa de sarna.
As folhas mais novas podem ser utilizadas para amenizar a dor no dente. Suas cascas curam resfriados.
De algumas partes da árvore é retirado um extrato utilizado no tratamento de dores, hipertensão, tumores e inflamação.
Na medicina indiana, a Ayurveda, o suco dessa planta é tomado, pois acredita-se que seja um bom expectorante pra bronquite e tosse crônica.
Curiosidades da Flor Cara de Macaco
As frutas quando ainda estão verdes são tóxicas, podendo ser prejudiciais e causar reações alérgicas. Se o fruto for ingerido, primeiro sentirá uma sensação de formigamento e depois os lábios e a língua começarão a queimar.
Devido ao seu cheiro muito agradável, as flores são utilizadas para dar cheiro tanto em cosméticos quanto em perfumes.
As cascas são tão duras que costumam ser utilizadas como utensílios e recipientes.
A polpa serva para a alimentação de patos, perus e galinhas.
Com as madeiras das árvores se constroem caixa, brinquedos, raquetes, blocos de parquet, artefatos leves e moldes de fundição.
Para os indianos a árvore da flor de macaco é uma árvore sagrada pela sua religião hindu.