Por Que Fazer Um Jardim Interno?
Os jardins internos são destinados àquelas casas que não possuem uma área externa específica para isso ou então para apartamentos sem uma sacada ou varanda. Essa moda veio logo quando as casas começaram a se verticalizar, com a construção cada vez mais intensa de prédios, em detrimento de casas com áreas externas próprias para a manutenção de um jardim típico.
Sendo assim, cada vez mais projetos são firmados acerca dessa ideia, além de nos dias de hoje já existirem, inclusive, alguns cursos destinados à construção de um jardim interno, o que começou, na realidade, dentro do curso de design de interiores. Isso nos faz pensar que a natureza pode, sim, ser inserida no dia-a-dia contemporâneo, mesmo que não seja de uma maneira tão natural quanto seria para o desenvolvimento de um jardim em ambiente externo.
De uma maneira geral, a ideia de um jardim interno se iniciou com a estação do inverno, em que algumas plantas não são capazes de aguentar as adversidades trazidas por essa estação do ano, o que fez com que as pessoas tivessem a ideia de criar um jardim especificamente para proteger algumas plantas do frio. É por isso que o jardim interno é muito mais conhecido pelas pessoas como jardim de inverno, embora essas duas expressões signifiquem exatamente a mesma coisa, conceitualmente falando, de acordo com os especialistas de arquitetura e de design de interiores.
No Que Consiste Um Jardim Interno?
De acordo com o óbvio, um jardim consiste na existência de um ambiente de seres vivos, sendo eles a fauna e a flora, importados para aquele ambiente ou não. De acordo com essa descrição, é de suma importância levar em consideração os aspectos necessários para a criação desse jardim, visto que, no caso da adição ou retirada de quantos forem os elementos daquele ambiente, pode afetar outros indivíduos daquele local, sejam eles animais ou plantas.
Sendo assim, a primeira coisa a se pensar sobre a criação de um jardim interno, ou de inverno, é o local. O local não implica somente nas questões de design da casa, mas, sobretudo, as relações possíveis do ambiente com as plantas, principalmente, que são as participantes principais de um jardim. É claro que, além disso é importante sempre verificar a funcionalidade do local, o que inclui a sua relação com os demais cômodos da casa, por exemplo, fora as questões relacionadas à gosto pessoal e às inspirações de cada um.
Sendo assim, a combinação do ambiente a ser montado, bem como dos elementos que serão introduzidos com aqueles elementos que já existem previamente naquele local, também é importante para a harmonização do ambiente. O interessante no que diz respeito à montagem de um jardim de inverno é o fato de você ter a capacidade de misturar artefatos e até mesmo móveis junto ao jardim, como colocar uma poltrona confortável no lugar do que seria uma cadeira de jardim, por exemplo.
Um outro ponto que é um pouco óbvio, mas que é sempre bom lembrar é o fato de um jardim de inverno ser adequado para plantas de pequeno porte. Logo, desde o começo do projeto, deve-se focar e ter em mente as plantas pequenas que deverão ser adquiridas para a montagem do jardim.
Tenho um espaço em baixo da minha escada e gostaria de fazer um jardim de inverno, qual o tipó de terra que e colacado neste tipo de jardim.
Obrigada
Patricia.
Tenho um espaço em baixo da minha escada e gostaria de fazer um jardim de inverno,artificial com aquário uma fonte e uma luminária gostaria de ideas.
obrigada
lucia Helena