Ter um jardim em casa é um sonho de muitas pessoas, e quando este se concretiza, nada melhor do que estar cultivando e absorvendo todos os benefícios que ter um espaço verde em casa pode proporcionar a quem ali vive. Abrigos de jardins são bastante comuns, e estes podem variar grandemente, de acordo com o estilo da casa e do objetivo de sua utilidade. Existem no mercado muitas alternativas pré-fabricadas de abrigos para jardins, que possuem funções diversas, como depósito de utensílios e equipamentos pesados, pequeno galpão de ateliê, garagem, e outros como local de convivência em comum, como salas de jantar, local com bancos confortáveis, e outros que em suas instalações possuem uma cozinha tipo gourmet. Enfim, há uma gama de tipos de abrigos para jardim, basta saber qual melhor se adéqua as suas necessidades e definir o projeto.
E a fim de otimizar e aproveitar ao máximo a sua área externa, soluções para alcançar tais objetivos são cada vez mais procurados. De acordo com estudos realizados, há indicadores que as pessoas costumam passar mais tempo nas áreas externas ( quando as tem) a fim de relaxar ou mesmo fazer jardinagem, e nada melhor do que um cantinho bem organizado e chamativo. É um modo de sair da rotina estressante do trabalho e problemas rotineiros para buscar a calmaria.
Escolher Seu Abrigo de Jardim
Como já citado anteriormente, abrigos de jardins, no mercado atual se expandiu para atender a uma gama de demanda que ali havia, seu intuito primordial é proporcionar um contato mais direto com as plantas e com a natureza. Mas como planejar o abrigo perfeito ao seu espaço? Antes de tudo é preciso pensar qual a função que este espaço terá, se o objetivo é para organizar equipamento e local próprio para trabalhar com plantas, ou se objetiva mais um local sociável, de levar familiares e amigos.
Definido sua utilidade principal, onde será construído o abrigo, seu posicionamento, se recebe luz solar direto, é um local que recebe grande massa de ventos, será próximo a árvores e sombras. Listado estes pontos, agora escolha algum estilo que irá combinar e ser mais uma continuidade da casa, um complemento e pense nas necessidades que você terá, se será necessária pia, encanamento, armários.
Pense com praticidade, e tente colocar a sua rotina ao abrigo de jardim, será usado em todas as estações do ano, se sim, em algum período esta demanda algum item específico como lareira, ou climatizador para períodos de frio? E para os períodos de chuva, defina bem o fluxo e circulação já que em estações de tempestades muita lama e possas costumam se formar. Atente-se também para o escoamento da água.
Hoje no mercado existem variados modelos paisagísticos que englobam elementos que integram e dinamizam o espaço externo, como conciliar bancos, assentos, lareiras, cozinhas gourmet, ou mesmo um espaço mais direcionado a integrar pessoas no calor de uma lareira e todos ali juntos. De acordo com o local e variáveis externas como luz solar incidente e nível de vento, um profissional da área pode planejar e executar projetos personalizados com materiais mais específicos que irá saciar a demanda local, e deixar seu local de relaxamento mais bonito e harmônico para você e sua família.