Como Fazer Um Jardim Zen: Dicas Para Se Inspirar

O jardim Zen no modo como o conhecemos possui origens no século dezoito, contudo os princípios do Oriente permaneceram intactos até o momento presente. Montar um ambiente zen seja aonde for, o qual se tem o objetivo de ser agradável e calmo, é uma vivência de paz e harmonia com a natureza que se repete ao longo dos momentos de manutenção desse ambiente.

A função mais importante de um espaço zen, ou pode se chamar também de jardim seco, é ser um ambiente para meditar e contemplar pensamentos positivos. Um ótimo ponto a favor desse tipo de jardim é o fato de que um espaço pequeno já é o suficiente para montar um jardim zen, podendo ele ser interno ou externo a edificação, pois o que vai definir esse tipo de jardim são os elementos que o compõem. Quando for montar um espaço zen tenha em mente três características fundamentais: a fluidez, o ambiente e a simplicidade.

Jardim Zen

Jardim Zen

Para começar a montar o seu jardim zen defina aonde ele será montado e quais são as delimitações do jardim, levando em conta o tamanho do ambiente que você tem a seu dispor e qual será o tempo que você poderá se dedicar para os cuidados do jardim. Vale utilizar uma parte dos fundos da área da casa ou até mesmo começar por um cantinho na sua escrivaninha ou na mesa do trabalho. É importante reforçar que o jardim zen é um espaço de paz e meditação, ou seja, avalie bem o local se houver crianças e animais de estimação por perto.

A maior parte das partes que compõem um jardim zen bem decorado pode se encontrar em floriculturas das mais simples às mais especializada, obviamente, e,também, em lojas de ferragens e de bricolagem. Confira uma lista com sugestões de como começar a montar um belo jardim zen:

  • • Tabuas de madeira ou uma superfície de madeira não muito pequena;
  • • Martelo e pregos ou cola especifica para madeira;
  • • Luvas;
  • • Produto que combata pragas e ervas daninha;
  • • Almofadas ou pufes;
  • • Ancinho;
  • • Rochas, pedras, areia e outros elementos decorativos em tons que variam do branco ao creme.
  • • Luminárias;
  • • Muita calma e disposição.

Utilize a madeira para delimitar onde ficará a areia e as pedrinhas do seu jardim. Se preferir, faça um caminho de madeira elevado e cubra o espaço com areia e pedrinha por debaixo da madeira e, para meditar, coloque almofadas ou pufes ao final do caminho de madeira. O ideal é cobrir o espaço definido com areia numa altura de dez centímetros pelo menos. Depois de definido o espaço da areia, as madeiras ficarão mais bonitas e duráveis se receberem uma camada de verniz incolor ou com alguma cor que estaja em harmonia visual com o ambiente.

Caso a sua pretensão seja ter um jardim zen em miniatura, saiba que você pode encontrar em lojas especializadas recipientes próprios ou fazer você mesmo um recipientes para colocar os elementos do seu jardim. A dica é forrar o recipiente com uma lamina de plástico para impedir que a areia vaze.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Coloque a areia por todo o recipiente delimitado e, utilizando o ancinho, espalhe de modo a ter igual quantidade de areia pela área definida. Caso prefira, coloque gravilha junto a areia, a fim de dar uma maior sustentação a essa área. Todo e qualquer elemento que você colocar no jardim zen terá um significado próprio. No caso a areia irá representar as águas de um rio, trazendo paz e tranqüilidade para aquele ambiente.

As pedrinhas e as rochas do seu jardim vão simbolizar a referencia de sustentação e apoio que a natureza nos dá. Junto às pedras, de variadas texturas, cores e dimensões, pode se escolher pedras que contenham musgos e trepadeiras ao redor de si. Outra dica é colocar um bonsai próximo as pedras, ou estatuas, luminárias e fontes artificiais de água. O ancinho é um elemento que, se for do seu gosto, pode servir como parte decorativa do ambiente. O que importa é ter um ambiente agradável, ou seja, sem poluição visual. Portanto um espaço minimalista vai lhe proporcionar essa sensação.

Para dar a impressão de maior fluidez ao jardim, a dica é submergir na areia as pedrinhas e as rochas que você escolheu para o seu jardim. Outro ponto é colocá-las ao redor do recipiente da areia e não ao centro dele. Existe uma superstição nesse tipo de jardim, o número de pedras deve ser ímpar para trazer mais sorte a quem freqüentá-lo. Para os budistas cada pedra tem um melhor ângulo que quando as admiramos nos dão a sensação de felicidade, por isso avalie bem qual á a melhor face das pedras que você escolheu para o jardim. Pela tradição dos jardins zen, deve se montar cinco grupos de três pedras pelo ambiente do jardim. Teste essas dicas no seu jardim e confira qual é a disposição dos elementos que aparente a sensação visual de simplicidade.

Montar um jogo de luz e sobras no seu jardim também faz parte da decoração. Caso você coloque luminárias nele, terá a vantagem de poder aproveitá-lo também durante a noite. Uma alternativa às luzes originadas da eletricidade são as velas, que dão um charme a mais ao jardim.

O ancinho pode ser utilizado ainda para decorar as formas de disposição da superfície da areia. Você pode pentear a areia com o ancinho, dando forma à linhas retas, circulares, desenhos formando ondas, ou o que quer que a sua imaginação deseje. A proposta dessa dica é variar e reforçar uma determinada sensação que você queira no seu jardim zen, ou seja, esse é um elemento em constante mutação no seu jardim.

Depois de montado, basta relaxar e aproveitar a paz do seu jardim zen. Lembre se, sempre, de fazer uma manutenção adequada no seu jardim. A tarefa de manutenção é, ainda, outra atividade de relaxamento do corpo e da mente. Aproveite para praticar exercícios de alongamento, de ioga ou a leitura de um livro. Esqueça a noção do tempo e entre em harmonia com o seu corpo. Bom proveito!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *