Para quem gosta de ter um jardim sempre bonito com plantas, gramado perfeito, e que ele lhe proporcione algumas horas de lazer, nada melhor do que planejar o jardim da forma ideal para que ele esteja sempre bonito. A idéia da grama verde, flores coloridas traz uma sensação de conforto e satisfação. Mas que a terra dê bons resultados é preciso pelo menos um mínimo de planejamento e cuidados.
Pesquise o Que For Plantar
Faça uma lista das flores e plantas que mais gosta e estude um pouco sobre elas, determine mais ou menos o local em que ficariam para que a combinação entre elas fique harmoniosa, depois de que escolher o local, pesquise também onde irá comprar as mudas, ou sementes.
Plantas úteis – Quando for escolher o que plantar em seu jardim, lembre-se que algumas plantas são repelentes naturais de insetos e vermes, sendo assim elas podem prevenir ataques nelas mesmos e nas plantas vizinhas. Devido essas propriedades inseticidas, muitas pessoas as usam plantadas ao redor do canteiro que forma o jardim, dessa forma elas protegem a plantação. As espécies são: Mamona, Urtiga, Alfazema, Manjericão, Arruda, Sálvia e Citronela.
Algumas plantas também funcionam como bio-estimulantes, que é o caso das cebolas, por exemplo, quando são plantadas próximas de roseiras, elas contribuem para que as rosas desabrochem com um perfume mais forte, e mais acentuado.
Em todo planejamento para jardim, paisagismo ou arquitetura, é fundamental criar uma harmonia entre a casa e o jardim. Nesse caso, uma avaliação deve ser feita da área onde será feito o jardim, juntamente com a planta da casa, dessa forma você avalia melhor o espaço disponível para fazer o jardim, percebe quais são os melhores pontos com relação a sol e vento e deixa a casa bem mais integrada com o jardim.
O Projeto
De início, o projeto deve começar de maneira simples e algumas coisas devem ser levadas em consideração, fazer um desenho sempre facilita a visualizar o ambiente que pretende criar, é uma forma de localizar as plantas, as espécies, as cores, etc. que pretende usar no jardim.
Misturar tamanhos, cores e espécies deixa o jardim bem bonito também, mas não se deve esquecer que as plantas altas fazem sombras nas menores, o que prejudica o desenvolvimento delas.
Deixe sempre espaço para fazer trilhas para as pessoas passarem, assim elas não pisarão na grama nem no canteiro das flores. O mais usado para fazer esses caminhos são pedras brita ou outros tipos de pedras decorativas de várias cores. Escolha a que for de seu agrado.
As necessidades das plantas devem ser levadas em consideração, como o tamanho das raízes, quantidade de água, luminosidade, temperatura, ventilação e adubação. A hora de adubar é muito importante, é sempre bom estar atento as especificações do fabricante e usar somente a dose correta, pois excesso de adubo também prejudica o desenvolvimento da planta.
Cores
No paisagismo existem algumas teorias em relação ao significado das cores, por exemplo: O amarelo é luminoso e vibrante, o verde transmite calma, o violeta transmite lucidez e nostalgia, o azul é tranqüilo e repousante, passa a sensação de mistério e de infinito, enquanto que o rosa-choque é alegre, vibrante e descontraído, o vermelho excita e é agressivo é a cor que mais chama a atenção, e o branco clareia todo ao redor e transmite suavidade e paz.
As floríferas devem ser planejadas de forma que o período de florescimento de cada plantas ocorrem simultaneamente, assim o efeito das cores acontece de uma só vez.
Dicas
Planeje no inverno – comece a planejar o seu jardim no inverno, dessa forma quando a primavera chegar já estará tudo pronto.
Finalize o plantio até o começo da primavera – é a melhor época para começar o desenvolvimento das plantas, é quando começa as melhores condições para a germinação.
Manutenção – Planeje uma manutenção semanal também, assim você evita preocupações e danos maiores. Previne proliferação de ervas daninhas e a situação fuja de controle.
Registre as informações – datas de adubação, limpeza, rega e poda devem ser anotados para manter uma regularidade nessas tarefas.
Cuidado com as ferramentas – o uso dos instrumentos de aço que são usados para dar manutenção no jardim deve estar sempre novo, já que o atrito com a terra pode enferrujar ou oxidar as ferramentas e deixá-las velhas e sem corte, e isso danifica depois o próprio manejo com as plantas.
- É importante proteger as plantas da umidade e do calor excessivo do sol. E tudo que for de madeira deve estar envernizado ou pintado com tinta óleo para evitar que apodreça.
- Atualize-se com tudo que for moderno em relação a ferramentas, e nunca use ferramentas velhas, antigas ou enferrujadas, pois dão mais trabalho e ainda atrapalham. Fique por dentro das feiras de jardinagens para se manter informado e atualizado sobre novidades do ramo de jardinagem e paisagismo.
- Mantenha seus instrumentos sempre organizados, para encontrá-los sempre que precisar.
- Reserve parte do seu orçamento para adquirir novos equipamentos, como cortadores de grama e pulverizadores automáticos, ou contratar profissionais para executar alguns serviços.
Vá a uma floricultura que seja conceituada e escolha alguns arranjos de flores e plantas que mais gosta para compor o seu jardim. De acordo com o especo disponível que você tiver, escolha a quantidade de arranjos.
Esteja atento ao clima da sua casa, onde haja muita incidência de sol, prefira plantar árvores e plantas com folhas grandes que filtrem o sol e amenizam a temperatura. Agora é onde você mora é frio, escolha plantas que não percam as folhas no inverno.
A área social da casa deve estar sempre bem ventilada e com sombra, para que local fique mais agradável. Escolha no seu projeto o que vai ter na sua área de lazer, como churrasqueira, piscina, áreas para refeição ou descanso e planeje um ambiente que fique bem visto dessa área.
E para finalizar escolha objetos e elementos arquitetônicos e paisagísticos que irão fazer parte do seu jardim. Como isso implicará em custos e manutenção, esteja ciente de tudo que comprar e montar no seu jardim, para que tudo fique pronto em pouco tempo e não dê tanto trabalho para manutenção.