Cerca Viva

As pessoas nem sempre optam pelo muro na hora de realizar fechamento das suas casas ou jardins. Até por que as cerca vivas são bem mais bonitas. Várias delas crescem bem rápido, são fáceis de serem podadas e a sua manutenção é bem mais tranquila de se fazer.

Separamos abaixo algumas espécies de cerca viva para te inspirar. Confira:

  • Primavera-arbustiva: essa espécie é cultivada, na maioria das vezes, como uma trepadeira nas cercas, pode ser plantada sobre o sol pleno sem problemas. Ela conta com uma inflorescência comum que acontece entre as estações outono e inverno. Possui folhas pequenas e tem poucos espinhos. Isso possibilita que ela seja usada sem a necessidade de podas.

    Primavera-Arbustiva

    Primavera-Arbustiva

  • Tumbérgia-arbustiva: essa espécie pode ser cultivada tanto em meia sombra quanto no sol pleno e não requer muitos cuidados. Elas são plantadas em grupo. Os beija-flores são atraídos pelas flores na cor lilás nascem no inverno. Essa espécie pode crescer até 2,50m de altura. Fácil de ser podada.

    Tumbérgia-Arbustiva

    Tumbérgia-Arbustiva

  • Camélia: essa espécie é, geralmente, vista como uma árvore. No entanto, ela pode sim ser usada como um arbusto, servindo como uma cerca viva. Ela pode chegar a 6m de altura e floresce entre outono e inverno. Ela permite podas de contenção, mas cresce livremente, se permitido. As flores vermelhas são mais sensíveis à altas temperaturas do que as flores brancas. Sendo assim, a melhor opção é cultivar essa espécie em regiões onde o clima é temperado.

    Camélia

    Camélia

  • Murta: quando bem podada, ela forma uma espécie de parede viva, que protege a área e aumenta a privacidade. Pode chegar a até 5m de altura.

    Murta

    Murta

  • Amor-agarradinho: funciona como uma trepadeira. Se estiver apoiada, ela serve como uma cerca-viva. As suas folhas possuem o formato de coração. De crescimento mais moderado, ela tem um visual bem ramificado.

    Amor-Agarradinho

    Amor-Agarradinho

  • Laurotino: essa espécie pode chegar a 3m de altura se for cultivada isolada. Se cultivada em conjunto, o seu crescimento será mais comedido. Aceita melhor as podas menos vigoras, apenas de contenção e de limpeza. As regiões de clima ameno são as melhores. E gosta de sol pleno.

    Laurotino

    Laurotino

  • Buxinho: muitas pessoas não sabem, mas o buxinho também pode ser usado como uma cerca viva. Deve ser bem podado. Cresce lentamente, mas pode chegar a até 5m de altura.

    Buxinho

    Buxinho

  • Azaléia: é uma planta bem florida, e suas flores podem ser muitas cores, como roxas, vermelhas, rosas e brancas. Também desenvolve bem a função de cerca-viva. Normalmente, floresce entre o outono e inverno. Pode crescer de 1 a 2 metros de altura. Porém, lentamente.

    Azaléia

    Azaléia

  • Viburno: é um arbusto que apresenta um bom fechamento. A suas flores brancas surgem em forma de cachos, bem perfumadas e pequenas. E nascem, geralmente, entre o outono e inverno. Mesmo sem o muro, é capaz de formar maciços que desenvolvem bem a função.

    Viburno

    Viburno

  • Sansão do campo: esse arbusto é usado com frequência para cercar fazendas e sítios, pois tem espinhos e apresenta um crescimento bem vigoroso. Além do mais, pode chegar a 3m de altura. Ele oferece um bom fechamento e elimina a necessidade de muros e de cercas. Aceita bem as podas e oferece flores não tão significantes.

    Sansão do Campo

    Sansão do Campo

  • Podocarpos: essa espécie aceita bem as podas de contenção, não atrapalha a visão e ainda pode ser plantada em espaços menores.
    Podocarpos

    Podocarpos

    Normalmente, são plantados em grupos e, ainda assim, não fecham completamente o local. O cultivo favorável deve ser sob o sol pleno ou meia-sombra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Fotos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de saber o nome da planta mostrada como foto nº 3 usada para cerca viva.

    Sem mais.

    Espero o retorno!

    José Smokovicz 29 de outubro de 2011 13:52 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *