Não é novidade para ninguém que ter o meio ambiente perto de nós melhora a nossa saúde substancialmente. Também, pudera: ela ajuda a equilibrar os índices de poluentes ao nosso redor, principalmente as árvores, que ajudam a despoluir a atmosfera carregada de gases nocivos como CO2.
Um dos grandes motivos para que queremos sempre que a natureza esteja ao nosso redor é a capacidade que o ser humano tem de destruir tudo o que pode ser transformado em lucro. Por conta diversos, tipos de florestas e animais têm desaparecido constantemente da face da Terra. Para poder frear esse tipo de comportamento, diversos governos e ongs estão trabalhando com o propósito de proteger o que ainda resta em nosso planeta em se tratando de fauna e flora.
Aqui no Brasil, o maior tesouro natural que temos é a Amazônia. A maior floresta tropical do mundo, que se divide entre outros países da América do Sul (mas com a maior parte dela estando em território brasileiro) é considerado como o santuário mundial de espécies de plantas e animais. Tamanha importância vêm chamando a atenção de diversos países no mundo, que colaboram com fundos para ajudar na manutenção da preservação das espécies.
Alguns locais investem em uma urbanização mais equalizada com os interesses naturais. Podemos perceber isso em metrópoles que incentivam a arborização de avenidas movimentadas ou que são conhecidas por serem muito abafadas. Em alguns países, como o Japão, uma das árvores mais belas e utilizadas por eles para esse fim são as famosas cerejeiras.
Aqui nesse artigo você vai conhecer um pouco mais sobre essa árvore, bem como algumas informações bastante relevantes sobre o significado da flor de cerejeira, que é um dos elementos mais belos desta árvore. Vamos lá?
A Cerejeira
A Cerejeira nada mais é do que um tipo de árvore que é específica de áreas temperadas, mas tem origem na porção asiática do nosso planeta. Como já poderia se prever, a fruta que algumas produzem é a Cereja – sendo que nem todas podem ser consumidas. Dessas cerejeiras onde os frutos não servem para consumo são retiradas madeiras nobres com o intuito de se fabricar móveis com excelência. Apesar de a maioria das espécies das cerejeiras serem nativas da Ásia, existem três espécies que são nativas da Europa e outras duas que são nativas da América.
Um dos fatos primordiais para que as cerejeiras possam, enfim, se desenvolver e posteriormente, gerarem frutos, é justamente o clima mais “frio”: essas árvores demandam um período de frio que fique entre 800 e 1000 horas anuais, para que consigam atingir todos os parâmetros para o seu desenvolvimento se torne desejável. Locais com chuvas também contribuem para que a cerejeira possa se desenvolver satisfatoriamente.
Como tudo o que conhecemos tem uma cultura (ou lenda) por trás, com a cerejeira também não seria diferente. O que se sabe é que, na cultura Japonesa, local onde a Cerejeira é cultuada com muito afinco pelos japoneses, é que ela é compara aos samurais, que têm uma vida tão “efêmera” quanto a da flor que se desprendia da árvore. Para o fruto, porém, o significado é outro: o de sensualidade. Isso se explica pela cor do fruto, que é de um vermelho muito intenso e, também, por conta de sua suculência.
Quando feito em suco, o seu sabor é tão característico que foi tomado como sendo o primeiro gostinho do amor que uma pessoa iria sentir em sua vida. Outro indício que mostra que a cerejeira é uma árvore voltada para os relacionamentos amorosos é a comparação entre a textura da cereja e o lábio de uma amante na qual, depois de morder a fruta, esta “sangra” como um lábio.
Além da produção de cerejas, o que mais encanta na maioria das pessoas são as suas flores, que têm cores e formatos bastante delicados, o que chama a atenção em um nível bem interessante.
A Flor de Cerejeira: Significado e Cor
Já falamos um pouco do simbolismo que está presente na fruta da cerejeira e na árvore como um todo. O que não foi falado, na verdade, foi sobre o significado real de sua flor. Para os japoneses, ela é conhecida como “Sakura”, se tornando a flor nacional do país. Quando a cerejeira começa a florescer, ela marca a transição do inverno para a primavera, nos quais são aguardadas com muita ansiedade pelos japoneses. A devoção pela flor é tamanha que existem diversos tipos de comemoração que visam enaltecer a beleza da flor: esse ato chama-se “Hanami”.
A lenda em torno do nome “Sakura” se dá por conta da Princesa Konohama Sakuya que, dizem, caiu do céu perto do Monte Fuji. A sua queda resultou na transformação dela em uma linda flor, que seria a flor de cerejeira. Outros acreditam que o cultivo do arroz está ligando intrinsecamente com o simbolismo da flor, já que, de acordo com eles, a flor ajudava a guardar o cereal que era colhido por lá.
O Apreço dos Samurais Pela Flor
Como já dito anteriormente, os samurais têm um grande apreço pela flor, no qual acreditam que ela ajuda a manter o lema “viva o presente sem medo” vivo no coração deles. Ou seja, dá para notar que o simbolismo da Flor alcança níveis inimagináveis.
Um outro significado que a flor de cerejeira carrega consigo é a da “finitude e fragilidade da vida”: a flor, depois que desabrocha, sobrevive por pouco tempo. Ou seja, a ideia de associá-la com a vida é que temos que tomar como lição o fato de aproveitar intensamente cada momento da vida, sendo que esta passa rápido e, como sabemos, é muito curta.
Isso também se aplica quando a pessoa opta por fazer uma tatuagem de flor de cerejeira, representando o quanto a vida é fugaz e, por conta disso, deve-se aproveitar todos os momentos proporcionados por ela da melhor maneira possível.
A Cor da Flor
A cor da flor de cerejeira está para um tom rosado mais branco, sendo bastante suave e agradável de se ver. No Japão, quando esta começa a desabrochar, milhares de japoneses passam horas admirando esta beleza singular.