Uma das sete maravilhas do mundo antigo foram os Jardins Suspensos da Babilônia. Pode-se dizer que é uma das maravilhas divulgadas que se sabe muito pouco a respeito. Há uma grande curiosidade em relação as suas possíveis formas e dimensões, mas não existe nenhuma descrição detalhada ou vestígio arqueológico.
Em relação aos Jardins Suspensos da Babilônia foi encontrado apenas um poço bastante incomum que imagina-se que deve ter sido utilizado para bombear água.
Os jardins foram construídos por Nabucodonossor e alguns historiadores da antiguidade garantem que ele construiu os jardins para a sua esposa, que veio da Média, porque ela tinha um forte sentimento pelos arredores montanhosos de sua terra natal.
A rainha achava a cidade da Babilônia plena e também muito depressiva e por essa razão, o rei criou o jardim com terraços, para tentar reconstruir o terreno de sua terra natal que era verde e montanhoso.
Os jardins sempre impressionam devido sua beleza natural que encanta e traz paz e uma sensação de bem estar interior. Diversos são os jardins exuberantes que encantam e nos impactam nos dias de hoje, mas um que é muito falado, mas até hoje não se sabe exatamente como esse jardim era é o jardim suspenso da Babilônia.
Esse jardim é considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo, mas é uma relatada que menos se sabe. Os estudiosos realizam várias suposições de como era esse templo, como era disposto o jardim, seu formato e flores que o compunham, mas não há vestígios que comprovem as diversas suposições estabelecidas, exceto de um poço que possivelmente era utilizado para bombear água.
Construção Jardim Suspenso
Acredita-se que o jardim suspenso da babilônia foi construído a mando de um rei do séc VI antes de Cristo, o rei Nabucodonosor. Esse foi um dos seus grandes feitos enquanto reinou na Mesopotâmia. O jardim possuía seis terraços construídos como se fossem largas escadas com cerca de 12º metros quadrados e que eram apoiados sob grandes colunas. Assim como a maioria das construções antigas de diversos reinados, acredita que o jardim suspenso era um templo extraordinário.
Há vários desenhos que cogitam como esse jardim era organizado, alguns mostram jardins com diversas árvores frutíferas, imagens e esculturas para enfeite e cascatas enriquecendo o visual do famoso jardim. Acredita que esse jardim dava acesso ao palácio destinado ao rei Nabucodonosor.
Motivo Da Construção Do Jardim
Acredita que esse jardim tenha sido muito grande e impressionante e o rei mandou construir para agradar a sua esposa preferida. Fala-se que a esposa preferida era Amatis, e ela vinha do campo para poder viver na companhia do rei, mas vivia sentindo saudades da vida que levava em meio ao campo e florestas que havia em sua terra. Para sanar parte da saudade de sua amada esposa que o rei Nabucodonosor manda construir o jardim que se tornou uma das sete maravilhas antigas não conhecida.
Motivo da Crença Da Existência Do Jardim Suspenso da Babilônia
Apesar de não ter encontrado estruturas arqueológicas que comprovem a existência do jardim os estudiosos assumem ter existido o formoso jardim suspenso devido a escrituras antigas. Diversos textos antigos datados de antes de Cristo relatam e descrevem algum formato desse templo. Um dos que citam são: Beroso, Josefo (que é quem fala que a construção foi pelo rei Nabucodonosor), Diodoro Sícula, dentre outros.
O último escritor citado acima conta que o jardim era vasto que deveria ser inclinado como uma colina e a sua estrutura era vasta. O escritor conta que o jardim era ascendente e por isso abaixo dele devia haver estruturas para suportar e sustentar o jardim que foi plantado. As paredes do local eram bem espessas.
Até hoje vemos controvérsia entre os estudiosos acerca da existência ou não do jardim suspenso, devido a falta de provas de que existiu mesmo esse templo. Apesar da falta de provas alguns continuam a acreditar na existência desse que se encontra hoje abaixo do rio Eufrates.