Trepadeira-Mexicana

A planta conhecida como trepadeira-mexicana é um tipo de liana muito graciosa e usada para ornamentação. Como tem um cultivo muito simples é ideal para os jardineiros iniciantes. Possui ramagem bastante ramificada e sua textura é semilenhosa, as suas folhas são do tipo cordiformes ou o que se conhece como em forma de seta.

As margens das suas folhas são serrilhadas e tem cor verde-escura. Uma das características que a torna extremamente ornamental é ter grandes inflorescências que lembram margaridas com um centro amarelo e uma corola alaranjada. Conforme o tempo passa a flor vai se tornando avermelhada. Essa trepadeira tem a sua floração durante todo o ano nas regiões em que o calor é constante. Durante a primavera se torna abundante em flores.

Planta Anual

Como é uma planta que cresce bem rapidamente e tem um visual mais rústico pode ser usada como uma planta anual. Indicada para fazer a cobertura de suportes como muros, treliças e cercas. Também pode ajudar a encobrir objetos do jardim, se você tem entulhos pode contar com a trepadeira-mexicana como uma camuflagem.

Além disso, quando essa planta é cultivada junto a árvores ou palmeiras pode criar um efeito incrível de suporte. Contudo, é importante destacar que essa planta não conta com um porte muito elevado. Em geral não cresce mais do que 3 metros de maneira que é mais interessante para jardins pequenos. Uma planta que atrai uma grande quantidade de borboletas.

O Cultivo da Trepadeira-Mexicana

O cultivo dessa trepadeira deve ser feito sob sol pleno ou então a meia-sombra. O solo deve ser fértil e se possível enriquecido com matéria orgânica. Para que a planta possa crescer forte é necessário que sejam feitas regas com regularidade no começo. Uma planta que não suporta frio e nem geadas.

No entanto, essa planta aguenta bem a seca e as podas devem ser feitas semestralmente. Num clima temperado o seu cultivo pode ser anual e a sua multiplicação pode ser feita com facilidade através de sementes, mergulhia ou então estaquia.

As Plantas Trepadeiras

Juntamente com as trepadeiras estão os cipós e lianas que são plantas que ter a germinação no solo e tem as suas raízes fixadas no solo por toda a vida, mas que necessitam de um suporte para se manter em posição ereta e crescem sempre na direção da luz que está disponível sobre o dossel das florestas. As plantas do tipo trepadeiras podem ser tanto herbáceas quanto lenhosas. Por exemplo, as lianas são trepadeiras do tipo lenhosas e por isso não se diz “liana lenhosa” já que todas o são.

Detalhes Sobre as Trepadeiras

As plantas lianas podem usar diferentes técnicas para escalar e contornar superfícies. Essas plantas podem ser do tipo volúveis, ou seja, o seu caule tem a capacidade de se moldar a superfície de maneira a se enrolar e se prender a mesma. São plantas que tem gavinhas e também raízes do tipo grampiformes, ou seja, a sua função é prender o caule numa superfície que esteja vertical.

As lianas ainda podem ser do tipo facultativas, basicamente arbustos com longos ramos que podem ou não ter espinhos que podem ser usados para dar apoio para os ramos das plantas de maneira que esses podem crescer verticalmente.

Plantas Comuns

As pessoas tendem a achar que esse tipo de planta é difícil de achar, mas na verdade as lianas são mais comuns do que se pensa. Legumes e frutas bastante populares como chuchu e uvas tem a sua origem numa planta do tipo trepadeira. Além disso, também existem plantas do tipo ornamental que são trepadeiras como o jasmim e a jiboia. As trepadeiras são bastante usadas para cobrir caramanchões e grades.

Darwin

Darwin foi o primeiro a empreender estudos científicos a respeito desse tipo de planta em 1867, outros estudiosos de biologia também realizaram esse tipo de estudo no século XIX. No entanto, foi apenas recentemente que os pesquisadores resolveram dar uma atenção especial a esse tipo de planta.

Antes disso as trepadeiras apenas haviam sido estudadas por taxonomistas e também na botânica sistemática pelo fato de ser uma planta considerada de relevante importância para as famílias botânicas.

A Evolução das Plantas Trepadeiras

As trepadeiras podem ser encontradas entre as plantas pteridófitas, gimnospermas e também no grupo das angiospermas. Para se ter uma ideia existe uma grande variedade de linhagens de palmeiras trepadeiras além de outras plantas monocotiledôneas. Existem exemplos de trepadeiras também entre as dicotiledôneas como a Vitaceae (família da uva) e Leguminosae (por ex: Mucuna, feijão-de-corda).

É curioso como alguns gêneros bem diferentes de outros podem ter espécies de trepadeiras como árvores e arbustos. Tem espécies que podem crescer como trepadeiras se ficam apinhadas ou então crescer como árvores ou arbustos quando não tem apoio, ou seja, os suportes mecânicos. Um exemplo disso é o gênero Banisteriopsis da qual faz parte o cipó caapi do qual se extrai e se faz o chá ayahuasca.

Florestas

As trepadeiras podem ser encontradas em florestas dos trópicos e também em zonas polares como aquelas que fazem parte dos hemisférios norte e sul. Essas plantas podem ser enconatradas ainda em desertos. Contudo, o habitat em que vamos encontrar mais biodiversidade de trepadeiras com certeza é nas florestas tropicais.

Jardim

As trepadeiras são plantas que podem ajudar a dar mais charme e elegância para os jardins bem como para as casas. Quem deseja que a sua casa ganhe um visual diferenciado pode apostar no uso dessas plantas nos muros, caramanchões e varandas. Em geral essas plantas contam com um cultivo bastante simples de maneira que até mesmo os iniciantes na arte da jardinagem conseguem bons resultados.

A dica é pesquisar detalhes a respeito da planta que se deseja cultivar e assim encontrar a melhor maneira e local para fazer o seu cultivo. A trepadeira-mexicana é uma planta muito bonita que pode encontrar um espaço especial no seu jardim e se tornar uma das grandes atrações do mesmo. Conheça mais sobre essa linda e ornamental planta que pode fazer toda a diferença no seu jardim.

A Trepadeira-Mexicana é conhecida também pelos nomes de jalisco, flama-do-méxico ou ainda como senécio-confuso. Como seu próprio nome sugere, essas plantas são originárias do México.

Além de serem apreciadas para fins ornamentais, a Trepadeira-Mexicana é bem vista por serem de fácil cultivo. As flores aparecem durante todo o ano, sendo mais fartas durante os meses quentes. Confira algumas imagens.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *