Caminhos do Jardim

A primavera está chegando, e com ela vem toda a beleza de um jardim. Por isso, todos se sentem motivados a deixar seu cantinho de natureza ainda mais ajeitado e pronto para receber seus ilustres visitantes, como abelhas, borboletas e ainda outros tipos de insetos bem fofos, como a joaninha.

Mas para deixar o jardim bonito é preciso que se tenha um cuidado maior com as plantas e flores, fazendo a poda de acordo com a espécie e ainda adubando o canteiro conforme a determinação que vem na embalagem. Isso, sem esquecer de mencionar as regas regulares que não podem ser demais e nem de menos. Ter um jardim em casa é quase como ter uma criança, que precisa de atenção e cuidados constantes, senão adoece.

Então, para ajudar a todos que pretendem deixar seu jardim a cada dia mais e mais lindo, vamos deixar aqui algumas dicas bastante interessantes sobre como fazer Caminhos no Jardim, e deixá-lo ainda mais charmoso e elegante.

Aprenda a Fazer Caminhos no Jardim

Os caminhos feitos com pedra acabam sendo um prático e criativo acréscimo para qualquer forma de jardim. Eles não atuam somente no embelezamento do jardim, como ainda servem aos moradores  e ainda às visitas para que as mesmas não necessitem passar pela lama ou sujeira.

É possível se adquirir caminhos de madeira ou de pedra em lojas de jardinagem, ou ainda é possível se fazer em casa seu próprio caminho usando simples recursos.

Projetando o Caminho

Um caminho no jardim tem como principal função fazer a ligação entre a entrada e a saída da residência, e ainda levar as pessoas de um ponto ao outro dos lugares. Além disso, o caminho ainda é responsável por auxiliar na manutenção do jardim, assim as pessoas não ficam pisando a grama e nem as flores, passando apenas por aquela área que está delimitada. Veja a toda a extensão do jardim quando pensar em projetar o caminho, tendo o cuidado para gerar uma paisagem que lhe seja agradável. O gosto de cada um é parte determinante do projeto para a criação de um caminho de jardim.

Material Usado

  • Fita Métrica
  • Corda

a) A primeira coisa a se fazer é traçar o caminho que percorrerá o jardim. Para isso utilize a corda para delimitar o caminho que deverá ser montado. Ponha a corda da saída do jardim até a entrada do mesmo. A corda precisa estar postada em linha reta para mostrar a direção completa do caminho antes de optar por impor áreas com sinuosidade. A partir do uso da corda, amplie-a para buscar outros pontos importantes no jardim, como um galpão de ferramentas, um local de descanso ou uma árvore, por exemplo.

b) Também procure determinar a largura que o caminho terá no jardim. Veja se o caminho traçado será para somente uma pessoa ou mais de uma, assim, caminharão uma ao lado da outra. Não se esqueça de pensar no espaço necessário para que se desenvolvam os canteiros de flores ou se as mesmas serão plantas ao longo do caminho. Não esqueça de deixar o caminho com largura o suficiente para que um carrinho de mão passe por ele, além de cortadores de grama e demais ferramentas usadas na manutenção do jardim. O ideal é que o caminho tenha aproximadamente 03 metros de largura.

c) Agora, trace de novo o tamanho do caminho. Então, utilize dois comprimentos de corda que fiquem longe um do outro, veja a medida da largura para que seja igual àquela escolhida anteriormente. Procure larguras diversas, caso seja preciso, até encontrar aquela que seja melhor para seu jardim e sua casa.

d) Faça um teste para saber se prefere o caminho em linha reta ou sinuosa. Movimente a corda para gerar pequenas ondas ou curvas grandes. Caso goste do que vê, deixe a corda naquela posição. Se não achar legal, volte a corda na posição inicial.

e) Faça um levantamento e veja o quanto pretende gastar com o caminho. Pensar num valor xis ajudará no momento de optar pelo material a ser usado no caminho do jardim.

f) Opte pelos materiais a serem usados no caminho. Um dos mais baratos é o que usa troncos de árvores, flores ao longo das laterais, pedras e ainda somente terra, cavacos e cobertura morta. Além disso, o mesmo pode ser feito a partir do uso de tijolos, pedras planas, cimento, madeira ou cascalho. Veja qual dos materiais combinam melhor com seu jardim e ainda aquele que não ultrapasse sua cota de gastos.

Fazendo o Caminho

Material Usado

  • Argamassa
  • Prato de Plástico
  • Balde
  • Mexedores

Passo a Passo

  1. Coloque duas e meia xícaras de água diretamente no balde que irá usar e misture com 2,3 kg da argamassa usando um mexedor apropriado. Assim que a mistura estiver completamente homogênea, junte mais 2,3 kg de argamassa até que se consiga uma consistência grossa, parecida com a de uma massa de bolo. Caso a mistura tenha ficado seca demais, junte água aos poucos. Mas, se a massa estiver úmida demais, junte mais argamassa, metade da xícara por vez.
  2. Ponha o prato numa superfície plana, preferencialmente em cima de jornais velhos para que absorvam o excesso da argamassa que sobrar ali.
  3. Complete o prato com a mistura até atingir a metade e dê algumas batidinhas até acabar com as bolhas. Ponha o restante da argamassa até sobre apenas 1/3 para chegar ao final. Espere aproximadamente dez minutos e junte o cascalho para cobrir toda a superfície das pedras. Dê leves balançadinhas no prato para que ocorra a acomodação da argamassa envolta das pedras.
  4. Outra dica legal para a decoração do caminho é deixar que seus filhos coloquem a marca das mãos na argamassa enquanto a mesma ainda está fresca. Para isso, basta aguardar uns 30 minutos depois de colocar a argamassa no prato e pedir para que a criança coloque suas mãozinhas bem no centro, pressionando com um pouco de força. Será uma lembrança linda para você e para eles.
  5. Aguarde até que a argamassa seque, o que pode vir a demorar aproximadamente dois dias. Para retirá-la do prato, ponha-o virado de cabeça para baixo em cima de uma toalha dê leve batidas no fundo, até que a pedra que a lajota que se formou se solte. Assim que as pedras estejam prontas, é só colocá-las no local certo.

Paisagismo Residêncial

Um jardim é sempre um lugar muito agradável de estar, poder caminhar entre as plantas é sempre muito bom, mas deve-se ter cuidado para que ao pisar não destrua ou cause nenhum dano às plantas. Para que você possa caminhar tranquilamente, existem os caminhos de jardim, que são um tipo de passarela entre as plantas.

Você pode fazer caminhos no seu jardim com pedras, madeiras, bloquetes, etc. Na hora de escolher o material para fazer uma trilha no jardim, é necessário procurar algo que não seja escorregadio, para não causar nenhum acidente. E além de deixar seu jardim com um clima aconchegante, ainda irá facilitar na hora de realizar a manutenção das plantas.

Existem paisagistas que podem fazer o caminho no seu jardim, mas quem quiser economizar pode fazer sozinho, basta usar o bom senso na hora de escolher o material e organizá-los de forma que fique em plena harmonia com o restante do jardim.

Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *