Abelhas em Flores

Uma das grandes preocupações dos cientistas nos últimos anos tem sido a possibilidade de que as abelhas desapareçam do nosso planeta. Trata-se de uma preocupação legítima haja vista que sem o trabalho eficiente de polinização desses insetos o planeta pode se tornar um lugar difícil de habitar. Dessa forma quando vir uma abelha lembre-se do quão importante é prezar pela sua sobrevivência.

Polinização: O Trabalho das Abelhas em Flores

Chama-se de polinização o transporte de pólen de uma flor para outra e é por meio desse transporte que as flores são devidamente fecundadas originando dessa maneira sementes e frutos. O processo de polinização pode ser realizado por diferentes agentes como água, vento, beija-flores, borboletas e claro as abelhas.

Dentre os animais que realizam o trabalho de polinização, a abelha, se destaca como sendo um dos mais eficientes pela sua rapidez. Uma das características mais positivas do trabalho das abelhas é a sua capacidade de voo em ziguezague. Passado algo tempo é normal que as abelhas instalem colônias e assim comecem a ter maior conhecimento da região inclusive do horário mais assertivo para fazer a coleta do pólen. Essa percepção é possível devido à observação da flora que fica perto da colmeia e a uma associação com a intensidade da luz diurna.

Abelhas Que Trabalham Por Nós

O ser humano usufrui do trabalho das abelhas, pois elas são responsáveis pela proliferação de vegetais como abobrinha e de frutas como maracujá e melancia. A lista de alimentos que se multiplicam pela ação polinizadora das abelhas é bastante extensa. Em alguns casos a polinização tem uma função de otimização também como, por exemplo, no caso de berinjelas que seriam menores do que maçãs se não tivessem esse empurrãozinho.

Por Que o Fim das Abelhas Tem Tanto Impacto Para o Ser Humano?

Muito se tem falado sobre a redução drástica das populações de abelhas em diferentes partes do mundo. Para quem ainda não tem a compreensão do motivo que torna isso um grande risco para a humanidade é importante destacar que o fim das abelhas não representa apenas a perda de mel, mas também de uma série de produtos agrícolas. Se não há abelhas não há processo de polinização e sem isso a vegetação seria bastante reduzida, a vida de uma forma geral acabaria diminuindo.

Espécies de Abelhas Importantes Para o Brasil

A seguir vamos apresentar algumas das espécies mais comuns em nosso país e qual a sua relevância para a produção de alimentos.

Abelha Europeia ou Melífera: Listrada de Preto e Amarelo

Quando falamos em abelha é difícil não pensar diretamente em seres listrados de amarelo e preto, não é mesmo? Pois essa é a abelha europeia ou melífera, como o nome indica sua principal função é produzir mel. Contudo, ela também é bastante útil para a agricultura uma vez que é a principal polinizadora de abóboras e outros vegetais.

Abelha Sem Ferrão

Abelha Sem Ferrão

Abelha Sem Ferrão

Devemos ressaltar que existem muitas abelhas que não possuem ferrão sendo as principais:

– Jataí (que gosta de flores ornamentais);

– Irapuã (famosa por incrementar a produção de mel);

– Mirim (ajudante das produções de morangos, ela contribui para reduzir o risco de deformidades genéticas realizando a polinização cruzada entre as plantas sem permitir a consanguinidade).

Abelha Mamangava

Abelha Mamangava

Abelha Mamangava

Abelhas mamangavas não são utilizadas para a produção de mel, são indispensáveis para o cultivo de maracujás. Dificilmente essa fruta consegue se desenvolver quando não há a polinização dessa abelha. Aliás, uma curiosidade é que essa abelha não reconhece as variedades transgênicas de maracujá, ela simplesmente não poliniza.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Fotos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *