Planta Jarro: Características e Fotos

Nepenthes

A planta jarro também é conhecida como Nepenthes, jar-plantas tropicais ou xícaras de macacos. É um gênero de planta carnívora e pertence a família Neopenthaceae. O nome planta de jarro foi lhe dado por causa do formato de sua folha, que durante seu desenvolvimento adquire a forma parecida com um jarro.

São aproximadamente 170 espécies distintas que compõem esse gênero de planta mais os híbridos naturais que somam uma quantia considerável. Elas têm a tendência de crescerem em regiões úmidas e quentes e muitas outras delas nascem em regiões tropicais das montanhas. Muitas delas são nativas do sul da China, Indonésia, Filipinas, oeste de Madagascar e sul da Austrália. Algumas espécies só são encontradas em algumas regiões específicas.

Nepenthes

Nepenthes

Assim como grande parte das plantas carnívoras, sua arma para pegar suas presas são o uso de secreções de néctar e ter cores vivas e vibrantes, desde modo elas conseguem atrair insetos de quase todos os tipos como formigas, aranhas, escorpiões entre outros. Essa é uma maneira passiva de capturar suas presas e depois matá-las. As plantas Nepenthes necessitam principalmente do nitrogênio e do fósforo desses insetos que elas capturam para sua alimentação e nutrição que são importantes para o seu crescimento e desenvolvimento.

Características da Planta Jarro

Essa espécie de planta, os Nepenthes, que são plantas carnívoras se desenvolvem como trepadeiras em formato de uma jarra. Normalmente não são encontradas em selvas, porém é melhor cultivada em áreas abertas e ensolaradas. O formato da folha é muito parecido com o que é formado pela planta de jarro norte-americana.

As folhas dessas espécies são incríveis, a princípio parecem normais, mas na sua ponta há um formato de frasco. Através de seus diferentes cheiros ou por sua cor vibrante avermelhada elas atraem suas presas, que quando mais perto chegam da parte de cima da folha fazem cair dentro da folha.

Durante o seu crescimento, a folha em forma de jarro se enche de ar e logo depois de líquido, até o momento em que se abrem e transformam seu interior em um local atraente para alguns insetos. A parte mais alta da planta tem uma tampa que serve para cobrir a abertura, mas é aberta todas as veze que vai prender novamente uma presa.

Como já foi dito o que atraem os insetos é o cheiro de néctar. Quando os insetos estão presos dentro da folha em forma de jarra, eles não conseguem escapar, já que as paredes têm uma cera e eles não podem subir por ela, ao invés disso, ela faz com eles deslizem cada vez mais para baixo da jarra. É por meio da movimentação que os insetos fazem dentro da folha quando estão tentando fugir que estimulam as glândulas das plantas a liberarem seu ácido digestivo. Um mosquito pode sumir em questão de horas.

A maioria das plantas dessas espécies preferem ambientes úmidos com bastante luminosidade, porém algumas outras poucas prefiram florestas densas e sombrias. Outros tipos de espécies se adaptaram e crescem tranquilamente em regiões tipo às da savana.

Os lugares onde os Nepenthes nascem são regiões muito ácidas e com quase nenhum nutriente, tem apenas fertilizantes, areia branca e normalmente são encontradas em áreas vulcânicas. Muitas espécies são cultivadas em regiões ensolaradas e podem até crescer sob luz fluorescente de alta potência.

Espécies de Nepenthes

Espécies de Nepenthes

Espécies de Nepenthes

Como já foi dito existe uma grande variedade de espécies de Nepenthes, elas podem ser pequenas e se alimentarem apenas de insetos ou ter uma estatura um pouco maior e comer pequenos animais. Podem ser cultivadas em estufas e algumas outras em terrenos baixos.

Rafflesiana: Este tipo de planta se desenvolve em locais abertos, arenosos e úmidos, nascem em encostas acima do nível do mar a 1200 e 1500 metros. As hastes crescem até 15 metros de comprimento e 10 milímetros de largura em forma de videira. Seus jarros não têm mais que 20 centímetros, apesar de que em algumas espécies nascem jarros de 35 centímetros de altura e 15 centímetros de largura. As cores de suas folhas podem ser roxas escuras ou totalmente brancas. Já as flores são vermelhas ou roxas e florescem sozinhas.

Bicalcarata: É uma planta de jarra originária da Indonésia e também é conhecida como “planta de jarra de presa”. As folhas podem ter 80 centímetros de altura e 12 centímetros de largura, tem raízes rasas. Na parte interior do jarro há espinhos muito pequenos que são usados para prender as presas. A parte superior do jarro é arredondada e a tampa é ovalada.

Mirabilis: Esta planta é cultivada no sudeste da Ásia e no sul da Austrália, é uma das espécies mais distribuídas entre todas as espécies de Nepenthes. Os seus arremessadores, que são utilizados para prender as presas são formados no meio da folha. A população da província de Kon Tum, no Vietnã usam os jarros para cozinhar o arroz.

Hirsuta: Uma de sua característica principal é uma camada de pelo espessa por toda sua extensão até mesmo em seu caule, por isso é também conhecido como “lançador de plantas peludas”. As cores de seus lançadores são verdes, mas possuem algumas manchas vermelhas na parte inferior. Elas devem ser cultivadas principalmente em solos que têm em sua composição substrato de arenito.

Mesmo que a maioria das espécies são encontradas em estufas algumas podem ser cultivadas em casa, basta apenas escolher a que melhor se adapte às suas necessidades.

Como Cuidar de Uma Planta Jarro

Essas plantas são muito bonitas e normalmente necessitam de alguns cuidados específicos para um bom desenvolvimento. Alguns desses cuidados estão listados abaixo:

SOL: As plantas jarros não devem ser colocadas diretamente sob a luz solar. O recomendado é 50% de luz solar e 50% de sombra. A planta necessita de luz para o desenvolvimento de sua coloração, porém a luz do sol em excesso pode queimar e danificar as plantas.

ÁGUA: A planta jarro precisa de umidade para o seu desenvolvimento, logo locais secos fará com que essa planta não cresça devidamente. O ideal é usar água destilada, purificada ou da chuva para regá-la desde que esteja limpa. A água da pia só deverá ser utilizada se não conter muito sal.

SOLO: Elas são adaptadas para crescerem em diferentes tipos de terra, gostam de lugares grandes e abertos, onde será possível o fornecimento e a drenagem da água em excesso. Uma boa mistura é utilizar umas das três partes de musgo de fibra longa com outros tipos de materiais como perlita, casca de orquídea, pedra-pomes e mandril de fibra de samambaia.

TEMPERATURA: Para a planta crescer adequadamente, a temperatura diurna deve ser entre 19 e 27º C e a noite entre 15 e 21º C.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *